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Coopama cria universidade para oferecer capacitação mais personalizada aos colaboradores

Imagem Destaque

2018
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa Agrária de Machado Ltda
3400
368
capacitação, educação, Qualificação, Universidade corporativa
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
A Universidade Corporativa Coopama está estruturada em quatro escolas, com programas focados nas necessidades e lacunas de formação identificadas pela cooperativa. Além do desenvolvimento técnico e operacional, a universidade fortalece a cultura organizacional e consolida o senso cooperativista entre os participantes.

Contexto e desafios

A Coopama é uma cooperativa agrária fundada em 1944 na cidade mineira de Machado, e hoje atua nos setores de café, grãos, nutrição animal, insumos agrícolas e fertilizantes, entre outros. A cooperativa mantém, há alguns anos, iniciativas de capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores, porém as exigências do mercado levaram à criação de um projeto educativo unificado: a Universidade Corporativa Coopama. 

Segundo a cooperativa, o momento atual tem sido marcado por uma concorrência acentuada e complexa, que demanda novos formatos, novas ferramentas e novas metodologias para a educação corporativa e formação contínua. 

Além disso, a transição dos conhecimentos, em especial relacionados ao agronegócio, está cada vez mais rápida, exigindo a formulação de novos saberes ou a renovação dos saberes anteriores para a consolidação do negócio.

Esta combinação de fatores levou à idealização e implantação da Universidade Corporativa Coopama em 2019. O objetivo é que a escola acompanhe a cooperativa de forma perene e contribua para que a Coopama se reinvente continuamente, de acordo com as necessidades de seus cooperados e da sociedade.

Desenvolvimento e metodologia

A Universidade Coopama foi estruturada com quatro escolas diferentes:

  1. Escola de líderes: projeto a ser executado pelo parceiro BASF/M.Prado;
  2. Escola de Vendas e Atendimento: visa a treinar os alunos no jeito de atender e vender da Coopama;
  3. Jeito de Ser Coopama: processo de integração do colaborador e cooperado, no qual são divulgados os valores e a cultura da cooperativa e apresentados os departamentos e serviços oferecidos; 
  4. Escola de Excelência Profissional e Negócios: com foco no aperfeiçoamento, capacitação e formação para o trabalho.

A ideia é que as escolas trabalhem focadas naquilo que é importante para a Coopama, oferecendo roteiros formativos personalizados. Os cursos visam ao desenvolvimento técnico, comportamental e operacional dos alunos, ao mesmo tempo fortalecendo a cultura, ética e conduta e consolidando o senso cooperativista entre colaboradores e cooperados.

A cooperativa lista sete premissas institucionais estabelecidas para a Universidade:

  • Governança e liderança;
  • Alinhamento estratégico;
  • Aprendizado organizacional;
  • Desenvolvimento e capacitação de pessoas;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Ganhos de produtividade;
  • Melhorias nos resultados.

A concepção, o planejamento e a curadoria do projeto são de responsabilidade da área de Recursos Humanos, que também considera como fonte de informação sobre a necessidade das áreas o Comitê Gerencial da Coopama – fórum em que os pares da Gerência de RH podem propor conteúdo.

Para viabilizar o projeto, a área de RH frequentemente recorre a parcerias com fornecedores, instituições de ensino superior, escolas do Sistema S e congêneres. Além disso, para definir os conteúdos produzidos e disseminados pela Universidade Corporativa, o RH recebe aporte teórico ou prático das outras áreas da cooperativa como Comercial, Marketing, Área Agronômica e Financeiro/Controladoria. 

Estão previstos também conteúdos sobre o cooperativismo, aportados pelas associações e organizações do setor. Para tanto, são executadas ações tanto presenciais quanto de Educação à Distância (EAD), por meio da plataforma Google Classroom.

Desenvolvimento do conteúdo

Tudo se inicia com o diagnóstico dos conteúdos a serem ministrados ou competências a serem desenvolvidas, considerando o planejamento estratégico da Coopama, os valores, a missão institucional e os princípios cooperativistas.

Os programas da universidade são impactados pela Avaliação de Desempenho e pela Pesquisa de Clima Organizacional da cooperativa. A primeira ferramenta aponta com precisão as lacunas de desenvolvimento que oportunamente poderão ser preenchidas com as ações da Universidade.

A segunda ferramenta também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento das ações. Outros instrumentos também constituem subsídios importantes para a construção ou disseminação do conhecimento organizacional, tais como: 

  • Feedbacks de pesquisas realizadas com os cooperados;
  • Ações de clientes ocultos;
  • Observações reportadas pelos órgãos gestores da cooperativa, pelos conselhos da cooperativa ou advindos de consultorias externas.

Avaliação e controle

A cooperativa usa duas ferramentas para medir os resultados advindos do projeto de educação corporativa. São elas:

  • Avaliações de Reação - preenchidas pelos egressos dos programas logo após a conclusão dos cursos.
  • Avaliações das áreas beneficiadas pelas ações - breves memorandos, reportando as impressões do líder com relação ao desempenho ou comportamento dos liderados capacitados, realizados após 30 e 90 dias do término dos programas. 

Profissionais da área de Recursos Humanos também realizam, por amostragem, ações de monitoramento e controle.

Resultados e aprendizados

As ações da Universidade Corporativa Coopama se relacionam com três princípios cooperativistas: o quarto, “Autonomia e independência”, o sétimo, “Interesse pela comunidade”, e o quinto, “Educação, formação e informação”.

Os resultados da iniciativa são avaliados a cada final de processo das escolas que formam a Universidade. Na Escola de Líderes, houve avaliações objetivas a distância, nas quais foi analisado o aproveitamento do grupo frente ao conteúdo trabalhado.

Na Escola de Formação Profissional, cada treinamento interno técnico é avaliado com metodologia que envolve gincanas ou provas estabelecidas. Em cada processo, há uma busca constante por melhorias e pela satisfação dos grupos envolvidos, bem como dos resultados obtidos pela Coopama.

Os principais resultados do acompanhamento são apresentados nas reuniões periódicas do corpo de coordenadores e gestores, quando necessário, e são reportados informes sintéticos para a Diretoria.

CONTATO DA COOPERATIVA

Aline Borges, coordenadora de Marketing - aline@coopama.com.br

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