Poupar se aprende quando criança
Crianças atentas para aprender a poupar. Foi dessa forma que iniciou em abril a campanha de educação financeira Maxi Poupe, um projeto da Sicoob MaxiCrédito que pretende levar a cultura do uso consciente do dinheiro para mais de nove mil crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A intenção é passar por todos os municípios da área de ação da cooperativa.
A ação envolve uma explanação sobre a história do dinheiro, uma cartilha com 10 dicas para aprender a poupar, além da distribuição de um boné da campanha, um cofrinho e o sorteio de duas poupanças de R$ 50,00 por turma. A garotada também é motivada a aprender de onde vem o dinheiro que sustenta a família, a participar da lista de compras e a dividir seus brinquedos com os colegas. A programação irá até o final do ano letivo.
Na opinião do vice-presidente da cooperativa, Ivair Chiella, há uma grande expectativa de crescimento da educação financeira nesses jovens. “O centro da ideia é desenvolver nas crianças a importância do poupar em família e conhecer o cooperativismo de uma forma lúdica, para que elas conheçam e pratiquem”, afirma.
A primeira instituição de ensino que recebeu o projeto foi a Escola Municipal Irmã Blandina Cisz, do município de Lajeado Grande, onde 130 crianças participaram das atividades no dia 12 de abril. Na opinião da diretora de cultura da escola, Eleandra Bianchi, o projeto é muito importante, pois as crianças aprendem a valorizar o seu dinheiro. “Vejo muita empolgação deles com o cofrinho, pois chegam em casa e comentam com suas famílias o que aprenderam na escola. É importante esse trabalho, porque é de criança que se aprender a ter bons hábitos, como poupar’, diz. O aluno do 1º ano, Lucas Baggio, aprendeu muitas coisas com o projeto. “Eu economizo todo o meu dinheiro. Já tenho muitas moedas e agora, com o cofrinho, vou ter mais ainda”.
No dia 18 de abril, foi a vez da Escola Municipal Pequeno Cidadão, de Santiago do Sul. Para a diretora, Jozi Magda Grolli de Cesaro, as 75 crianças têm muito a aprender com o projeto. “É um trabalho muito legal e importante”, afirma, “Elas nunca tiveram a oportunidade de conhecer um projeto como esse e agora temos uma nova atividade para que aprendam desde cedo a poupar, como que funciona o dinheiro dentro da família e da comunidade. Hoje em dia poucas pessoas sabem o que é isso”. (Fonte: SicoobMaxicredi)