cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cocatrel lança canal oficial de atendimento por WhatsApp

Imagem Destaque

2022
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas - COCATREL
8535
731
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Zap Cocatrel é o canal oficial de atendimento por WhatsApp da cooperativa Cocatrel, permitindo atender de forma prática, rápida e controlada os seus cooperados, clientes e demais interessados.

Contexto e desafios

A Cocatrel cresceu e chegou a mais de 8.000 cooperados. É impossível atender todos ao mesmo tempo de forma presencial ou telefônica. Novas ferramentas surgiram e os cooperados, como qualquer outro brasileiro, utilizam a ferramenta de conversa WhatsApp.

No início fluiu muito bem, mas com a procura crescente de atendimento por este canal, foram disponibilizados diversos números diferentes para se atender por WhatsApp, impedindo um controle de qualidade efetivo. Um mesmo cooperado possuía em sua agenda quase dez telefones diferentes para falar na Cocatrel via WhatsApp.

A criação do Zap Cocatrel teve por objetivo centralizar essa demanda, ou seja, um único canal oficial, que com apoio de ferramentas inovadoras permitiu que diversos setores atendam no mesmo contato, que pode ser canalizado para qualquer departamento selecionável, como Venda de café, Financeiro, Laboratório, Lojas, Cadastro entre outros, gerando praticidade ao cooperado e controle de qualidade para a cooperativa. Desta forma, é possível também monitorar o atendimento.

Desenvolvimento e metodologia

O Zap Cocatrel é um contato de WhatsApp como todos os outros, mas com o apoio de ferramentas de gestão de atendimento autorizadas pela Meta (dona do Facebook e WhatsApp). Há diversos setores e departamentos atendendo no mesmo contato, garantindo acesso rápido e prático para os cooperados e os diferentes serviços da cooperativa.

Para utilizar basta o cooperado mandar uma mensagem para o número (35) 3266-8200. O início do atendimento é através de um bot simples, que perguntará se é um produtor rural ou terceiros. Desta forma, os serviços ofertados são separados. A gama maior é voltada ao produtor.

Além disso, através do Zap Cocatrel são disparados diversos avisos e informações de relevância ao cooperado de forma segura e transparente.

No Zap Cocatrel, o produtor pode acessar os serviços de:

  • Informações e serviços de Café e Grãos (venda, extratos, adiantamentos);
  • Lojas Cocatrel (cotações, disponibilidade de produtos etc.);
  • Financeiro (boletos, crédito, acertos etc.);
  • Assistência Técnica (dúvida, solicitar visitas etc.);
  • Cadastro (novo associado, baixa, atualização etc.);
  • Torrefação;
  • Oficina;
  • Laboratório;
  • Feiras;
  • Aluguel de Máquinas;
  • Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogios etc.).

Além disso, no Zap Cocatrel, terceiros podem acessar os serviços de:

  • Informações e serviços gerais da cooperativa;
  • Lojas Cocatrel (cotações, disponibilidade de produtos etc.);
  • Financeiro (boletos, crédito, acertos etc.);
  • Cafeterias e Loja Online;
  • Vagas de emprego;
  • Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogios etc.);

A criação e gestão do Zap Cocatrel fica a cargo da área de atendimento e relacionamento, sob a coordenação de Kelvin Vieira.

Resultados e aprendizados

Foi realizada a diversificação das áreas de atendimento, com acesso aos setores de café, plano de saúde, departamento técnico, armazém, financeiro e suporte geral ao cooperado.

Também foi criado um padrão de atendimento no WhatsApp para cooperados e terceiros e uma comunicação ativa frequente nos grupos com os cooperados.

O resultado foi um crescimento de 149% ao longo de 2022 no número de atendimentos, gerando qualidade e segurança. Em 2023, os atendimentos pelo canal cresceram 495%, chegando a 25.000 atendimentos.

Todos os atendimentos são avaliados, sendo 4,71 a nota de avaliação média dos atendimentos de 2023 numa escala de 0 a 5. Além disso, foram recebidas 739 avaliações de feedback, com 97% das notas entre 4 e 5.

Contato da Cooperativa

presidencia@cocatrel.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Restauração e preservação de nascentes
ESGCOOP

Restauração e preservação de nascentes

Projeto: Olho D´Água Objetivo: Restauração de nascentes localizadas nas propriedades dos cooperados, na área de atuação da Cocari, presente nos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, visando suprir as necessidades domésticas e agropecuárias, além da proteção, preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos, da fauna e da flora local. Resultados: Em 2021 o projeto alcançou a marca histórica de 1.000 nascentes recuperadas, comemorada no dia 28 de julho, Dia do Agricultor; Com a restauração, a vazão de água da nascente aumenta e se torna límpida, protegida e própria para o consumo; Projeto premiado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura; Desde 2014 recebe o selo Chico Mendes de preservação; Em 2014, conquistou o troféu Cooperativa do Ano, em premiação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Em 2019, recebeu o troféu Onda Verde – Prêmio Expressão de Ecologia, criado pela Editora Expressão, em 1993; É uma referência para outras instituições e municípios que procuram a Cocari, para aprender a técnica de restauração.

Unimed Juiz de Fora cria jogo para preparar equipe para novo planejamento estratégico
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Juiz de Fora cria jogo para preparar equipe para novo planejamento estratégico

Evento Play - Desafio de Estratégia teve participação de mais de cem funcionários em uma série de desafios lúdicos e gamificados, que visavam a disseminar conhecimento sobre estratégia e incentivar o engajamento da equipe. O time vencedor foi premiado e participou da elaboração do planejamento estratégico seguinte.

Sicoob Credicom promove Encontro de Negócios para capacitar cooperados e melhorar imagem da cooperativa
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Credicom promove Encontro de Negócios para capacitar cooperados e melhorar imagem da cooperativa

Sicoob Credicom promove encontro quadrianual para capacitar cooperados e ampliar conhecimento sobre os resultados, os produtos e as ações da cooperativa. O evento ajudou a melhorar a imagem da instituição e o relacionamento com os associados.

Grupo Cafeína da Cocatrel traz conhecimento, informações e empoderamento para as mulheres produtoras de café da região de Três Pontas em MG
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Grupo Cafeína da Cocatrel traz conhecimento, informações e empoderamento para as mulheres produtoras de café da região de Três Pontas em MG

O grupo Cafeína é composto por mulheres, cooperadas ou com vínculos - como esposas e filhas, que surgiu do seguinte propósito: fidelização e preparação para governança, fazendo uso do melhor perfil da intuição e multifuncionalidade femininas por meio do empoderamento e da disponibilização de conhecimento e informação específica gerados neste programa.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.