Cresol conecta a juventude ao cooperativismo
O desenvolvimento dos cooperados sempre foi prioridade na Cresol, um sistema financeiro cooperativo que tem mais de 871 mil cooperados e conta com agências de relacionamento em 19 estados brasileiros. Fortemente ligada ao agronegócio e ao empreendedorismo, a Cresol promove uma série de iniciativas de apoio ao desenvolvimento dos cooperados, suas famílias e, também, seus empreendimentos. Dentro desse contexto, um dos temas mais importantes e desafiadores é a inclusão das novas gerações no cooperativismo e a formação de novas lideranças, assim como a sucessão familiar. Diante disso, a Cresol desenvolve “projetos e iniciativas que buscam sensibilizar e formar a juventude, despertando o protagonismo para que se sintam motivados à sucessão familiar, tendo sempre a Cresol como Instituição Financeira Cooperativa de confiança”, conta Helem Baldissera, Analista de Relacionamento da Cresol.
Conectando gerações
Nesse cenário, a principal iniciativa se dá por meio do projeto Juventude Conectada, que já acumula quatro edições. O projeto foi idealizado como uma alternativa de engajar os jovens de à cooperativa e teve início ainda durante a pandemia de Covid-19, em 2020. O Juventude Conectada é destinado a jovens do meio urbano e rural, com idade entre 18 e 25 anos, que sejam cooperados ou filhos de cooperados ou que tenham um relacionamento próximo com a Cresol, que estejam em processo de sucessão familiar da unidade produtiva da família ou ligados a iniciativas empreendedoras. Nele, jovens de todo o Brasil que sejam cooperados ou filhos de cooperados participam de uma jornada de aprendizagem on-line durante 14 semanas. O projeto Juventude Conectada tem a finalidade de fomentar o relacionamento da Cresol com o público jovem, instigando o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de três eixos:
- Educação Cooperativista
- Educação Financeira
- Educação Profissional
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são contemplados pelo projeto por meio do ideathon, uma maratona de ideias, com base nos ODSs 3, 4 e 12 (saúde e bem-estar; educação de qualidade; e consumo e produção responsáveis, respectivamente). Na atividade, os jovens elegem um problema com a visão da realidade local; criam uma proposta para resolver o problema e apresentam uma possível solução. “Ao trazer esses temas, exploramos diversos assuntos transversais, fazendo com que o jovem reflita e insira em seu dia a dia, em seu momento de vida e desafios os ensinamentos compartilhados”, explica Helem. Até o momento, mais de 1.200 jovens de 14 estados já passaram pelo programa Juventude Conectada, dentre os quais 56% são mulheres. A cooperativa, por sua vez, avalia que o programa é um sucesso e que os resultados obtidos são extremamente satisfatórios. “Por meio do projeto, os jovens conhecem nossa atuação e a forma cooperativa de ser, que se identifica com muitos anseios de seus anseios e, assim, tornam-se novos cooperados. Isso fortalece o vínculo da família com a cooperativa”, relata Helem Baldissera. O Juventude Conectada não é o único projeto da Cresol para agregar o público jovem. A cooperativa também é responsável pela iniciativa Juventude Cooperativista, que é realizada em parceria com escolas de ensino médio (da cidade, do campo, colégios agrícolas) trabalhando com jovens em idade escolar.
Cooperativismo jovem
A cooperativa enxerga a jornada que os jovens constroem durante o Juventude Conectada como forma de fortalecer a continuidade e o futuro das cooperativas singulares do Sistema Cresol. Esse ponto de vista também leva em consideração a vivência cooperativa do jovem e seus familiares em outros projetos de desenvolvimento dos cooperados e de seus empreendimentos promovidos pela Cresol. Além disso, o envolvimento dos jovens com a cooperativa aumentou. Agora, os jovens estão mais presentes nos conselhos de administração e conselhos fiscais, assim como se estão se tornando Embaixadores Cresol - um projeto que busca conectar os cooperados às comunidades. “De maneira qualitativa, tanto para os jovens quanto familiares, conseguimos avaliar que as iniciativas promovem conhecimento e despertam interesse de colocar em prática os temas abordados, por meio de mudança de comportamentos”, conclui Helem Baldissera.
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