cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Planejamento estratégico melhora transparência da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP

Imagem Destaque

2008
Sudeste,Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Vale do Piquiri ABCD
219
1
monitoramento, Planejamento Estratégico, sicredi vale do piquiri
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
A Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP criou a prática de desenvolvimento e acompanhamento do planejamento estratégico. O objetivo da iniciativa é trazer mais transparência para a relação da cooperativa com os associados e colaboradores. A ideia do projeto consiste na criação de um plano estratégico de cinco anos e o monitoramento constante da evolução rumo às metas propostas.

Contexto e desafios

Em 2008, a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP evidenciou a necessidade de ser mais transparente no desenvolvimento de negócios com os associados e colaboradores. Para resolver esse problema, a cooperativa passou a construir e acompanhar um planejamento estratégico.

A ideia é criar um plano de metas repleto de detalhes com duração de cinco anos, contando com a participação de gerentes das unidades de atendimento e gerentes de produto. O planejamento deve ser revisado anualmente, para a realização de ajustes.

Para contribuir com a transparência, há um monitoramento interno mensal. Além disso, o planejamento conta com uma análise externa a cada seis meses.

Desenvolvimento e metodologia

Apesar de a iniciativa ter sido implementada em 2008, a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP a colocou em prática por completo em 2010. Foi o ano em que a cooperativa desenvolveu o plano estratégico de 2011 a 2015.

A construção do planejamento passa por algumas etapas, começando pela definição dos indicadores de crescimento para o período delimitado. Com os índices em mente, a diretoria executiva e o conselho de administração determinam diretrizes e um plano de metas macro.

Em seguida, se desenvolve os respectivos planos de metas, orçamento e planos de ação. Para isso, a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP envolve os gerentes das unidades de atendimento e os gerentes de produtos da cooperativa.

Com o plano de metas desenvolvido, acontecem as assembleias de núcleos. Nelas, ocorre a apresentação e a discussão do planejamento. Após as análises, os associados votam a aprovação do plano. 

O acompanhamento interno do plano estratégico pela diretoria executiva acontece todos os meses em reuniões de avaliação. O conselho de administração monitora o planejamento por meio do reporte da diretoria sobre a gestão. Já os gerentes se reúnem com a diretoria executiva para compartilhar detalhes do andamento e do cumprimento das metas.

Os associados também podem acompanhar o monitoramento do planejamento estratégico. O acompanhamento externo acontece semestralmente e consiste em reuniões entre o presidente da cooperativa e os coordenadores de núcleo, e assembleias de núcleo ou reuniões de prestação de contas com os cooperados.

Resultados e aprendizados

Desde a implementação da construção e do acompanhamento do planejamento estratégico, a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP observou o aumento do envolvimento da área administrativa e de negócios, e dos gerentes das unidades. O alinhamento com a diretoria e com o conselho de administração também melhorou.

Com maior detalhamento das ações e metas, a cooperativa percebeu uma evolução na forma de planejar os números. A prática também aumentou a geração de relatórios e de cruzamento de informações.

Outra melhoria foi a criação do planejamento a longo prazo. A ideia é se preparar para o cenário macroeconômico do país e do mundo, evitando resultados negativos, ou quedas no crescimento. 

O desenvolvimento e o acompanhamento do planejamento estratégico foi essencial para o crescimento da cooperativa. Prova disso é a evolução do número de associados e de resultados. 

Com o acompanhamento linear do planejamento estratégico, todas as equipes e núcleos da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP monitoram o crescimento da cooperativa, entendendo a fundo os processos. Dessa forma, a comunicação entre a cooperativa, os colaboradores e os cooperados é transparente. 

CONTATO DA COOPERATIVA

0800 724 7220

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Unimed Goiânia controla admissão de médicos com processo seletivo de critério matricial
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Goiânia controla admissão de médicos com processo seletivo de critério matricial

Para conter a admissão exagerada e manter a qualidade do serviço médico e do trabalho dos associados, a Unimed Goiânia criou um processo seletivo com base em cinco contas matriciais. A ideia é definir o número de vagas necessárias e selecionar os melhores candidatos por meio de curso e prova, ambos de caráter eliminatório.

Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café
ESGCOOP

Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café

Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.

Unimed Chapecó subsidia descarte de resíduos dos cooperados
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Chapecó subsidia descarte de resíduos dos cooperados

Para melhorar sua gestão de resíduos, a Unimed Chapecó desenvolveu o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). A cooperativa subsidia a elaboração do planejamento de descarte de resíduos nas clínicas e consultórios de seus cooperados. A adesão é voluntária. Em 2016, o projeto chegou a atender 129 postos de coleta e contou com a participação de 188 cooperados.

A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores

É um cartão empresarial de uso exclusivo para cooperados, dependentes e colaboradores, para ser utilizado em todas as compras nas Unidades de Negócios da Coopama. Em conjunto com o cartão Coopama foi desenvolvido um aplicativo com um dashboard simplificado, que gera relatórios para uma gestão financeira eficiente, com categorização automática de gastos. Além de proporcionar controle e segurança, gestão de recursos em tempo real, com custo zero para usuários e livre de tarifas. Toda essa otimização de processos simplificou as rotinas sem perder qualidade e segurança jurídica, assim, percebe-se que a ferramenta gera benefícios tanto para a Coopama quanto aos cooperados e colaboradores.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.