cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob União Centro-Oeste fomenta produção de conteúdo com práticas lúdicas e inovadoras

Imagem Destaque

2016
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito União Centro-Oeste Ltda.
20938
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Com a necessidade de padronizar a difusão e aumentar a quantidade dos conteúdos relacionados à cooperativa, o Sicoob União Centro-Oeste criou a Gestão do Conhecimento. Com a ajuda de três ferramentas, a iniciativa fomenta a produção de conhecimento entre os colaboradores de forma lúdica e inovadora.

Contexto e desafios

O Sicoob União Centro-Oeste está sempre atento às necessidades de seus colaboradores. É por isso que a cooperativa preza por difundir conhecimentos e capacitar os funcionários constantemente. 

No entanto, a difusão informal de conhecimento começou a incomodar o Sicoob União Centro-Oeste. Para solucionar esse problema, em 2016, a cooperativa criou a iniciativa Gestão do Conhecimento.

O objetivo é sistematizar as capacitações, fazendo com que elas se tornem um pilar da organização. Com a formalização, informações importantes e ações que visam ao conhecimento dos cooperados conseguem chegar a todos os níveis da cooperativa sem se perderem no caminho.

Outra preocupação do Sicoob União Centro-Oeste foi o modo como a disseminação de conhecimento seria feita. Para isso, a cooperativa desenvolveu ações lúdicas e inovadoras, estimulando a participação dos colaboradores e seu desejo de aprender.

Desenvolvimento e metodologia

Para a prática Gestão do Conhecimento se consolidar dentro da cooperativa e atrair os funcionários, três ferramentas foram desenvolvidas: Sicooboteca, Maratona do Conhecimento e Desafio Sicoob. 

A Sicooboteca é uma plataforma similar à Wikipédia, e seu papel é ser a base da Gestão do Conhecimento. Isso porque a ferramenta tem a função de guardar as informações, sejam elas teóricas ou práticas, de forma organizada, e difundi-las.

A Sicooboteca foi criada pela própria cooperativa e instalada em sua intranet. Dessa forma, todo o conteúdo relacionado a treinamentos, ideias inovadoras, cooperativismo, produtos e serviços, e formação pessoal e humana está armazenado e disponível a qualquer momento.

Entretanto, para que a plataforma se tornasse a base do projeto, o Sicoob União Centro-Oeste precisou incentivar os colaboradores a produzirem e consumirem conteúdos. Pensando em como despertar o interesse, a cooperativa incrementou à iniciativa outras duas ferramentas.

Desenvolvida em 2016, a Maratona do Conhecimento foi a primeira ferramenta criada para incentivar os colaboradores a desenvolverem conteúdos inovadores. Ela consiste em um programa que presenteia com milhas os colaboradores ou diretores que decidirem se envolver. Ao final do período, elas podem ser trocadas por prêmios.

Para ganhar milhas, é preciso fazer postagens relacionadas a certos temas e ações, como:

  • Resumo de um curso realizado;
  • Resumo de suas funções para serem executadas por um substituto;
  • Resumos de manuais de procedimentos e serviços;
  • Realização de palestras internas aos demais colaboradores sobre temas escolhidos pela Direção;
  • Participação nas palestras;
  • Ideias inovadoras viáveis que podem ser implementadas na cooperativa.

Depois de produzidos, os conteúdos são validados pelo Guardião do Conhecimento. Esse colaborador tem a responsabilidade de assegurar qualidade e o padrão do que está sendo produzido. Estando de acordo com as exigências, o conteúdo é postado na Sicooboteca.

Para dar continuidade à prática de modo mais dinâmico, em 2017, a cooperativa criou o Desafio Sicoob, se baseando na gamificação e usando jogos de tabuleiro. A prática consiste em quatro encontros onde os colaboradores são divididos em equipes e recebem um tabuleiro com cartas de perguntas e respostas. 

Durante a partida, os colaboradores precisam responder às questões relacionadas à cooperativa e os resultados são acumulados para os próximos encontros. Os temas de cada um dos jogos são decididos pela diretoria.

Após os quatro encontros, acontece a final. Nela participam a equipe com maior pontuação e o colaborador com maior pontuação de cada uma das outras equipes. Para definir os vencedores, os jogos abordam todos os temas dos encontros anteriores.

Resultados e aprendizados

Desde seu início, as práticas que fazem parte da Gestão do Conhecimento já passaram por diversas mudanças, sempre com o foco em melhorias. A primeira delas foi a mudança da Maratona do Conhecimento para o Desafio Sicoob, em 2017.

Em 2018, após a primeira edição do Desafio Sicoob, a ferramenta ganhou o formato digital. Ainda no mesmo ano, a Sicooboteca se tornou o tema de um dos encontros. 

As três ferramentas propostas pelo Sicoob União Centro-Oeste fizeram muito sucesso. Durante a Maratona do Conhecimento, 95% dos colaboradores realizaram postagens, totalizando 85 temas postados para consultas posteriores.

Já o Desafio Sicoob aumentou o índice de satisfação do clima organizacional. Isso porque a prática alcançou o objetivo de disseminar o conhecimento aos colaboradores e promoveu o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos através dos trabalhos em equipe.

CONTATO DA COOPERATIVA

Mardem Alves de Souza, analista de Controle - mardem.souza@sicoobuniaocentrooeste.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coopama realiza pesquisa mensal de satisfação com seus cooperados e analisa os resultados para buscar melhorias estratégicas. O programa ajuda na fidelização dos membros da cooperativa e melhora o desempenho organizacional.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Diante da necessidade de melhorar a integração da alta direção nas tomadas de decisão, a Unimed Vitória reformulou a elaboração de sua estratégia por meio do modelo PDCA. A iniciativa passou por diversas mudanças e reformulações com o passar do tempo. A cooperativa aponta que o projeto é responsável por melhorar diversos indicadores e estabelecer uma nova cultura organizacional.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Sicoob União Centro Oeste implementou um Sistema de Gestão de Relacionamento para gerenciar em um só local todas as demandas provenientes de seus canais de comunicação com os associados. O sistema otimiza a resposta a estas demandas, permite monitorar a satisfação do público e gera relatórios e estatísticas para análise pelos líderes da cooperativa.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Para controlar processos internos e deixá-los mais rápidos e precisos, a Unimed Uberaba implementou um software de automação. A partir do desenvolvimento de um fluxograma contendo informações importantes de cada serviço, e de sua implantação em um sistema informatizado, a cooperativa consegue controlar os processos minuciosamente, gerando inúmeros benefícios.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.