Colaboradores da Coapa aprendem a classificar e armazenar soja e milho
Pedro Afonso (2/2) – Dentro de sua política de profissionalizar constantemente seus colaboradores e, consequentemente, melhorar a prestação de serviços a cooperados e parceiros comerciais, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e o Sescoop-TO realizaram de 28 a 30 de janeiro, o curso “Classificação Soja e Milho e Armazenagem de Grãos”.
Foram capacitados 19 profissionais que atuam no armazém da cooperativa, em Pedro Afonso, onde as atividades foram desenvolvidas.
A capacitação, com carga horária de 24 horas, foi ministrada pela engenheira de alimentos e segurança do trabalho, Cândida Bosich. A especialista abordou temas como legislação da agricultura e definição de grupos, classes e tipos de grãos. A maior parte do curso foi voltada para atividades práticas, onde os participantes aprenderam a selecionar defeitos, qualificar e identificar características dos grãos, emitir laudos técnicos e noções úteis durante o recebimento, secagem, armazenagem e expedição dos grãos.
Segundo a instrutora, a vantagem do curso para o produtor é que ele conta com uma classificação dentro dos padrões exigidos por órgãos de fiscalização e pelo mercado exportador, o que permite agregar valor ao seu produto.
Conforme o supervisor administrativo operacional da unidade de grãos, Michel Douglas Ramos da Silva, com a capacitação os colaboradores estão ainda mais preparados para atender bem os clientes do armazém. Bruno Renato Pereira Barros trabalha há quase dois anos na unidade de grãos da Coapa e ficou satisfeito com a capacitação. “Com os conhecimentos que adquiri sinto que estou mais preparado para trabalhar”, comentou.
Já o colaborador Joel Alves Evangelista, que atua como classificador de grãos há seis anos, sendo um ano e meio na Coapa, disse que o curso serviu para reciclar seus conhecimentos, contribuindo para seu desempenho na Safra 2014/2015. (Assimp Coapa)