cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Na Índia, técnicos e jornalistas visitam cooperativas e agricultores

"

A equipe da Expedição Safra, formada por jornalistas e técnicos, desembarcou semana passada na Índia, onde passará duas semanas conhecendo o sistema de produção de grãos, a logística e o potencial de consumo do país de 1,2 bilhão de habitantes.

O roteiro integra a última viagem do projeto no ciclo 2012/13, que percorre todos os anos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Paraguai. De acordo com o analista técnico e econômico do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, que participa da viagem à Índia, as visitas estão sendo proveitosas, com muitas discussões sobre a realidade indiana.

“Estamos tentando entender um pouco sobre esse país, formado por imensos contrastes de pobreza e riqueza e, principalmente, de respeito e não violência diante do caos do trânsito e da situação de miséria da maioria da população”, conta Mafioletti.

Visitas – Ainda segundo ele, a Expedição Safra esteve na Bardoli, uma cooperativa de produção de açúcar, fundada em 1956, nove anos após a libertação da Índia do domínio dos ingleses. “Desde o início, tem 5.600 cooperados e processa atualmente 850 toneladas por dia. Ao todo são 25 mil hectares de área plantada. Em média, cada cooperado cultiva 4 hectares de cana de açúcar, com produtividade média de 70 toneladas por hectare”, informa ele. “Nessa semana, vamos visitar uma cooperativa de leite que possui 5 milhões de cooperados”, acrescenta.

Porto – A equipe esteve ainda no maior porto da Índia, em Mumbai, que movimenta 4,5 milhões de contêineres por ano. “Para efeito de comparação, os portos brasileiros movimentam 3,1 milhão de contêineres em Santos, 1,1 milhão em Itajaí e 750 mil em Paranaguá”, afirma Mafioletti. .

Dia de campo – Neste domingo, os jornalistas e técnicos estiveram em Indore, no estado Madashya Pradesh. Eles participaram de um dia de campo com 150 produtores de soja, onde houve troca de experiências e os produtores demonstram muita curiosidade sobre a produção no Brasil. Depois, a equipe foi à propriedade do maior produtor da Índia, que possui 27 hectares.

“Ele equivale, no Brasil ao Erai Maggi, que planta 300 mil hectares de soja. A diferença entre as duas realidade é grande, mas a visita foi muito positiva. Lá, nós também conhecemos a produção de milho, mamão e limão. Em média, os produtores na Índia possuem 2 hectares e alcançam produtividade média de 1,5 t/ha nos 10 milhões hectares cultivados no país”, ressalta o analista da Ocepar.

“A experiência está sendo fantástica”, afirma ainda. Nessa semana, a Expedição Safra irá conhecer instituições de pesquisa e uma associação de processamento de soja, também em Indore. Em Nova Deli, o grupo visita a Embaixada do Brasil.

Opinião – O jornalista Giovani Ferreira também fala sobre a viagem da Expedição Safra à Índia, em artigo publicado na edição desta segunda-feira do Informe Paraná Cooperativo. (Ascom Sistema OCEPAR)

"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.