Sicredi Celeiro MT/RR recepciona novos colaboradores com projeto de integração

Contexto e desafios
A Sicredi Celeiro MT/RR recepciona novos colaboradores todos os anos. No entanto, a cooperativa observou que as ações de recepção eram descontinuadas pouco tempo após o início dos novos trabalhadores.
Pensando nisso, a cooperativa criou um processo de integração que conta com diversas atividades e eventos. A ideia é proporcionar aos novos colaboradores o sentimento de pertencimento e ensiná-los sobre a cultura organizacional.
Assim, a iniciativa busca acolher, alinhar as expectativas e a cultura, além de transmitir informações essenciais. A integração visa compartilhar os pilares da cooperativa, cultura, modelo de relacionamento, modelo de negócio e estrutura, com os profissionais.
Dessa maneira, os novos colaboradores se adaptam facilmente ao novo trabalho e conseguem desempenhar suas funções, colaborando para aumentar a produtividade e os resultados da Sicredi Celeiro MT/RR.
Desenvolvimento e metodologia
O projeto dura seis meses e acontece trimestralmente na Sicredi Celeiro MT/RR. E para que isso fosse possível, a cooperativa formou uma equipe multidisciplinar encarregada de desenvolver e supervisionar atividades, trabalhos em grupo, jogos e dinâmicas para fixar o aprendizado.
O primeiro passo da iniciativa foi intitulado Seja Bem-Vindo e consiste na recepção dos trabalhadores em seus primeiros dias no novo trabalho. O primeiro encontro, realizado na agência, é comandado pelo gestor, que apresenta os colegas de trabalho o Jeito Sicredi de Ser, e forma o colaborador utilizando um roteiro de formação.
Em seguida, os novos colaboradores se deslocam à sede administrativa para um encontro de quatro dias. Lá, os trabalhadores passam por uma série de treinamentos para formação inicial:
- Integração ao Jeito Sicredi de Ser;
- Jeito Sicredi de Ser no atendimento;
- Jeito Sicredi de Ser no negócio;
- Palestra sobre educação financeira;
- Área de programas sociais
- Área de comunicação e marketing;
- Área de negócios;
- Área de controles internos
- Área de gestão de pessoas;
- Área de segurança.
No primeiro dia de encontro presencial, os diretores, dirigentes e a equipe da diretoria recepcionam os novos colaboradores com um café da manhã em grupo. Em seguida, apresentam a história da cooperativa e integram os trabalhadores ao Jeito Sicredi de Ser. Além disso, a área de programas sociais é apresentada.
No segundo dia, o foco é a carreira dos colaboradores e sua integração com três áreas: comunicação e marketing, negócios e gestão de pessoas. No final, todos participam de um jantar de confraternização e aprendem sobre a Sicredi Celeiro MT/RR por meio de um quiz.
Já o terceiro dia conta com o Curso de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e a integração no Jeito Sicredi de Ser no atendimento. O último dia do encontro inclui a apresentação do Jeito Sicredi de Ser no negócio com um jogo de tabuleiro, e um curso sobre segurança nas agências.
Além do encontro presencial, os novos colaboradores também passam por algumas avaliações em até 120 dias. Com um mês de integração, os trabalhadores fazem uma entrevista de adaptação, medindo o nível de aprendizado, iniciativa e comprometimento.
Em até 90 dias, os colaboradores passam por uma entrevista de produtividade e desenvolvem competências observadas. Já em 120 dias, o trabalhador é inserido nas formações básicas e funcionais, e recebe apoio para adquirir certificações necessárias para o cargo.
Todo esse processo só é possível com a cooperação da área de gestão de pessoas, da equipe multidisciplinar e dos gestores de cada agência da Sicredi Celeiro MT/RR. O grupo planeja, em detalhes, os processos de recepção, até a finalização do período de formação.
Resultados e aprendizados
A iniciativa de integração de novos colaboradores começou em 2005 e, desde então, foi ganhando espaço e proporção dentro da Sicredi Celeiro MT/RR. Em 2009, a estrutura de formação do Jeito Sicredi de Ser começou a ser implantada junto a palestras e com a participação de outras áreas da cooperativa.
Em 2012, a organização criou um espaço para a área de negócios apresentar os produtos e serviços disponíveis, e incluiu a equipe de comunicação à iniciativa. Já em 2015, a área de segurança foi integrada com o propósito de educar os novos colaboradores sobre a segurança nas agências.
No ano de 2016, a área de controles internos apoiou a formação dos trabalhadores com o Curso de Combate à Lavagem de Dinheiro. E em 2017, a Sicredi Celeiro MT/RR incluiu uma palestra sobre educação financeira.
Toda a iniciativa e suas melhorias apresentaram resultados positivos à cooperativa. O clima dos colaboradores na Sicredi Celeiro MT/RR aumentou de 71%, em 2012, para 83%, em 2016. A satisfação dos associados também aumentou, apresentando uma média de cerca de 70%.
Com o projeto de integração dos novos colaboradores, a Sicredi Celeiro MT/RR conta com trabalhadores engajados no modelo de negócios, focados em aprender e adaptados à cultura organizacional e à estrutura da cooperativa.
CONTATO DA COOPERATIVA
Josemara Bergmann, assessora de Comunicação e Marketing - josemara_bergmann@sicredi.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

CCampo reduz custos e aumenta produção sustentável com sistema agrifotovoltaico
-

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas

Grupo Cafeína da Cocatrel traz conhecimento, informações e empoderamento para as mulheres produtoras de café da região de Três Pontas em MG
O grupo Cafeína é composto por mulheres, cooperadas ou com vínculos - como esposas e filhas, que surgiu do seguinte propósito: fidelização e preparação para governança, fazendo uso do melhor perfil da intuição e multifuncionalidade femininas por meio do empoderamento e da disponibilização de conhecimento e informação específica gerados neste programa.

Cocamar efetua doações de sistemas fotovoltaicos para instituições de sua região, contribuindo com práticas sociais e ambientais da cooperativa
O projeto "Solidariedade é a nossa energia" tem como objetivo efetuar doações de sistemas de produção de energia fotovoltaica para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) seguindo uma metodologia que consiste na seleção da organização, realização do laudo estrutural e comunicação do benefício.