Catarinenses defendem código florestal em Brasília
A terça-feira, 05 de abril, foi diferente em Brasília. Missa campal, carreteiro gaúcho servido em frente a Esplanada dos Ministérios e mais de 400 ônibus de todas as regiões do País. Foi assim que iniciou o ato pela aprovação do novo Código Florestal brasileiro, que reuniu mais de 24 mil produtores de todos os Estados. De Santa Catarina, uma centena de produtores e líderes rurais catarinenses, sob coordenação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), participaram da mobilização.
O principal motivo do grande encontro dos produtores é pressionar os parlamentares para que votem o Projeto de Lei que atualiza o Código Florestal brasileiro, criado em 1965. Se as alterações forem aprovadas, está garantida a consolidação das atuais áreas de produção agropecuária com preservação ambiental.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que a união dos produtores de todo o Brasil nunca foi tão importante. “Devemos mostrar aos parlamentares e para toda a sociedade a necessidade da urgência da modernização do Código Florestal brasileiro, pois quando foi criado era uma realidade diferente. Agora, o Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo e a legislação precisa ser transformada”, acrescentou.