cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS NEGÓCIOS

Roberto Rodrigues recebe importante prêmio internacional

O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês) anunciou ontem, 10 de abril, em Cracóvia, Polônia, os vencedores do Prêmio “Distinguished Service Award”, considerado a mais alta honraria concedida pelo movimento mundial das cooperativas de crédito. Entre os premiados está o cooperativista Roberto Rodrigues que soma, dentre seus inúmeros títulos, os de ex-ministro da Agricultura e ex-presidente do Sistema OCB.

Por quase 30 anos a WOCCU tem concedido o “Distinguished Service Award” (DSA) a pioneiros que envidaram esforços para o fortalecimento do movimento internacional do cooperativismo de crédito. Pessoas cuja missão em expandir e fortalecer a inclusão financeira para além de seus países merece o mais prestigioso reconhecimento. O DSA não é uma premiação anual; mais que isto, é concedido com base em realizações comprovadas e merecimento dos candidatos de acordo com a avaliação da Comissão Julgadora. Manfred Dasenbrock, presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ – que ocupa hoje o cargo de secretário-geral da Woccu -, fez parte do grupo que coordenou a premiação. “O reconhecimento de Roberto Rodrigues se deve ao grande trabalho que faz para o desenvolvimento do cooperativismo, não só do Brasil, como também do mundo. É um grande interlocutor das cooperativas em outros países, sempre trabalhando como promotor do desenvolvimento do setor”, afirmou Dasenbrock

Foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) nos mandatos de 1985 e de 1991; e Presidência da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), de 1997 a 2001. Entre as realizações está a coordenação dos trabalhos que levaram à autogestão do sistema cooperativista, por meio das conquistas obtidas junto à Constituição de 1988, alcançadas pela Frente Parlamentar Cooperativista, estimulada por ele, então presidente da OCB.

Seu destaque não se limita ao cenário cooperativista mundial, estendendo-se, também, às áreas acadêmica e agrícola. Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ USP em 1965, com cursos de aperfeiçoamento em administração rural e título de Doutor Honoris Causa pela UNESP, no campo acadêmico, é coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP.

No currículo de Rodrigues estão os títulos de membro do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP; ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006); presidente da Associação Brasileira de Agribusiness – ABAG e da Sociedade Rural Brasileira – SRB; secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo; e coordenou o setor privado no Fórum Nacional da Agricultura. Além disso, é ex-membro da Fundação de Estudos Agrários

Luiz de Queiroz – FEALQ, do Conselho Assessor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, do Conselho Estadual da Ciência e Tecnologia – CONCITE, do Conselho de Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo – medicineoffer.com EAESP FGV, do Alto Conselho Agrícola do Estado de São Paulo, do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, do Centro de Conhecimento em Agronegócios – PENSA e do International Food and Agribusiness Management Association – IAMA, entre outros.

O prêmio será entregue em julho, em cerimônia a ser realizada durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, em Denver, nos Estados Unidos.

Woccu – O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito promove o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito ao redor do mundo. Seus programas de assistência técnica introduzem novas ferramentas e tecnologias para fortalecer o desempenho financeiro das cooperativas de crédito e aumentar o seu alcance. O Conselho Mundial implementou mais de 290 programas de assistência técnica em 71 países. São 57 mil cooperativas de crédito em 103 países, que atendem 208 milhões de pessoas.

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.