Cooperação ambiental entre lavoura, pecuária e floresta
Equilíbrio e harmonia são as palavras-chave quando o assunto é meio ambiente. Pensando em formas de aliar sustentabilidade e rentabilidade, uma das maiores cooperativas agropecuárias do país, a paranaense Cocamar, enxergou há mais de duas décadas a importância de aliar produtividade com responsabilidade socioambiental. Desde então, desenvolve projetos na área que lhe garantem reconhecimentos nacionais e internacionais no mercado da sustentabilidade.
Entre as iniciativas desenvolvidas pela Cocamar, destaca-se a integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) —
estratégia que utiliza diferentes sistemas produtivos dentro de uma mesma área para prevenir o esgotamento do solo e reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE) na atmosfera. De quebra, a diversidade da produção aumenta a segurança financeira do cooperado, que passa a contar não com uma, mas com várias fontes de renda que se complementam ao longo do ano.
Implementado por 220 cooperados em 210 hectares, o modelo de iLPF da cooperativa provou que a soja, o gado e os eucaliptos podem conviver em harmonia no campo. A plantação ajuda a “reformar” o solo degradado e proporciona um pasto de inverno de alta qualidade em um momento crítico para o produtor com a chegada do frio. Os resultados são surpreendentes!
Na região em que a Cocamar atua (principalmente a região noroeste do Paraná), o processo de integração ajudou na correção de solo, calagem e adubação. Nas propriedades que aderiram ao programa, a produção média é de 45 sacos de soja por hectare e mais 8 arrobas durante o período de pastejo — uma composição que pode aumentar o faturamento da propriedade em 10 vezes.
Para garantir a sustentabilidade e eficácia do projeto, a Cocamar conta com uma equipe de engenheiros agrônomos altamente capacitada para prestar assessoramento técnico aos cooperados. Eles ajudam esses produtores a entender como a plantação de soja — principal cultura usada na região — pode incrementar e potencializar a produtividade de suas terras sem afetar o meio ambiente. Sem falar que a integração promove a diversificação das atividades econômicas na propriedade e minimiza os riscos de frustração de renda por eventos climáticos ou por condições de mercado.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: A Ação de Cooperação para o Meio Ambiente promoveu uma série de iniciativas de conscientização e promoção da sustentabilidade em municípios de Santa Catarina e Minas Gerais. ODSs: 4 - Educação de qualidade 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Resultados: Diversas atividades foram propostas para que as comunidades onde a Cresol Transformação atua se engajassem em ações sustentáveis. Nove municípios estiveram no escopo da ação, com iniciativas que levaram em conta as necessidades de cada comunidade. A Cresol Transformação estima que mais de 1000 pessoas foram diretamente impactadas pelas atividades realizadas durante a Ação de Cooperação para o Meio Ambiente. Mais de 200 árvores foram plantadas e muitas outras entregues para associados e a comunidade escolar participou das atividades de conscientização.
Há 12 anos, a Sicredi Integração MT/AP/PA desenvolve o projeto "Recuperando Nascentes" para revitalizar fontes de água em áreas rurais através do reflorestamento e engajamento comunitário. Com mais de 145 mil árvores plantadas por voluntários, a iniciativa recupera a biodiversidade, sequestra carbono e garante a preservação dos recursos hídricos para milhares de pessoas, transformando produtores rurais em protagonistas da conservação ambiental.
Com R$ 451 mil em crédito do Sicoob Confiança, um produtor rural em Marechal Cândido Rondon (PR) transformou uma área abandonada em uma piscicultura de tilápias 100% autossustentável. O projeto utiliza energia solar para zerar os custos energéticos, integra a produção com a cooperativa C.Vale para garantir a comercialização e se tornou uma referência de economia circular, gerando renda e recuperando o meio ambiente.
diante dos desafios específicos enfrentados pelos produtores agropecuários de sua região, a COOPERNORTE montou um centro de pesquisa para apoiar decisões produtivas mais sustentáveis e assertivas.