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A equipe da Expedição Safra, formada por jornalistas e técnicos, desembarcou semana passada na Índia, onde passará duas semanas conhecendo o sistema de produção de grãos, a logística e o potencial de consumo do país de 1,2 bilhão de habitantes.
O roteiro integra a última viagem do projeto no ciclo 2012/13, que percorre todos os anos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Paraguai. De acordo com o analista técnico e econômico do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, que participa da viagem à Índia, as visitas estão sendo proveitosas, com muitas discussões sobre a realidade indiana.
“Estamos tentando entender um pouco sobre esse país, formado por imensos contrastes de pobreza e riqueza e, principalmente, de respeito e não violência diante do caos do trânsito e da situação de miséria da maioria da população”, conta Mafioletti.
Visitas – Ainda segundo ele, a Expedição Safra esteve na Bardoli, uma cooperativa de produção de açúcar, fundada em 1956, nove anos após a libertação da Índia do domínio dos ingleses. “Desde o início, tem 5.600 cooperados e processa atualmente 850 toneladas por dia. Ao todo são 25 mil hectares de área plantada. Em média, cada cooperado cultiva 4 hectares de cana de açúcar, com produtividade média de 70 toneladas por hectare”, informa ele. “Nessa semana, vamos visitar uma cooperativa de leite que possui 5 milhões de cooperados”, acrescenta.
Porto – A equipe esteve ainda no maior porto da Índia, em Mumbai, que movimenta 4,5 milhões de contêineres por ano. “Para efeito de comparação, os portos brasileiros movimentam 3,1 milhão de contêineres em Santos, 1,1 milhão em Itajaí e 750 mil em Paranaguá”, afirma Mafioletti. .
Dia de campo – Neste domingo, os jornalistas e técnicos estiveram em Indore, no estado Madashya Pradesh. Eles participaram de um dia de campo com 150 produtores de soja, onde houve troca de experiências e os produtores demonstram muita curiosidade sobre a produção no Brasil. Depois, a equipe foi à propriedade do maior produtor da Índia, que possui 27 hectares.
“Ele equivale, no Brasil ao Erai Maggi, que planta 300 mil hectares de soja. A diferença entre as duas realidade é grande, mas a visita foi muito positiva. Lá, nós também conhecemos a produção de milho, mamão e limão. Em média, os produtores na Índia possuem 2 hectares e alcançam produtividade média de 1,5 t/ha nos 10 milhões hectares cultivados no país”, ressalta o analista da Ocepar.
“A experiência está sendo fantástica”, afirma ainda. Nessa semana, a Expedição Safra irá conhecer instituições de pesquisa e uma associação de processamento de soja, também em Indore. Em Nova Deli, o grupo visita a Embaixada do Brasil.
Opinião – O jornalista Giovani Ferreira também fala sobre a viagem da Expedição Safra à Índia, em artigo publicado na edição desta segunda-feira do Informe Paraná Cooperativo. (Ascom Sistema OCEPAR)
Brasília (26/08) – Com o objetivo de atualizar técnicos e analistas do Sistema OCB a respeito de assuntos inerentes ao universo sindical tais como sua estrutura, os conflitos de representação e sua mediação e, ainda, aspectos políticos da contribuição a sindicatos, será realizada a 1ª Capacitação Sindical 2013. O evento é uma realização da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e acontece no dia 29/08 (próxima quinta-feira).
Os assuntos serão abordos pelos especialistas em Direito Coletivo, Paulo Roberto da Cruz e Luiz Alberto Matos dos Santos. Todo o conteúdo será disponibilizado por meio de videoconferência, a ser transmitida ao vivo, a todas as unidades estaduais. Os participantes receberão certificados.
Programação*:
9h às 13h – Estrutura sindical: sindicato, federação e confederação; abrangência, territorialidade, representatividade, conflitos de representação; aspectos de autocomposição e mediação; análise das portarias nº 326/13 e nº 186/08 do Ministério do Trabalho e Emprego.
13h às 14h - almoço
14h10 às 18h – Aspectos políticos da contribuição sindical e atualidades; certificado digital e simulação on line.
Para obter mais informações, o interessado deverá entrar em contato com a CNCoop por meio do email:
* É importante destacar que o início da transmissão obedecerá ao horário oficial de Brasília.
Brasília (26/08) – O Conselho Consultivo do ramo Educacional pretende realizar um raio-X nas cooperativas que compõem o setor. Para isso, as perguntas e ferramentas de compilação de dados de um questionário que será aplicado a partir do dia 2 de setembro, foram apresentadas nesta sexta-feira, dia 23/08, durante a reunião ordinária do Conselho Consultivo. A reunião aconteceu na sede do Sistema OCB, em Brasília-DF, e contou com a participação 16 pessoas. Oito estados enviaram seus representantes e unidade nacional disponibilizou analistas para repassar informações a respeito do andamento das atividades interentes ao ramo, no âmbito nacional.
Esse diagnóstico pretende conhecer as necessidades mais urgentes. Para isso, foi dividido em duas fases. A primeira será realizada em setembro em todos os estados brasileiros. O resultado deve ser divulgado no mês de outubro. Já o segundo questionário deve ter sua aplicação iniciada ainda em novembro, com foco em duas demandas muito fortes das cooperativas educacionais: o acesso a financiamentos e questões inerentes à tributação. Os dados consolidados desta fase devem ser publicados em dezembro.
Importância – As informações obtidas com as pesquisas subsidiarão o Sistema OCB na apresentação do ramo educacional ao Governo Federal, especialmente ao Ministério da Educação. Também serão utilizados na formulação de uma política efetiva de reconhecimento social e, também para que essas cooperativas sejam claramente diferenciadas das empresas escolares. “Nosso objetivo é mostrar ao MEC quem são as cooperativas do ramo educacional, já que, atualmente, o governo federal as enxerga como escolas privadas. Isso dificulta muito o acesso a programas como o ProUni, Alimentação Escolar (PNAE) e, até mesmo, a recursos do FNDE, por exemplo”, explica o representante nacional do ramo, Ricardo Lermen.
Números - Atualmente, o Sistema OCB registra 299 cooperativas do ramo educacional. Juntas, elas reúnem cerca de 60 mil e cooperados e empregam a aproximadamente quatro mil pessoas.
Durante a 28ª Conferência Regional acontecerá o Congresso Continental de Direito Cooperativo. O evento será restrito e dirigido especialmente a juristas cooperativos do continente e a professores, estudiosos sobre o assunto e funcionários de entidades públicas relacionadas com o cooperativismo.
Os participantes da 28ª Conferência Regional que quiserem participar do Congresso Continental de Direito Cooperativo e tenham as qualificações necessárias poderão participar sem custos extras. Já aos especialistas que desejam participar somente do Congresso Continental de Direito Cooperativo, sem participar da Conferência Regional, poderão fazê-lo, pagando a seguinte taxa de inscrição:
Inscrição do Congresso Continental Cooperativo
-Participantes hospedados no hotel sede: US$ 100
-Participantes hospedados em outros hotéis: US$ 200
-Para participantes inscritos na conferência Regional não há custo adicional:
Inclui:
-Direito de participar do congresso;
-Inauguração na conferência Regional y no coquetel inaugural;
-Lanches e almoços durante os dias do congresso;
-Tarifa Especial no hotel sede.
Informações adicionais:
COMO SE INSCREVER?
Clique aqui e fique sabendo
PROGRAMA do Congresso Continental de Direito Cooperativo
Local: Hotel Jequití Mar - Guarujá (SP), Brasil.
Data: 8 a 10 de outubro de 2013.
TEMAS:
1. Marco regulatório para as cooperativas da América Latina;
2. Tributação no setor cooperativista;
3. Capital e financiamento das cooperativas;
4. O ato cooperativo e a defesa do consumidor e da concorrência;
5. As cooperativas de trabalho associado;
6. Relação entre Estado e Cooperativa.
Terça-feira (dia 8)
-10h às 18h: Inscrições e retirada de documentação (identificação)
-19h: Abertura/ participação na inauguração da 28ª Conferência Regional da Aliança Cooperativa Internacional das Américas;
-20h30 às 22h – Coquetel de boas vindas.
Quarta-feira (dia 9)
-9h às 10h: Ato Inaugural e palestras com:
-Presidente da Comissão Organizadora, Representantes locais, Representantes das entidades patrocinadoras e com o presidente da ACI Américas;
-10h às 10h30: Apresentação do Plano para a Década Cooperativa “Marcos legais”
-10h30 às 11h: Coffee Break (intervalo)
-11h às 13h: Trabalho das Comissões
-13h às 15h: Almoço
-15h às 18h: Trabalho das Comissões
-18h às 18h15: Intervalo (Cofee break)
18h15 às 19h30: Sessão Plenária. Painel de convidados especiais: “O Direito Cooperativo na Europa. Situação e perspectivas”.
Quinta-feira (dia 10)
9h às 10h15: Sessão Plenária. Painel “O Direito Cooperativo no Continente: Desafios e mudanças”.
10h15 às 10h30: Coffee Break (Intervalo)
10h30 às 13h: Trabalho das comissões;
13h às 15h: Almoço
15h às 18h: Trabalho das Comissões. Elaboração de relatos
18h às 18h30: Coffee Break
18h30 às 19h: Sessão Plenária: Apresentação do Manual Internacional das leis referentes a Cooperativas (Handbook of International Cooperative Law)
19h às 19h45: Relato das Comissões
Encerramento do evento
Brasília (26/08) - A Semana Internacional do Café será um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro em 2013 e, por isso, o Sistema OCB não poderia ficar de fora. Programada para o período de 9 a 13 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), a Semana também receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil. Ela se insere nos esforços de internacionalização do estado empreendidos pelo Governo de Minas, que vem alcançando bons resultados em acordos bilaterais, atração de investimentos e fomento ao turismo.
A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Sistema OCB, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae, OIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Café Editora.
OIC - A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber a reunião de 50 anos da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira – maior produtor mundial do produto.
Na reunião da OIC, Chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater a produção e os rumos do mercado de café. Os membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.
A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, dando melhores condições a todos os participantes do setor. Os países membros (produtores e consumidores) podem discutir as principais questões e dificuldades do comércio internacional do café e desenvolver as políticas e soluções apropriadas.
Por exemplo, no caso da crise dos preços baixos que abalou o setor entre 2000 e 2004, a OIC desenvolveu uma metodologia para melhorar o equilíbrio da oferta e da demanda mundiais, nela incluindo a promoção de iniciativas para expandir o consumo, a melhoria da qualidade e o estabelecimento de um programa de diversificação. Este, por sua vez, podia incluir ações para projetos específicos, com o objetivo de gerar receitas complementares para os cafeicultores, através, por exemplo, da introdução de novos cultivos sem a eliminação da cafeicultura propriamente dita.
Espaço Café Brasil - O Espaço Café Brasil, que em sua 8ª edição chega pela primeira vez a Minas, é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira, ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Evento)
A feira em números *
6.500 visitantes de 18 países;
110 marcas expositoras, gerando cerca de 10 milhões em negócios*;
35 lançamentos de produtos e serviços;
+ de 10.000 cafés servidos por mais de 80 baristas e profissionais;
+ de 30 compradores internacionais;
90 horas de conteúdo e debates para mais de 2.000 pessoas;
40 workshops e palestras com as principais cabeças do mercado;
14 sessões de cupping, mais de 400 xícaras provadas;
42 amostras recebidas para Coffee of theYear Brasil & Rodada de Negócio;
500 mil em negócios gerados na venda direta entre comprador e produtor;
15 reuniões One to One, conectando torrefadores e produtores;
55 artigos e matérias publicadas nacionalmente;
30 mil visitantes únicos no site da feira, com mais de 70 mil páginas visualizadas;
*Dados referentes a 2012
Informações
www.semanainternacionaldocafe.com.br
www.espacocafebrasil.com.br
O mês de agosto é dedicado aos ajustes no orçamento e no plano de trabalho do Sescoop/PE, de forma a facilitar a organização dos eventos do próximo semestre. No dia 20/08, aconteceu a reunião do conselho, com o objetivo de avaliar a proposta de reformulação.
Os ajustes sugeridos para o segundo semestre de 2013 foram aprovados sem ressalvas pelos membros do conselho, incluindo a execução de um projeto especial, o Fundecoop 17/2013, que será executado pelo Sescoop/PE, conforme resolução 1.054/2013 do Conselho Nacional do Sescoop. O projeto, custeado pela unidade nacional, busca viabilizar capacitações a cooperativas de Crédito do Estado do Maranhão, atualmente sem possibilidades de realizar contratações.
Dentre os eventos previstos para o segundo semestre, encontram-se o 28º Encontro Estadual do Cooperativismo Pernambuco, que acontece em Gravatá/PE, a IV Gincana Multicultural do Programa Cooperjovem, em Pesqueira/PE, e a Mini-Maratona do Cooperativismo, realizado em parceria com a cooperativa Credipajeú, em São José do Egito/PE.
As cooperativas devem ficar atentas para propor eventos e cursos para o ano de 2014. O Sescoop/PE fecha, no mês de outubro, o plano de trabalho do ano seguinte e, para serem implementados em 2014, os projetos devem ser encaminhados até setembro. Informações (81) 3032-8300. (Sistema OCB/PE)
A grande onda que já se levanta em todo o Brasil chegou ao Tocantins e vai levar solidariedade e transformação para as comunidades de Palmas, Araguaína, Paraíso, Pedro Afonso, Formoso do Araguaia e Cristalândia. É o Dia de Cooperar, conhecido nacionalmente como ‘DIA C’, que acontece no próximo dia 14 de setembro, com diversas ações de voluntariado seguintes áreas: jurídica, cultura, saúde e educação.
O objetivo de cada ação é promover e estimular a integração de todas as cooperativas, cooperados, colaboradores e familiares, e a sociedade em geral, em um grande movimento de solidariedade cooperativista. Até esta semana, 15 cooperativas aderiram ao movimento e pretendem levar mais de 800 pessoas para os bairros e instituições doando-se numa enorme corrente do bem.
“Estamos surpresos com o resultado positivo desta mobilização. Para se ter uma ideia só em Pedro Afonso já são mais de 300 pessoas que serão voluntários no Dia C, as pessoas estão sentindo vontade de se doar, de participar e isso é muito bom”, declarou Ricardo Khouri, presidente do Sistema OCB/ TO.
O presidente da OCB/TO deixou um convite: “quem tem o dom de ajudar e mora onde haverá mobilização junte-se a nós, procure a cooperativa de sua cidade e venha trabalhar pelo próximo, pela comunidade”.
Ações - A maioria das ações já foi definida em reuniões com o Grupo Gestor do Dia C em cada município. Ficando da seguinte forma:
* Palmas - Cooperativas; Unimed Palmas, Sicredi, Unicred, Coopsget, Coopanest e SicoobCredipar;
- Manhã de recreação nas Escolas Municipais Maria Rosa e Pastor Paulo Leivas Macalão com oficinas educativas e profissionalizantes; Espaço Saúde com testes de glicemia e aferição de pressão, instruções sobre saúde da mulher e alimentação saudável; espaço cinema, com exibição de filmes infantis e atividades recreativas;
- Atividades no Centro de Convivência do Idoso com cabeleireiros, manicures, massagistas e seresta musical.
Pedro Afonso
Cooperativas: Coapa, Coed e Sicredi
- Campanha de arrecadação de materiais de construção e mobilização de mão-de-obra voluntária para construir um espaço multiuso para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE);
- Apoio na implantação de viveiro de mudas no Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA);
- Entrega de brinquedos pedagógicos e livros para a Creche Municipal Mundo da Criança, em Bom Jesus do Tocantins.
* Araguaína - Cooperativas; Vallecoop, Unimed Araguaína, Coopermotos e Unicred
- Manhã recreativa com crianças (brinquedos e jogos);
-Realização de atendimentos de saúde: com aferição de pressão e teste de glicemia;
- Atendimento jurídico: orientações para a comunidade sobre questões ligadas ao ramo do direito;
- Ações de Educação, com palestras sobre drogas, educação no trânsito e alimentação saudável.
* Formoso do Araguaia - Cooperativa: Coopefa
- Durante a semana que antecede o Dia C, a cooperativa realizará palestras educativas para pais, professores e alunos sobre o cotidiano familiar e escolar. As ações serão finalizadas com atividades recreativas e doação de sopão em comunidade do município.
* Cristalândia - Cooperativa: Coopercristal
- Atividades pela manhã no Centro de Convivência do Idoso.
Conceito - O Dia C é um projeto de abrangência nacional desenvolvido por diversas unidades estaduais do Sistema OCB. Como estratégia de promoção do sétimo princípio cooperativista – Interesse pela Comunidade, o projeto se destina a realização de ações de voluntariado e cooperação entre as cooperativas, seus cooperados, colaboradores e familiares em prol da comunidade ao qual está inserida. (Assessoria de Imprensa do Sistema OCB/TO)
Brasília (23/08) - Os membros do grupo de implantação do Código Florestal, do qual o Sistema OCB faz parte, se reuniram nesta semana para obter um panorama a respeito da implementação do Cadastramento Ambiental Rural (CAR). Dada a importância do tema, a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, tem acompanhado todas as reuniões sobre o cadastro.
Além dos sistemas, os estados apresentaram os arranjos institucionais e parcerias desenvolvidos para atingir a meta de cadastrar todas as propriedades no prazo estabelecido pela Lei n° 12.651/12. “O fato de conhecer os sistemas que serão implantados nos diversos estados é fundamental para contribuirmos com o aprimoramento e com a divulgação da ferramenta entre as cooperativas e seus cooperados, o que facilitará a tomada de decisão”, avalia o analista técnico do Sistema OCB, Marco Olívio Morato.
Bancos – O CAR é uma das estratégias do governo federal para assegurar o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil e tem sido acompanhado com atenção. Tanto que na última quarta-feira, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, participou de evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo. O encontro teve o Cadastro Ambiental Rural como tema central e reuniu mais de 100 representantes de instituições financeiras. O objetivo foi esclarecer aos bancos os desdobramentos do CAR na hora de conceder crédito ao homem do campo.
“Assim que o produtor rural concluir o preenchimento do CAR, estará apto a receber créditos oficiais, possibilitando assim a continuação de suas atividades e até mesmo o acesso a recursos que poderão ser usados para sanar possíveis passivos ambientais”, destaca Marco Morato.
Parcerias - O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente abordou as iniciativas colocadas em prática pelo ministério para fortalecer a capacidade dos órgãos ambientais federal e estaduais, além das diversas parcerias já estabelecidas com os representantes dos produtores rurais, para implantar o cadastro. Dentre esses representantes, está o Sistema OCB, na luta pelos direitos dos cooperados.
O CAR - O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste do levantamento de informações geográficas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. Para saber mais sobre o CAR, clique aqui.
Em menos de um ano, a Grande Florianópolis irá ganhar um dos maiores hospitais da região da Capital. Em julho de 2014, a Unimed Grande Florianópolis prevê inaugurar seu hospital próprio, no município de São José. As obras foram iniciadas em 2011 e a unidade será referência em alta complexidade cirúrgica. O corpo clínico do hospital será aberto aos seus 1.680 cooperados, assistidos por cerca de até 500 colaboradores quando em ocupação total. O complexo terá 50 mil metros quadrados em área e só a estrutura do hospital é de 17 mil metros.
O novo hospital contará com até 157 leitos, duas Unidades de Terapia Intensiva Adulta (UTI), com 20 leitos; uma Unidade de Terapia Intensiva Infantil, com nove leitos; seis salas cirúrgicas; uma sala de hemodinâmica; centro de diagnóstico por imagem (ultrassonografia, ressonância magnética, raio-x e tomografia computadorizada); laboratório. Serão 60 quartos reversíveis, que podem se transformar em 60 apartamentos ou até 128 leitos de enfermaria.
Para o presidente da Unimed Grande Florianópolis, Genoir Simoni, o hospital próprio fecha um ciclo de atendimento da Unimed Grande Florianópolis, que é composto pela medicina preventiva, acompanhamento médico, tratamento em consultórios e, por fim, a internação. "Com o hospital, vamos aumentar ainda mais a qualidade do atendimento ao cliente, aumentando a nossa rede de assistência. Como somos uma Cooperativa, também vale destacar a importância desse hospital para a geração de trabalho para os médicos cooperados", afirma o presidente.
Segundo Simoni, a aquisição da unidade hospitalar própria segue uma tendência do mercado da saúde suplementar, ficando cada vez mais comum o agrupamento de todas as estruturas de atendimento dentro da própria operadora, o que também aumenta o seu padrão de qualidade. O presidente ressalta que a nova unidade irá somar à rede de prestadoras, mantendo-se os outros contratos de parcerias já existentes com outros hospitais. (Fonte: Unimed Grande Florianópolis)
Estrutura
- 50.000 m² (Complexo)
- 17.000 m² (Hospital)
- 60 quartos reversíveis em 60 apartamentos ou 128 leitos de enfermaria
- 2 UTIs adultas (20 leitos)
- 1 UTI infantil (9 leitos)
- 6 salas cirúrgicas
- Centro de Diagnóstico por Imagem
- Laboratório
- Hemodinâmica
- Alta complexidade cirúrgica
- Restaurante
- Heliponto
Brasília (22/08) - Mais um passo importante para a profissionalização do setor cooperativista brasileiro foi registrado nesta quinta-feira, em Brasília (DF). O Sistema OCB assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a realização conjunta de atividades de capacitação voltadas às cooperativas agropecuárias. “Esse é o nosso grande desafio, conscientizar os agricultores familiares da importância de se investir no aprimoramento da gestão”, destacou o ministro Pepe Vargas, se dirigindo ao presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. A cerimônia ocorreu na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Em seguida, Márcio de Freitas ressaltou que todas as instituições trabalham para atender o mesmo público. “Praticamente 70% dos nossos associados têm até 50 hectares de terra. Ainda com relação a eles (os associados), vale enfatizar a seguinte relação: 76% dos agricultores atendidos pelo MDA, registrados em cooperativas, estão ligados ao Sistema OCB”, disse.
O dirigente também chamou a atenção para os benefícios que serão gerados pelo acordo. “Vamos unir forças, assim como propõe o cooperativismo, e levar mais conhecimento e ferramentas para que as cooperativas possam efetivamente trabalhar na melhoria dos seus mecanismos de gestão. Temos certeza de que todas essas informações serão convertidas em benefícios para os agricultores e suas famílias - como maior competitividade, e consequentemente, aumento da renda”, frisou.
A ideia é realizar esse processo a partir de projetos já realizados pelo Sistema e pelo ministério. “Poderemos fazer isso por meio, por exemplo, do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, o PDGC, que foi formatado coma a participação da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). O mesmo vale para as ações promovidas pelo MDA, como o Programa Mais Gestão”, explicou o líder cooperativista.
Presenças – Também estavam presentes no momento da assinatura, pelo MDA, o secretário da Agricultura Familiar, Valter Bianchini, o assessor especial Marco Antônio Viana e o chefe de gabinete Gerson Bem. Representando o Sistema OCB, participaram, além do presidente, o superintendente Renato Nobile, a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, o analista Técnico e Econômico Gustavo Beduschi e a analista de Desenvolvimento e Gestão de Cooperativas Divani de Souza.
Números – As 1.561 cooperativas agropecuárias do Sistema OCB reúnem hoje cerca de 1 milhão de associados e 321 mil empregados. Elas têm uma participação expressiva na produção agrícola nacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 50% de tudo que é produzido no País passa de alguma forma por uma cooperativa. Além disso, o setor responde por 98% da pauta de exportação do cooperativismo – que, em 2012, fechou em US$ 6 bilhões.
Brasília (22/08) – Os integrantes da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) estiveram reunidos nesta quarta-feira, 21/08, em Brasília (DF), com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. A intenção do encontro foi tratar sobre o plano de ações da Frencoop para o segundo semestre deste ano, com a definição das principais proposições que deverão ser trabalhadas nos próximos meses por cada ramo do cooperativismo.
O adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, que tramita através do Projeto de Lei Complementar (PLP) 271/2005, foi o tema elencado como prioridade à atuação dos parlamentares neste ano. Neste sentido, foi adotada como estratégia de atuação o avanço das negociações com o Governo Federal para chegar ao texto que atenda aos anseios de todos os ramos do cooperativismo. O PLP 271/2005 tramita em regime de urgência e aguarda inclusão na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, e, caso aprovado, segue para a análise do Senado Federal.
A reunião contou com a presença de 19 parlamentares, representando todas as regiões do país. Pelo Sistema OCB, participaram do encontro o superintendente, Renato Nobile, a gerente geral, Tânia Zanella, e a gerente de Relações Institucionais, Fabíola Nader Motta.
Prioridades - O presidente de honra da Frencoop e atual coordenador executivo da Frente, Odacir Zonta, entregou a cada deputado e senador uma pasta com pleitos específicos em defesa do cooperativismo, conforme a atribuição do parlamentar na diretoria da Frencoop. A intenção é subsidiar o desempenho de suas atividades, tendo em vista a importância de cada representante de ramo e coordenador regional da Frente para o avanço do marco regulatório em defesa das cooperativas. Como temas que demandam esforço coletivo, foram pautados os seguintes projetos:
• PLP 271/2005 – Ato Cooperativo;
• PL 3.067/2011 – Recursos do FAT ao cooperativismo de Crédito;
• PLS 250/2009 – Inclui as cooperativas educacionais no Prouni.
Vídeo institucional - Os parlamentares também assistiram ao novo vídeo institucional do Sistema OCB, disponível para download em sua página oficial (www.brasilcooperativo.coop.br). O vídeo possui três formatos diferentes, podendo facilmente ser reproduzidos em palestras, reuniões ou eventos. O filme trata sobre os princípios do cooperativismo, seus números e sobre as entidades que compõem o Sistema OCB.
Evento institucional - Os membros da Frencoop sugeriram a realização de um encontro institucional para a apresentação dos deputados e senadores, responsáveis pela representação política do Sistema OCB no Congresso Nacional, aos líderes cooperativistas no País. É possível que o evento aconteça em outubro, com a realização de palestras e a apresentação dos resultados da pesquisa de opinião parlamentar sobre o cooperativismo no Congresso Nacional, realizada pelo Sistema OCB em conjunto com o Instituto FSB Pesquisa.
Brasília (22/08) – O Brasil é o maior produtor mundial de café. A produção nacional representa um terço de tudo que é produzido ao redor do mundo. Pode-se dizer, então, que de cada três xícaras de café consumidas no mundo, uma é de origem brasileira. Apesar de a informação saltar aos olhos à primeira vista, especialistas dizem que o cenário poderia ser bem melhor.
Para o presidente da Fundação Procafé, José Edgard Paiva, o momento econômico do Brasil desestimula o produtor rural. “O setor do café passa por um período difícil, atualmente. Além dos baixos preços pagos pela saca de 60 kg, o que desestimula a produção, faltam políticas que promovam o desenvolvimento. Não há plano ou projetos bem delineados que envolvam temas como renovação, estocagem, mercado interno, regulação de exportação, por exemplo”, considera. Para ele, um plano nacional e duradouro, que abordasse esse tipo de questões, poderia solucionar o problema.
Ontem, Paiva se reuniu com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente, Renato Nobile. A reunião aconteceu no início da noite desta quarta-feira, 21/08, em Brasília, e contou, ainda, com o presidente da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), João Alves de Toledo Filho.
A reunião objetivou o alinhamento de estratégias que serão utilizadas na sensibilização de parceiros que contribuam com o processo de desenvolvimento do setor cafeeiro no Brasil.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que também faz parte do rol de cafeicultores brasileiros, se mostrou sensibilizado com a questão. “Nós estamos aqui para defender o interesse do cooperado e do pequeno produtor. De nossa parte, não olvidaremos esforços para encontrar uma alternativa rápida e eficiente para estimularmos o desenvolvimento do setor cafeeiro do Brasil”, anuncia Márcio Freitas.
A representatividade do Sistema OCB é um dos fatores principais que o torna estratégico nessa luta. “Aqui em Brasília, na sede da OCB, nos sentimos em casa para discutir os nossos problemas políticos que atendam ao setor cafeeiro. A Cocapec tem trabalhado para aperfeiçoar o atendimento aos nossos cooperados. A cooperativa transformou o cenário da cafeicultura da região, motivando o desenvolvimento tecnológico no campo e criando condições melhores na aquisição de produtos. Nós trabalhamos para facilitar a compra e venda de café – que a cada ano melhora em qualidade. A Cocapec é responsável por projetar o café da Alta Mogiana para o Brasil e exterior”, relata o presidente, João Toledo.
Números – Em 2012, a produção de café no mundo, segundo a Organização Internacional do Café (OIC), foi de cerca de 144,5 milhões de sacas de 60 kg. Desse total, o Brasil produziu mais de 50,8 milhões, seguido pelo Vietnã (22 milhões), Indonésia (10,9 milhões), Colômbia (8 milhões) e ainda Etiópia, Honduras, Índia, México e outros países. Além de ser o maior produtor, o Brasil também é o segundo maior consumidor, após os EUA.
Grande parte desse desempenho produtivo pode ser atribuída aos esforços de dezenas de instituições de pesquisa, ensino e extensão reunidas no Consórcio Pesquisa Café – cujas pesquisas são coordenadas pela Embrapa Café. Desde sua criação, há quase 17 anos, o Consórcio tem mudado positivamente o cenário da cafeicultura nacional. Em 1997, quando foi criado o Consórcio, o Brasil possuía 2,3 milhões de hectares de área cultivada com uma produtividade de 12 sacas/hectare e produção de 27,5 milhões de sacas. Em 2012, com praticamente a mesma área, o País saltou para 24 sacas/ha e a produção de 50,8 milhões de sacas, segundo dados oficiais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Cocapec – A Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), foi apontada como a melhor cooperativa do segmento de café do País pelo segundo ano consecutivo na revista Maiores e Melhores, da Exame. A cooperativa figura em três categorias: Melhores empresas do setor de café, 400 maiores do agronegócio e 1.000 maiores. A Cocapec foi fundada em 1985 e hoje conta com cerca de dois mil cooperados na região da Alta Mogiana e nos municípios mineiros de Capetinga, Claraval e Ibiraci. A área de atuação da cooperativa é de 455 mil hectares, sendo 51 mil hectares formados por lavouras de café. Na safra do ano passado, os armazéns da cooperativa receberam mais de 1 milhão de sacas de café. (http://www.cocapec.com.br/)
Procafé - Os objetivos para os quais a Fundação Procafé foi criada, e procura até hoje seguir, surgiram da necessidade de preservar e ativar o patrimônio tecnológico do ex-IBC, constituído de banco genético, laboratórios, fazendas experimentais e do corpo técnico (com toda sua experiência de mais de 30-40 anos) nas atividades de pesquisa e difusão de tecnologia cafeeira. Com a diminuição do corpo técnico, nas diversas regiões cafeeiras, foi preciso maior concentração de esforços, voltados para a pesquisa e difusão de tecnologia, levando à criação da Fundação Procafé em 2001, sucedendo e aperfeiçoando o mecanismo do programa do Procafé, agora com maior atuação em Minas Gerais, especialmente no Sul de Minas Gerais – maior região produtora de café do País. (www.fundacaoprocafe.com.br)
Brasília (21/08) - Para apoiar os produtores de milho em relação à garantia de preço mínimo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anuncia mais um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para o dia 27 de agosto, em Brasília, e irá ofertar 1,5 milhão de toneladas de milho. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é a responsável pela realização do leilão.
Para o ano de 2013, já foram realizados 4 leilões de Pepro ,sendo o ultimo realizado nesta terça-feira, 20 de agosto, ao qual já se somam um total de 4,83 milhões de toneladas comercializadas, com um custo de R$ 264 milhões até o momento. Lembrando que o governo anunciou a realização de leilões com a equalização de até R$ 700 milhões para apoiar o mercado de milho.
O secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, ressaltou que o governo esta acompanhando a demanda dos produtores que precisam das alternativas oferecidas pelo governo, como o leilão de Pepro de milho, para que possam vender o grão.
No próximo leilão, do total de 1,5 milhão de toneladas de milho, a ser comercializada nas negociações, 1,3 milhão de toneladas será para o Mato Grosso, 100 mil toneladas para Goiás e mais 100 mil toneladas para o Mato Grosso do Sul. (Assessoria de Comunicação – Ministério da Agricultura)
Brasília (21/08) – As exportações da Região Centro-Oeste tiveram crescimento de 19,26% em julho de 2013 em relação ao mesmo mês do ano passado. As vendas regionais passaram de US$ 2,289 bilhões para US$ 2,730 bilhões, representando uma participação de 13,13% sobre o total mensal exportado pelo país (US$ 20,806 bilhões). O superávit do Centro-Oeste, em julho, foi de US$ 1,661 bilhão, o maior entre as regiões, e as compras externas foram de US$ 1,069 bilhão. O estado que mais exportou no Centro-Oeste foi Mato Grosso, com vendas mensais de US$ 1,530 bilhão, e Mato Grosso do Sul foi o que mais importou no período (US$ 468 milhões).
Em valores absolutos, a Região Sudeste foi a que mais vendeu ao setor externo (US$ 10,021 bilhões) e as exportações registraram retração de 10,90% em relação a julho de 2012 (US$ 11,247 bilhões). A participação da região sobre o total embarcado pelo país foi de 48,17%, sendo esta a porcentagem mensal verificada este ano. A importação foi também a maior entre as regiões brasileiras no mês e somou US$ 13,551 bilhões. Com isso, o saldo regional ficou negativo em US$ 3,529 bilhões. São Paulo foi o maior exportador da região e do país (US$ 4,932 bilhões) e o estado também foi responsável pelo maior volume de importações na região e no país em julho (US$ 9,534 bilhões).
A Região Sul vendeu US$ 4.419 bilhões, com crescimento de 10,21% sobre o comercializado em julho do ano passado (US$ 4,009 bilhões), e com participação de 21,24% nas exportações brasileiras. A região adquiriu US$ 4,584 bilhões no exterior, o que resultou no déficit mensal de US$ 165 milhões. O Rio Grande do Sul exportou o maior valor entre os estados da região no mês (US$ 1,875 bilhão) e também foi o maior importador regional em julho (US$ 1,641 bilhão).
Os embarques da Região Nordeste (US$ 1,784 bilhão), em julho, corresponderam a 8,58% do total exportado pelo país e tiveram aumento de 11,61% na comparação com o mesmo mês de 2012 (US$ 1,599 bilhão). O Nordeste importou US$ 1,986 bilhão do mercado externo e houve saldo negativo de US$ 201 milhões. A Bahia foi o estado nordestino que mais exportou em julho (US$ 1,355 bilhão) e o estado também foi o maior importador regional (US$ 660 milhões).
Na Região Norte, houve queda de 0,56% no comparativo das vendas ao mercado externo em julho deste ano (US$ 1,530 bilhão) com as do ano passado (US$ 1,538 bilhão). As exportações regionais representaram 7,35% do total mensal. Em relação às importações, as compras somaram US$ 1,500 bilhão, o que levou a um superávit no mês de US$ 30 milhões. O Pará foi o maior exportador regional (US$ 1,208 bilhão) e o Amazonas registrou o maior valor nas importações do Norte (US$ 1,347 bilhão) no mês.
Confira os números da balança comercial dos estados e regiões
(Assessoria de Comunicação Social do MDIC)
Os últimos dias têm sido de planejamento e mobilização de parceiros e voluntários para a realização do Dia de Cooperar (Dia C). O evento acontece no próximo dia 14 de setembro, em cinco estados brasileiros, inclusive o Tocantins, e busca promover, estimular e potencializar as ações voluntárias das cooperativas num grande movimento de solidariedade.
A Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso e o Sicredi irão desenvolver três ações voluntárias. Uma campanha de arrecadação de materiais de construção e de mão-de-obra será realizada para construir um espaço de eventos multiuso na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso.
Outra ação será o apoio para implantação de um viveiro de mudas para o Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), projeto ambiental pedroafonsino que atende a crianças e adolescentes também em Bom Jesus do Tocantins, Tupirama e Rio Sono.
Já em Bom Jesus será beneficiada a Creche Municipal Mundo da Criança, que receberá brinquedos pedagógicos e livros.
PARCERIAS - Para buscar parceiros e voluntários para o Dia C, nos últimos dias estão sendo realizadas reuniões e visitas. Na tarde desta terça-feira, 20 de agosto, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, recebeu uma equipe coordenada pelo presidente da Coapa, Ricardo Khouri, e afirmou que será parceiro do projeto. “É um compromisso firmado, podem contar com nosso apoio”, disse o gestor. Ele informou que será definido como será o apoio da administração municipal.
Em reuniões na última semana, o gerente da usina da Bunge em Pedro Afonso, Deuir Lima de Oliveira, o representante da Fundação Bunge, Pedro Barizon, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (ACIPA), Márcio Antônio Sábio, anunciaram apoio ao Dia C.
O projeto também foi apresentado aos professores e funcionários da APAE, que receberam com alegria a notícia da campanha em prol da entidade. “Sempre sonhamos com a construção de um espaço maior para a realização de nossas atividades. Com essa iniciativa (Dia C) das cooperativas e apoio da sociedade temos certeza que vamos realizar nosso sonho e proporcionar mais conforto para alunos e educadores”, disse a presidente da APAE de Pedro Afonso, Aldenora Pires de Campos.
Saiba mais - No dia 14 de setembro a Coapa, Coed e o Sicredi irão realizar o Dia de Cooperar em Pedro Afonso e Bom Jesus. A intenção é promover o voluntariado. Para participar, a comunidade deve procurar alguma cooperativa da cidade e deixar sua doação ou mesmo se candidatar para atuar como voluntário. (Ascom do Sistema OCB/TO)
A Cooptax Natal irá realizar tarde de lazer na Casa de Apoio ao Paciente com Câncer Irmã Gabriela. A Coopicon (parceria com a Drogaria Paiva) fará do¬ação de leite ao Hospital Infantil Varela Santiago.
A Unimed fará atendi¬mento na Ong Atitude e Cooperação, a Cooperati¬va de Enfermagem do RN vai oferecer assistência de saúde aos idosos e treina-mento para cuidadores no Lar do Ancião Evangélico.
A Unidental e Coohotur vão proporcionar uma ma¬nhã de solidariedade na Associação Riograndense Pró-Idosos (ARPI), com in¬formações sobre higiene, alimentação e atividades físicas.
A Coepar fará sen¬sibilização da comunidade por meio de palestras e seminários, por melho¬res condições de trabalho das famílias que sobrevi¬vem do lixão de Parelhas. A Unicred Natal arreca¬dará produtos de higiene para o Lar da Vovozinha.
A Coopercrutac realizará campanha de sensibiliza¬ção pelo voluntariado em Currais Novos. A Coopen fará doação de alimentos e promove atividade cultural na Casa de Idosos Jesus Misericordioso.
A Coopse¬ridó, Cersel e Cooper No¬vos farão sensibilização na Praça Tomaz salustino em Currais Novos. (Ascom do Sistema OCB/RN)
Brasília (21/08) - O Ministro Luiz Fux, relator das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIN’s) que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o novo Código Florestal (Lei 12.651/12), decidiu não apreciar sozinho o pedido de liminar formulado pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Ao ajuizar as ADIN’s, a PGR havia solicitado que o Ministro Relator determinasse, de forma imediata e sem a manifestação dos demais Ministros do STF, a suspensão de diversos dispositivos que trouxeram importantes inovações no novo Código Florestal, como o tratamento diferenciado para as áreas rurais consolidadas, os mecanismos de regularização de imóveis rurais e as novas regras acerca da Reserva Legal.
De acordo com despacho proferido pelo Ministro Luiz Fux, publicado no Diário da Justiça de ontem (20/08/13), “a hipótese reveste-se de indiscutível relevância”, razão pela qual decidiu remeter a discussão diretamente para o Plenário do STF, “a fim de que a decisão venha a ser tomada em caráter definitivo e não nesta análise cautelar”.
Como resultado concreto da manifestação do Ministro Luiz Fux, fica reafirmada a plena e integral vigência e aplicabilidade do novo Código Florestal durante a tramitação das referidas ADIN’s, que agora aguarda julgamento definitivo pelo Plenário do STF, com a participação de todos os demais Ministros.
Brasília (21/08) - Uma importante conquista para as cooperativas brasileiras que produzem etanol foi obtida nesta terça-feira. O parecer do senador Walter Pinheiro (BA) à Medida Provisória (MPV) 613/2013, que institui crédito presumido da Contribuição para o PIS e da COFINS na venda de álcool, inclusive para fins carburantes (transformação em combustível) foi aprovada pela Comissão Mista, formada por deputados federais e senadores.
O relatório aprovado contempla um dos pleitos do Sistema OCB relativo à utilização e recolhimento do crédito presumido. Neste sentido, as cooperativas de etanol responsáveis pelo recolhimento das contribuições do PIS/PASEP e da COFINS, passam também a ser responsáveis pela apuração do crédito presumido. Isso significa que elas serão compensadas com as contribuições devidas por suas cooperadas.
A medida provisória altera, ainda, as leis nº 10.865/2004 e nº 11.196/2005, para dispor sobre incidência das referidas contribuições na importação e sobre a receita decorrente da venda do combustível no mercado interno de insumos da indústria química nacional.
A sugestão de alteração no texto foi apresentada pelo senador Sérgio Souza (PR), integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), por meio das emendas 66 e 67. Com o apoio da Frencoop, o Sistema OCB trabalhou pela inclusão e manutenção da sua demanda no texto final da Comissão Mista.
Exclusão - No entanto, durante a votação, o parágrafo 7º do artigo 1º foi excluído do Projeto de Lei de Conversão apresentado pelo relator. Esse texto tratava sobre o saldo credor do PIS/COFINS acumulado ao final de cada trimestre e permitia duas possibilidades: a utilização desse saldo na compensação de débitos próprios, vencidos ou vincendos, relativos a tributos administrados pela Receita Federal ou, ainda, o pedido de ressarcimento em dinheiro. O autor da emenda que deu origem ao texto, deputado Arnaldo Jardim (SP), Diretor da Frencoop, lamentou a retirada e sinalizou que apresentará destaque no Plenário da Câmara dos Deputados de sua emenda para que o texto volte a Medida Provisória.
Por solicitação do Poder Executivo o texto aprovado também trata das questões relativas aos portos secos e ao auxílio financeiro da União aos Municípios. A previsão é de que o Plenário da Câmara dos Deputados aprecie a matéria ainda nesta quarta-feira (21/8), tendo em vista a sua vigência ter prazo final marcado para o dia 4 de setembro.
(Curitiba, 21/8) - O presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski, defendeu, nesta segunda-feira (19/08), a aprovação do projeto de lei do Poder Executivo que estabelece legislação estadual em favor do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas. A Lei Geral Estadual, como é chamada, regulamenta no Paraná dispositivos da legislação federal em vigor desde dezembro de 2006 e institui menos impostos, menos burocracia, novos mercados e acesso ao crédito e à inovação. A defesa foi realizada na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Confira os principais pontos do discurso de Koslovski, que também é diretor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)
Tratamento diferenciado - “Estou falando hoje em nome do Sebrae/PR”, disse Koslovski. “A Lei Geral Nacional ajudou muito as micro e pequenas empresas e o trabalho aqui no Paraná sempre foi muito intenso nesse sentido. Dos 399 municípios do Estado, 366 já tem legislações municipais de apoio aos pequenos negócios. O projeto encaminhado à Assembleia já está em tramitação e realmente institui um tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas do Estado (em âmbito estadual).”
Divisor de águas - O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR afirmou que a aprovação, pela Assembleia, do projeto de lei que cria a Lei Geral Estadual “será um marco, um divisor de águas para as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais”. Microempresas, explicou Koslovski, são os empreendimentos com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil. Pequenas, aquelas com faturamento anual maior de R$ 360 mil e menor que R$ 3,6 milhões. E microempreendedores individuais, os pequenos negócios formalizados com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil.
Expectativa - “Queremos que o Paraná seja o sétimo estado brasileiro a ter sua Lei Geral Estadual, o primeiro da Região Sul”, destacou Koslovski, informando que seis estados brasileiros, dentre os quais Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Amapá, Ceará e Distrito Federal, já têm legislações estaduais em vigência e com foca especial nos pequenos negócios.
Trabalho conjunto - O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR assinalou que o projeto que deve ser votado na Assembleia - num prazo de 30 dias, de acordo com estimativa feita pelo líder do governo no Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano – é fruto de um trabalho em conjunto e de um consenso entre a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Secretaria de Estado da Fazenda, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná, Sebrae/PR e do setor produtivo representado pelo G7, grupo que reúne federações do comércio, da indústria, da agricultura, do transporte, das cooperativas.
Carga tributária - Koslovski afirmou também que é preciso diminuir a carga tributária para os empreendimentos. “Temos de criar condições e canais de acesso aos mercados, como as compras governamentais, de aquisição de produtos de pequenos fornecedores locais.” O presidente do Conselho do Sebrae/PR disse que é preciso avançar ainda na formação de grupos e na constituição de sociedades voltadas para a realização de negócios de compra e venda em comum, o que, na sua avaliação, poderia reduzir significativamente os custos das micro e pequenas empresas, tornando-as mais viáveis. Assim como reforçou a necessidade de promoção do acesso a serviços financeiros. “Já temos um bom trabalho realizado pelo Sebrae, Caixa Econômica, Fomento Paraná, Banco do Brasil e cooperativas de crédito, mas precisamos melhorar ainda mais esse quesito”, ponderou.
Taxa - Para Koslovski, a legislação estadual ajudará a diminuir a taxa de mortalidade dos pequenos negócios, hoje estimada em 25% nos dois primeiros anos de vida, considerado o mais crítico nos pequenos negócios. “Há dez anos, a mortalidade era de 50%. Conseguimos, num trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado da Indústria Comércio e Assuntos do Mercosul, Secretaria de Estado da Fazenda e Sebrae/PR, aumentar os índices de sobrevivência, mas ainda é possível melhorar mais.”
Cultura empreendedora - A disseminação da cultura empreendedora no Paraná também foi citada pelo presidente do Conselho do Sebrae/PR, durante seu pronunciamento na tribuna da Assembleia. Koslovski disse que a legislação estadual ajudará a inserção da disciplina do empreendedorismo nas escolas públicas paranaenses. “Isso é de fundamental importância para estimularmos o empreendedorismo entre os nossos jovens que, ao saírem das faculdades, poderão ser donos do próprio negócio. Esse processo ajudará no desenvolvimento do Estado e do País”, pontuou.
Tramitação - O projeto que institui a Lei Geral Estadual, para micro e pequenas empresas, já passou pelas Comissões de Finanças e Indústria e Comércio do Poder Legislativo. Antes de ir para plenário, precisa passar por outras comissões da Casa. A estimativa é de que a matéria esteja pronta para apreciação parlamentar em 30 dias. (Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR)
A Cooperativa de Consumo (Coop) já iniciou as inscrições para o “Ciclo de Palestras” do mês de setembro, que podem ser realizadas por meio da Central de Relacionamento - 0800-772-2667. As vagas são limitadas e as atividades acontecerão nas unidades de Santo André (Queirós, Perimetral, Pereira Barreto e Utinga), São Bernardo do Campo (Vianas, Café Filho e Joaquim Nabuco), Mauá, Diadema e São Caetano do Sul.
Em setembro, os cooperados poderão optar por diversos temas ligados à saúde, culinária e artesanato, como: Cuca de banana e bolo de laranja – Kobber; Porta-guardanapos em pedrarias de acrílico; Primavera mais gostosa com creme Hulalá e Chantilly Pan: crepe caseiro com morangos, chocolate e Chantilly Pan e pavê de frango - CODAP; Almoço de primavera: salada de kani kama, risoto primavera e merengue de frutas; Receitas para a alegria da criançada I: rocambole de chocolate com recheio de prestígio e brigadeiro de creme de avelã; Galinha Pintadinha em feltro; Medley ensina você: sapinho - aviso para porta do quarto das crianças; Delícias de primavera com arroz e feijão Fantástico; Docinhos modelados com formato de bichinhos; Cozinhando com Ráris: arroz vegetariano e charutinhos recheados; Verduras e legumes em festas; Glade apresenta: brioches, rosca de padaria e pães trançados; Faça e venda: almofadinha de linguiça e verrines de maracujá e chocolate; Delícias com Camil: arroz biro-biro, feijoadinha pronta, pipoca com canela e páprica e virado; Receitas para a criançada II: tortinhas de calabresa moída e creme de palmito; Festa infantil - aula I: bolo decorado para festa infantil, aula II: decoração com balões, aula III: decoração de mesa/lembrancinhas, aula IV: salgadinhos para festa infantil; Hipertensão arterial e Alimentação saudável.
A programação completa está disponível no site da Coop www.portalcoop.com.br.