Mesa do Presidente leva aos líderes do Sicredi Biomas um feedback direto dos colaboradores e associados

Contexto e desafios
Desde sua fundação, em 1989, a cooperativa de crédito Sicredi Biomas tem crescido de maneira ágil, mas nos últimos três anos, o crescimento se tornou exponencial, com a expansão da área de atuação, inicialmente limitada ao Mato Grosso, para os estados do Acre e do Amazonas. Hoje, a cooperativa tem 27 agências distribuídas em 25 municípios destes três estados brasileiros.
Com o crescimento veio também uma maior preocupação com a qualidade do atendimento ao associado e com a adequação dos produtos e serviços às reais necessidades deles. A Mesa do Presidente foi a forma encontrada pela cooperativa para ir ao encontro dessas demandas.
O projeto prevê um dia de reuniões entre líderes da instituição, incluindo o presidente, e os colaboradores e associados, a fim de ouvir suas sugestões, críticas, impressões ou reclamações. A ideia é melhorar a comunicação entre as partes interessadas e encontrar soluções para problemas que podem passar despercebidos pelos olhos da alta gerência.
A Mesa do Presidente é realizada em todos os municípios de atuação do Sicredi Biomas e acontece uma vez por ano desde 2019, sempre entre junho e dezembro. A prática está alinhada aos princípios cooperativistas de “Gestão democrática”, “Autonomia e independência” e “Educação, formação e informação”.
Desenvolvimento e metodologia
Participam da Mesa do Presidente o presidente da cooperativa, o vice-presidente, o conselheiro de Administração do Sicredi Biomas na cidade em questão e o diretor executivo e assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo. O evento é dividido em três momentos:
- Bate-papo com colaboradores e coordenadores de núcleo: nesta etapa cada um dos participantes, que ficam sentados em círculo, faz uma apresentação. Eles falam sobre suas experiências, suas trajetórias com o Sicredi e suas expectativas para os próximos anos. Após esta introdução, os participantes são convidados a se reunirem em grupo para discutir o que pode ser melhorado na agência/cooperativa. Eles anotam os tópicos e depois fazem uma apresentação daquilo que anotaram. Diversas sugestões de melhoria foram colhidas nesses dois anos do projeto, sendo que boa parte já foi solucionada. Esse momento é realizado antes da abertura de agência para atendimento ao público.
- Atendimento/conversa com associados: após o bate-papo com colaboradores e coordenadores de núcleos, vem o momento de conversar com o associado, ouvir seus anseios, expectativas, sugestões e reclamações. Esta etapa se estende desde o início do atendimento ao público até o encerramento.
- Visita a associados e prospects: na sequência do atendimento dentro da agência, são realizadas visitas a associados, buscando ouvir aqueles que não foram à agência ao longo do expediente. Também se procura falar um pouco mais sobre o cooperativismo para aqueles que ainda não conhecem o tema, prospectando assim novos associados.
Resultados e aprendizados
Ouvir o associado e os colaboradores significa dar mais oportunidades a eles de participar da gestão da cooperativa. Isso implica olhar com mais atenção para pontos que, por diversos motivos, são atropelados pelas atividades do dia a dia.
Em 2019, quatro temas apareceram em todas as agências do Sicredi Biomas durante a Mesa do Presidente: Autoatendimento, Cheque Especial, Convênio Médico e problemas nos sistemas.
As demandas ligadas ao Autoatendimento levaram à contratação de estagiários para todas as agências; aquelas ligadas ao Cheque Especial resultaram na isenção de juros para pagamento em até sete dias; e as demandas por Convênio Médico levaram à realização de um convênio com a Unimed Vale do Jauru. Os associados do Sicredi Biomas receberam mais de 20% de desconto no valor praticado em balcão para os planos da Unimed. Já as demandas ligadas aos sistemas foram encaminhadas pelo Sicredi Biomas para o Centro Administrativo Sicredi (CAS), localizado em Porto Alegre.
A predisposição em resolver o que estava afetando os associados teve reflexos diretos na forma como eles percebem o Sicredi Biomas. De acordo com dados da cooperativa, o índice que mede a satisfação dos associados (NPS) aumentou de 74,4% em 2018 para 76,1% em 2019, e o resultado financeiro e a confiança do associado na cooperativa acompanharam essa melhoria.
CONTATO DA COOPERATIVA
Renan Gomides, assessor de Comunicação e Marketing - renan_gomides@sicredi.com.br
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Em 2013, a Unimed Vitória começou o projeto Plantão de Notícias, a fim de manter os colaboradores bem informados. Semanalmente, um ator visita diversas áreas da cooperativa para informá-los com notícias preparadas pela equipe de comunicação da cooperativa. O projeto conta com altíssima aprovação do público-alvo.
A prática teve como objetivo trabalhar o engajamento e senso de pertencimento dos colaboradores na construção do Plano Estratégico, buscando identificar as necessidades e expectativas em relação com as práticas de gestão de pessoas, tendo como foco “A melhor Empresa para se trabalhar”. A prática foi crucial para garantir o alinhamento, pertencimento e engajar toda a equipe na busca dos objetivos estratégicos.
Região: Sul Categoria: Produção Sustentável Ação: Elaboração do Programa Agrária de Gestão Rural, que promove boas práticas de sustentabilidade nas propriedades dos cooperados. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Programa Agrária de Gestão Rural enquadra as propriedades em cinco níveis diferentes de evolução sustentável. O último nível, mais avançado, leva em consideração a proteção de nascentes, a elaboração de planos de gestão, a avaliação da biodiversidade e a conservação do solo, por exemplo. Ao todo, 159 propriedades ligadas à cooperativa participam do programa e, com isso, 84% da área total da Agrária é considerada sustentável. Por meio das iniciativas potencializadas pelo programa, a Agrária obteve uma série de certificações que asseguram o caráter sustentável de sua produção.
Objetivo: Gerar energia limpa e renovável através da biodigestão anaeróbia dos dejetos de suínos, minimizando os impactos ambientais da atividade de suinocultura, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Horas de geração própria de energia: 19 mil horas. KWh gerado com o biogás: 1.127.869. Valores gerados com a produção do biogás: R$ 600 mil.