Troca de saberes na floresta

PRODUÇÃO MELHORADA
O sistema de produção agroflorestal da Camta hoje abrange 40 mil hectares de terras, onde a natureza é respeitada. A cooperativa produz cerca de 800 toneladas de cacau por ano (1/4 da produção anual do município de Tomé-Açu) e 6.000 toneladas de polpas de frutas por ano (metade destinada ao mercado externo), além de outros alimentos como arroz, milho e pimenta-do-reino. É a prova de que é possível e necessário aumentar a produção sem ferir o meio ambiente. Desde a implantação do SAFTA, na começo dos anos 2000, a cooperativa acumulou 10 prêmios de sustentabilidade nacionais e internacionais. Um modelo de produção que garante o sustento de cerca de 172 famílias de cooperados na região, ajuda a reduzir o desmatamento da Amazônia e ainda ajuda a melhorar a qualidade de vida de mais de 10 mil pessoas, nas comunidades amazônicas beneficiadas pela coop. Além disso, a cooperativa detém selos de reconhecimento da produção orgânica em países com critérios rigorosos de importação, como é o caso do selo JAS (selo de orgânicos do Japão), o selo USDA Organic (Estados Unidos), o selo de agricultura orgânica da União Europeia e o selo International Organic. Por fim, também foi o primeiro empreendimento a obter o Selo de Indicação Geográfica do Estado do Pará. Quer mais? A Camta foi selecionada recentemente em um edital de inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que levará esse modelo de produção para outros produtores da Amazônia, o que promete reduzir em mais de cinco vezes a emissão de gases poluentes provenientes da produção agrícola. Um exemplo de como o intercâmbio de saberes pode ajudar a alavancar uma economia de baixo carbono cada vez mais verde e sustentável.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Castrolanda incentiva suinocultura por meio de premiação
Para aumentar o desenvolvimento da suinocultura, a Castrolanda criou o programa Melhores da Suinocultura. O objetivo da iniciativa é aumentar a participação dos cooperados suinocultores através de uma competição saudável entre eles.

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas

Unimed Cascavel cria identidade visual e ações gamificadas para apresentar planejamento estratégico
Unimed Cascavel cria personagem para explicar e divulgar o planejamento estratégico 2018-2021 em linguagem simples e didática. Cooperativa também disponibiliza ferramentas para que todos os colaboradores acompanhem a execução do plano.

Programa 'Jeito Unimed de Cuidar' melhora atendimento e cuidado em hospitais
Colocando os clientes em foco, a Unimed Volta Redonda decidiu criar um programa que deixa o atendimento em hospitais ainda mais humanizado e atencioso. Com o Jeito Unimed de Cuidar, a cooperativa foca no cuidado dos clientes e no que podem oferecer para o serviço ser cada vez mais acolhedor.