Planejamento estratégico melhora transparência da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP

Contexto e desafios
Em 2008, a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP evidenciou a necessidade de ser mais transparente no desenvolvimento de negócios com os associados e colaboradores. Para resolver esse problema, a cooperativa passou a construir e acompanhar um planejamento estratégico.
A ideia é criar um plano de metas repleto de detalhes com duração de cinco anos, contando com a participação de gerentes das unidades de atendimento e gerentes de produto. O planejamento deve ser revisado anualmente, para a realização de ajustes.
Para contribuir com a transparência, há um monitoramento interno mensal. Além disso, o planejamento conta com uma análise externa a cada seis meses.
Desenvolvimento e metodologia
Apesar de a iniciativa ter sido implementada em 2008, a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP a colocou em prática por completo em 2010. Foi o ano em que a cooperativa desenvolveu o plano estratégico de 2011 a 2015.
A construção do planejamento passa por algumas etapas, começando pela definição dos indicadores de crescimento para o período delimitado. Com os índices em mente, a diretoria executiva e o conselho de administração determinam diretrizes e um plano de metas macro.
Em seguida, se desenvolve os respectivos planos de metas, orçamento e planos de ação. Para isso, a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP envolve os gerentes das unidades de atendimento e os gerentes de produtos da cooperativa.
Com o plano de metas desenvolvido, acontecem as assembleias de núcleos. Nelas, ocorre a apresentação e a discussão do planejamento. Após as análises, os associados votam a aprovação do plano.
O acompanhamento interno do plano estratégico pela diretoria executiva acontece todos os meses em reuniões de avaliação. O conselho de administração monitora o planejamento por meio do reporte da diretoria sobre a gestão. Já os gerentes se reúnem com a diretoria executiva para compartilhar detalhes do andamento e do cumprimento das metas.
Os associados também podem acompanhar o monitoramento do planejamento estratégico. O acompanhamento externo acontece semestralmente e consiste em reuniões entre o presidente da cooperativa e os coordenadores de núcleo, e assembleias de núcleo ou reuniões de prestação de contas com os cooperados.
Resultados e aprendizados
Desde a implementação da construção e do acompanhamento do planejamento estratégico, a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP observou o aumento do envolvimento da área administrativa e de negócios, e dos gerentes das unidades. O alinhamento com a diretoria e com o conselho de administração também melhorou.
Com maior detalhamento das ações e metas, a cooperativa percebeu uma evolução na forma de planejar os números. A prática também aumentou a geração de relatórios e de cruzamento de informações.
Outra melhoria foi a criação do planejamento a longo prazo. A ideia é se preparar para o cenário macroeconômico do país e do mundo, evitando resultados negativos, ou quedas no crescimento.
O desenvolvimento e o acompanhamento do planejamento estratégico foi essencial para o crescimento da cooperativa. Prova disso é a evolução do número de associados e de resultados.
Com o acompanhamento linear do planejamento estratégico, todas as equipes e núcleos da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP monitoram o crescimento da cooperativa, entendendo a fundo os processos. Dessa forma, a comunicação entre a cooperativa, os colaboradores e os cooperados é transparente.
CONTATO DA COOPERATIVA
0800 724 7220
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em 2010, o Sicoob São Miguel começou uma série de gibis da personagem Sicoobito. As histórias são distribuídas em escolas das cidades em que a cooperativa atua, difundindo conceitos como cooperativismo, ambientalismo e educação financeira.
Região: Sudeste Categoria: Energias Renováveis Ação: Transição energética por meio da instalação de biodigestores e usinas fotovoltaicas. ODSs: 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Com a instalação de biodigestores, a Cogran passou a produzir energia limpa por meio do biogás. A cooperativa também tem 7 biodigestores, 8 geradores e 2 usinas de energia solar fotovoltaica. Diversas propriedades produtivas dos cooperados já são autossuficientes em energia - e algumas têm produção excedente. A Cogran está analisando investir na implementação de usinas solares em mais três unidades.
Em 2006, nasceu o Projeto Somar, criado pelos colaboradores da Unicred Florianópolis (hoje Unicred Valor Capital) com o apoio da diretoria, do conselho de administração e da Assembleia Geral Ordinária, destinando percentual das sobras anuais para a realização de atividades sociais.
Estado: Rio Grande do Sul Ação: Estímulo a práticas de sustentabilidade e rentabilidade para sistemas de produção agrícola Principais resultados: Maior produtividade com uso de práticas sustentáveis Reconhecimento por meio de prêmios Conservação do solo