cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Vale do São Francisco lança programa educacional para capacitar jovens aprendizes

Imagem Destaque

2019
Nordeste
Saúde
Não
Unimed Vale do São Francisco Cooperativa de Trabalho Médico
524
932
treinamento
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Por meio de encontros mensais, aprendizes da Unimed Vale do São Francisco constroem ‘projetos de vida’, trocam experiências com colaboradores e realizam cursos de EAD. Projeto fortalece a retenção de talentos e potencializa a capacitação dos participantes.

Contexto e desafios

A Unimed Vale do São Francisco, comprometida com a inclusão de jovens no mercado de trabalho e a formação de futuros profissionais da região, participa do programa nacional Aprendiz Legal, cujo objetivo é oportunizar o primeiro emprego, combater a evasão escolar e melhorar a empregabilidade entre a juventude. A partir do primeiro emprego, o aprendiz obtém qualificação profissional, amparado pelas leis trabalhistas, e desenvolve competências comportamentais e técnicas. 

Entretanto, a cooperativa observou a necessidade de fortalecer o acompanhamento do desempenho dos jovens nas funções administrativas, para que o processo profissionalizante deles fosse potencializado, reconhecido e melhor aproveitado.

Assim nasceu o Programa de Desenvolvimento Profissional Aprendiz Unimed Vale do São Francisco. O projeto, estruturado pelo setor de Desenvolvimento & Treinamento, promove encontros mensais com os jovens aprendizes da cooperativa, com discussões e ações de capacitação, a fim de contribuir para seu desenvolvimento humano e profissional e fortalecer a retenção de talentos.

Desenvolvimento e metodologia

Levantamento do perfil dos jovens aprendizes

Para planejar o Programa de Desenvolvimento Profissional dos Aprendizes da Unimed Vale do São Francisco, foi preciso identificar o perfil daqueles que estão vinculados à cooperativa. Os dados levantados foram: idade, data de admissão, data prevista para o encerramento do contrato, turno, setor e unidade de trabalho. 

Até julho de 2019, a cooperativa registrava 26 jovens aprendizes ativos. A idade mínima contratada era de 15 anos e a máxima, 22 anos. Para viabilizar a realização do programa, foram formadas duas turmas com dez aprendizes cada, de acordo com o turno de trabalho e estudo dos aprendizes. 

Não participaram dos encontros os jovens aprendizes que estavam de férias ou os que não puderam conciliar seus horários com a disponibilidade da maioria dos demais participantes. 

Visita técnica

Foi realizada uma visita técnica da equipe do setor de Desenvolvimento & Treinamento à entidade sem fins lucrativos com a qual a cooperativa firmou contrato e é legalmente responsável pela aprendizagem dos jovens. 

O intuito foi estreitar a relação entre as instituições, conhecer o espaço físico em que ocorrem os encontros, detalhar a metodologia, conhecer os instrutores pedagógicos e realizar esclarecimentos sobre questões legais da Lei da Aprendizagem 10.097/2000.

Projetos de vida

Os encontros foram batizados de “Projeto de Vida: Como vivencio o meu futuro hoje?”, sendo estruturados por módulos temáticos. Em cada reunião das respectivas turmas de aprendizes, os participantes puderam verbalizar o que pensam, sonham, suas necessidades, facilidades e dificuldades no ingresso ao mundo do trabalho.

Os módulos foram divididos da seguinte forma:

  • Módulo 1: Acolhimento
  • Módulo 2: Identidade
  • Módulo 3: Criando uma visão para a vida profissional
  • Módulo 4: Gerenciamento do tempo
  • Módulo 5: Colocando no papel

A construção de projetos de vida permite identificar interesses, estabelecer objetivos e estratégias para alcançá-los. O jovem mais consciente sobre seus recursos e limitações, pessoais e ambientais, pode traçar sua trajetória profissional com maior assertividade.

A proposta foi planejada considerando que a vida profissional não se dissocia da vida pessoal. Buscou-se, assim, resgatar valores éticos que favorecem o ser e estar no mundo, consigo e com o outro, de modo íntegro e saudável.

Rodas de conversa

A partir dos encontros para a construção de projetos de vida, foram identificadas duas necessidades básicas entre os jovens aprendizes: busca por conhecimento organizacional e desejo de reconhecimento profissional pela cooperativa.

Diante disso, foram convidadas três colaboradoras estratégicas da cooperativa, das áreas Jurídica e da Qualidade, para que relatassem seu percurso desde a formação até a atuação na cooperativa e falassem dos sucessos e desafios que encontraram na trajetória pessoal e profissional.

Cada roda de conversa durou até uma hora. O intuito da ação foi promover a aproximação dos jovens com a realidade de colaboradores estratégicos com longo vínculo de trabalho na cooperativa, e oferecer referências a partir desses  relatos. 

Após as rodas de conversa, as colaboradoras convidadas desenvolveram, ainda, treinamentos voltados à integridade e gestão de processos, a fim de atender à demanda por maior acesso a conhecimentos organizacionais e técnicos.

Cursos EAD

A Unimed dispõe de faculdade e plataforma de ensino à distância. Desse modo, todos os jovens que participaram do Programa de Desenvolvimento Profissional receberam acesso aos cursos online da Faculdade Unimed e foram orientados a realizar, durante o horário de trabalho, os cursos de informática básica (pacote Office), comunicação profissional (como responder e-mails e atender ao telefone) e cooperativismo.

Resultados e aprendizados

Fortalecer a retenção de talentos gera retorno técnico e financeiro para o negócio. Os jovens aprendizes podem permanecer até dois anos vinculados à cooperativa. Durante esse período, têm contato com setores, rotinas e conhecimentos organizacionais diversos. 

Ao disponibilizar o acesso aos cursos selecionados, o programa favorece a aquisição de conhecimento sobre o cooperativismo, a área da saúde e o manuseio de ferramentas de informática, contribuindo para que as atividades administrativas sejam realizadas com maior destreza e segurança. 

Já os encontros de grupo para a construção de projetos de vida favorecem a integração entre os jovens, incentivam a reflexão e fortalecem o senso crítico e de autorresponsabilidade. As rodas de conversa sobre carreira também permitem o contato direto dos jovens com colaboradores estratégicos, que se tornam referência.

Os resultados iniciais do programa indicaram uma tendência à retenção dos ex-aprendizes. Na turma do turno da manhã, em que cinco jovens haviam finalizado contrato em dezembro de 2019, quatro foram contratados pela cooperativa.

A turma da tarde, após construção do projeto de vida, desenvolveu o projeto “Ser Unimed é Ser Sustentável”. O objetivo era conscientizar os colaboradores da Unimed Vale do São Francisco sobre a necessidade de reduzir o uso de copos descartáveis, que no ano de 2019 gerou custo aproximado de R$ 40 mil à cooperativa. Para tanto, os jovens fizeram apresentações sobre princípios de sustentabilidade e distribuíram canecas acrílicas aos colaboradores.

Entre os resultados do projeto, a Unimed Vale do São Francisco menciona ainda que suas lideranças passaram a buscar mais inserção de jovens aprendizes nas rotinas administrativas da cooperativa.

CONTATOS DA COOPERATIVA

Luanna Angélica Silva Sá, gerente de Gestão de Pessoas - luannasa.ggp@unimedvsf.coop.br 

Mayara da Silva Castro Alves, analista Escritório da Qualidade - qualidade@unimedvsf.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Plataforma de busca centralizou o acesso ao conteúdo operacional e de regramentos da Sicredi Pioneira RS, que antes estava espalhado em 80 sistemas diferentes. Ferramenta melhorou interação entre setores, agilizou atendimento aos associados e deu mais credibilidade aos serviços oferecidos.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Projeto qualifica estagiários da cooperativa para interagir com associados e não associados que visitam agências, identificando problemas e soluções de forma proativa. A iniciativa resultou em 30% de conversão de novos associados e ampliou as oportunidades de efetivação dos estagiários.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

É um cartão empresarial de uso exclusivo para cooperados, dependentes e colaboradores, para ser utilizado em todas as compras nas Unidades de Negócios da Coopama. Em conjunto com o cartão Coopama foi desenvolvido um aplicativo com um dashboard simplificado, que gera relatórios para uma gestão financeira eficiente, com categorização automática de gastos. Além de proporcionar controle e segurança, gestão de recursos em tempo real, com custo zero para usuários e livre de tarifas. Toda essa otimização de processos simplificou as rotinas sem perder qualidade e segurança jurídica, assim, percebe-se que a ferramenta gera benefícios tanto para a Coopama quanto aos cooperados e colaboradores.

ESGCOOP

Objetivo: Disseminar o conceito de Sustentabilidade e Educação Ambiental no contexto escolar por meio de um projeto de Geração Solar Fotovoltaica com a implantação de um Sistema Off-Grid. Resultados: Capacitação de alunos e professores no desenvolvimento de projetos voltados à geração de energia limpa. Premiação em eventos científicos externos à escola na categoria Engenharia e Ciências da Natureza pelos alunos na forma de pesquisa científica. Valores doados em equipamentos para o projeto: R$ 3.600,00. Avaliação dos participantes do projeto em relação à satisfação em ter participado: 92%.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.