Cônsules da Costa Rica, República Dominicana e Albânia visitam a Ocepar
Os cônsules honorários da Costa Rica, Sergio Levy, e da República Dominicana e Albânia, Thomas Amaral Neves, visitaram, na tarde desta quinta-feira (22/08), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Acompanharam a visita, representantes do Instituto Nacional de Fomento Cooperativo da Costa Rica (Infocoop).
O grupo reuniu-se com o superintendente adjunto Nelson Costa e o analista técnico e econômico Gilson Martins. Os cônsules conversaram também com o presidente João Paulo Koslovski. Os visitantes querem ampliar o intercâmbio com as cooperativas do Paraná e fomentar novos negócios entre os países.
“Já temos uma relação muito positiva com o cooperativismo do Paraná, mas queremos avançar nessa interação, gerando bons negócios e também compartilhando experiências”, afirmou Sergio Levy. Desde 2012, o Sistema Ocepar possui um acordo de intercâmbio com o Infocoop. “Temos a indicação das áreas com maiores possibilidades de sinergia entre as cooperativas, em especial nos ramos saúde, crédito e transportes. Vamos estender a parceria com o Paraná”, disse a gerente do Infocoop, Jorlene Fernández Jiménez.
Aproximação – Para o cônsul da República Dominicana e Albânia, Thomas A. Amaral Neves, ambos países têm interesse em aprofundar parcerias com as cooperativas do Paraná e do Brasil. “A República Dominicana está no centro do Caribe, voltada para o comércio internacional, com boa infraestrutura e estabilidade econômica e política. Por sua vez, a Albânia é um excelente portão de entrada para o leste europeu, está próxima à Itália e Croácia, vizinha da Grécia e Sérvia, também com estável política e economicamente. Os dois países querem estreitar seus laços com o Brasil e ampliar os negócios. Possivelmente, missões comerciais serão organizadas para visitar o Brasil e o Paraná”, afirmou. (Informativo OCEPAR)