cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café

Imagem Destaque

2024
Sudeste
Agropecuário
Não
Coopfam (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região)
Resíduos Sólidos
ESGCOOP
Ambiental
Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.

A Coopfam (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região) foi fundada em 2003, tendo como origem a Associação dos Pequenos Produtores de Poço Fundo, ativa desde o início dos anos 90. Produzir café de qualidade e certificado por meio da agricultura sustentável é o grande diferencial da cooperativa mineira. Um exemplo disso é o projeto de gestão de resíduos da Coopfam, que integra a cafeicultura à economia circular, que visa evitar desperdícios e devolver os materiais ao ciclo produtivo. A iniciativa tem o objetivo de dar destino aos resíduos do processo industrial da torrefação da cooperativa com soluções alternativas e sustentáveis, estimulando a economia circular por meio da logística reversa. “Dividimos nossos resíduos em: orgânicos, recicláveis, eletrônicos, mecânicos e domésticos. Para tal divisão, a Coopfam criou um espaço aberto a toda comunidade chamado Ecoponto e incentiva que todo município faça a separação correta dos resíduos através de conscientização nas escolas e redes sociais”, narra Carlos Eduardo Garcia, gestor ambiental da Coopfam.  

Resíduos de valor

Os resíduos orgânicos gerados na indústria de torrefação, como palhas, cafés vencidos e amostras a serem descartadas são destinados aos cooperados que se cadastram no projeto a fim de usá-los como insumos agrícolas no processo de adubação de suas terras. Já os resíduos recicláveis, por outro lado, são separados e destinados à usina de reciclagem de Poço Fundo. A Coopfam já contribuiu com ações de capacitação dos coletores e melhorias na infraestrutura da usina. Além disso, o lixo eletrônico é armazenado em caixas de coleta e destinado a empresas que fazem o reuso ou o descarte adequado desses materiais. “Estamos iniciando uma parceria com um comprador de resíduo eletrônico que reverterá recursos para mais ações ambientais”, adianta Garcia. Por fim, resíduos mecânicos e domésticos também fazem parte das práticas sustentáveis da Coopfam, seja por meio da venda para empresas que fazem o reaproveitamento dos materiais ou por meio da coleta seletiva.  

Conscientizando a comunidade e protegendo o ambiente

A Coopfam também trabalha em prol da conscientização dos cooperados para impulsionar a coleta seletiva. Isso ocorre com ações de educação ambiental e a oferta de kits de coleta seletiva aos associados. Os recicláveis separados são alocados para as seis casinhas de coleta seletiva construídas pela cooperativa em diversos bairros rurais. “Com esse trabalho, conseguimos ter algumas reduções de custos, como, por exemplo, na negociação dos equipamentos ou peças defeituosas. Também gerenciamos nossos resíduos evitando que eles sejam descartados de forma inadequada, conscientizamos nossos cooperados, cooperadas e comunidade através de campanhas, eventos de coletas e locais onde podem destinar os resíduos”, explica Garcia. A fim de evitar o descarte irregular de elementos poluentes, a cooperativa lidera campanhas de coleta de embalagens de agrotóxico em parceria com a Prefeitura de Poço Fundo. Outros potenciais poluentes, como pilhas e lâmpadas, também são coletados e têm a destinação adequada.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicoob Credimepi se dedica à melhoria contínua por meio de seus Agentes de Eficiência, de modo a reduzir os desperdícios, simplificar os processos, minimizar os riscos e custos, bem como elevar a competitividade da Cooperativa
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Credimepi se dedica à melhoria contínua por meio de seus Agentes de Eficiência, de modo a reduzir os desperdícios, simplificar os processos, minimizar os riscos e custos, bem como elevar a competitividade da Cooperativa

Os "Agentes de Eficiência" desempenham um papel fundamental na organização, ao assumirem diversas responsabilidades. Entre elas, destacam-se a construção e atualização de fluxos operacionais, a implementação de melhorias, a facilitação da rotina de trabalho, a gestão do conhecimento, a promoção de uma cultura de redução de desperdícios e simplificação de processos, além da redução de riscos e custos, e o aumento da competitividade da Cooperativa. Nesse contexto, a equipe de Eficiência em Processos coordena e supervisiona a implementação dessas iniciativas. Logo, sua atuação é essencial para garantir o sucesso do programa e contribuir diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos do Sicoob Credimepi.

Protagonismo sustentável
ESGCOOP

Protagonismo sustentável

-

Projeto Vida Segura Cocamar reduz acidentes graves e dissemina cultura de prevenção
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Projeto Vida Segura Cocamar reduz acidentes graves e dissemina cultura de prevenção

Ação da cooperativa paranaense prevê a formação de grupos de trabalho para divulgar e implementar as regras de segurança ocupacional e as consequências das infrações, bem como criar uma cultura de segurança e prevenção em todas as áreas da operação.

Unimed-BH: indicadores instigam melhorias para os médicos cooperados
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH: indicadores instigam melhorias para os médicos cooperados

O programa Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais (GUIA) proporciona informações para que os cooperados possam avaliar seu desempenho. A ferramenta disponibiliza dados gerais e específicos em plataformas digitais. Só nos primeiros nove meses no ar, o GUIA foi acessado por mais da metade dos cooperados.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.