cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob União Centro Oeste realiza curso para a sociedade e cooperados com a finalidade de trazer conhecimento na área financeira

Imagem Destaque

2023
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito União Centro-Oeste - Sicoob União Centro Oeste
21975
134
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
O curso foi criado para fornecer aos cooperados e à sociedade as habilidades, conhecimentos e estratégias necessárias para alcançar a liberdade financeira e uma vida próspera e abundante.

Contexto e desafios

De acordo com um indicador do Serasa (2023), quase 80% das famílias brasileiras é impactada pelo endividamento. Nesse sentido, o curso promovido pelo Sicoob União Centro-Oeste, tem o intuito de levar educação financeira apresentando de forma simples, segura e prática, conceitos e ferramentas que contribuam para o desenvolvimento dos participantes.

O curso foi criado para fornecer às pessoas as habilidades, conhecimentos e estratégias necessárias para alcançar a liberdade financeira e viver uma vida próspera e abundante. Foi desenvolvido também com objetivo de trazer novos associados para a cooperativa e uma das premissas foi realizá-lo de uma forma simples, descomplicada e gratuita.

Desenvolvimento e metodologia

O curso foi aprovado pela diretoria e conselho, sendo produzido pela própria cooperativa por meio da unidade de comunicação e marketing, tendo como local de gravação ou cenário a própria cooperativa.

O curso foi realizado pela diretora administrativa Márcia Berto que é palestrante e Coach especializada em desenvolvimento pessoal e financeiro. Foi realizado um investimento mensal na divulgação do curso através de tráfego pago em mídias sociais. Em média, por mês, se investe R$ 1.000,00 com a divulgação via internet.

O curso é mais procurado por pessoas com idade entre 35 a 44 anos, embora atinja também o público mais jovem e mais velho. Além disso, ele é mais assistido por mulheres.

O curso pode ser acessado tanto por smartphones e computadores/notebooks. Ele abrange uma ampla gama de tópicos financeiros, incluindo:

  • Definição de metas financeiras;
  • Controle financeiro;
  • Gestão de dívidas;
  • Investimento;
  • Planejamento;
  • Mentalidade de abundância e retirada de crenças limitantes.

Além das lições em vídeo, o curso também inclui:

  • Entrega de caderneta para controle financeiro mensal;
  • Interação com os alunos;
  • Suporte por e-mail;
  • Comentários;
  • Certificação.

O curso é adequado para pessoas acima de 18 anos, tanto para cooperados quanto para a sociedade em geral. E ao concluir o curso, os participantes serão capazes de:

  • Gerar controle de um plano financeiro;
  • Gerenciar suas finanças pessoais;
  • Obter conhecimentos básicos para começar a investir.

O curso é gratuito, com linguagem simples para alcançar o maior número de pessoas possível, visando, em sua essência, promover uma mudança no mindset dos participantes, para que possam romper barreiras, hábitos e paradigmas de caráter financeiro em prol de uma vida mais próspera.

Resultados e aprendizados

Atualmente, o curso possui 983 conclusões e certificações e mais de 13 mil acessos. Realizado de forma opcional, ao final do curso, é solicitado que seja respondida uma pesquisa de reação, e na última mensuração, 100% dos respondentes afirmaram que o curso trouxe aprendizados para sua vida, além disso, foi extraído um NPS de 86%. NPS é a sigla para Net Promoter Score. Trata-se de uma pesquisa que avalia a probabilidade de que o cliente indique a empresa para conhecidos e familiares após uma experiência de compra.

Segue abaixo alguns comentários colhidos por pessoas que realizaram o curso:

Contato da Cooperativa

sicoobuniao@sicoobuniaocentrooeste.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Credialto cria programa de educação cooperativa, empreendedora e financeira para jovens de 14 a 16 anos. O Programa Cooperando para o Futuro visa tornar os adolescentes em profissionais preparados para o mercado de trabalho

ESGCOOP

Objetivo: Gerar energia limpa e renovável por meio da biodigestão anaeróbia dos dejetos e resíduos da agroindústria, minimizando os impactos ambientais da atividade de produção de alimentos, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Projetos implantados em função da capacitação: • COOPERATIVA C. VALE Sede: Palotina, Oeste do Paraná Volume produzido: Entre 1500 a 2000 m³/dia para energia elétrica e 1050 m³/hora para uso térmico. Fonte de material utilizado: Dejetos suínos (geração energia elétrica) e efluente industrial de produção de amido de mandioca (uso térmico). COOPERATIVA CASTROLANDA Sede: Castro, Leste do Paraná Volume produzido: 12.593 nm³/dia de metano. Fonte de material utilizado: Lodo biológico ETE, Lodo tridecanter frigorifico, resíduo de batata lavador, glicina vegetal, resíduo de cerveja, ovos, óleo fritadeira, casca de batata, batata frita, farelo de fritadeira, dejetos e carcaça de suínos. COOPERATIVA COPACOL Sede: Cafelândia, Oeste do Paraná Volume produzido: Não possuem informação em volume de biogás gerado. Contudo, nos últimos três meses a geração de energia média com biogás foi de 88.116 kWh/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos de suínos de uma Unidade de Produção de Leitões com 4.300 matrizes. COOPERATIVA FRÍSIA Sede: Carambeí, Leste do Paraná Volume produzido: 86.457 m³/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos e carcaças provenientes da atividade de suinocultura. COOPERATIVA LAR Sede: Medianeira, Oeste do Paraná Volume produzido: 3.126.438,00 metros cúbicos de biogás, convertido em energia elétrica equivalem a 1.334.801 KWh de bioenergia (evitando a emissão de 1.719.540,9 metros cúbicos de gás metano). Fonte de material utilizado: Dejetos suínos. A unidade de produção localizada no município de Serranópolis do Iguaçu (PR) tem 3 biodigestores e produz 52% da energia consumida. Para 2021, a expectativa é produzir 100% da energia elétrica por meio do biogás.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Ao perceber que alguns cooperados da região de Lagoa Grande (MG) não possuíam quantidade suficiente de milho para alimentar o gado, a Coopatos criou o Projeto Silagem. A iniciativa visa fornecer os insumos necessários aos produtores de leite por meio de fornecedores de silagem.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Pensando em melhorar a experiência dos colaboradores, cooperativa cria prêmio para engajar funcionários em projetos de melhorias.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.