Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento

Contexto e desafios
Em 2016, com o intuito de identificar as necessidades dos associados e novas oportunidades de melhoria, a cooperativa de crédito Unicred Central SC/PR realizou uma pesquisa de satisfação com os cooperados do sistema. Neste levantamento, identificou-se a necessidade de ampliar os horários de atendimento e de oferecer aos associados a possibilidade de interagir com a cooperativa por meio de múltiplos canais.
Diante disso, a Unicred decidiu criar um canal digital de relacionamento que oferece assistência por telefone, WhatsApp Business API e chat de relacionamento (aplicativo Unicred Mobile). O foco da Central de Relacionamento está na solução de problemas e suporte a produtos e serviços já contratados, possibilitando a resolução tempestiva das demandas do cooperado.
Com isso, as agências ficaram mais livres para focar em atendimentos especializados e na consultoria financeira aos associados, antecipando e atendendo às necessidades deles e criando assim um ambiente mais relacional e menos transacional. As agências também puderam se concentrar na identificação de novas oportunidades de negócios.
Desenvolvimento e metodologia
Após aprovações realizadas junto ao Conselho de Administração da central e das cooperativas filiadas, em 2017 iniciou-se o estudo de viabilidade do projeto, com as premissas de manter a cultura do cooperativismo e priorizar que os atendentes da Central de Relacionamento tivessem experiência no Sistema Unicred SC/PR.
O estudo teve duração aproximada de nove meses e visava a identificar qual seria a melhor estrutura, a tecnologia adequada e a quantidade necessária de colaboradores. Optou-se pela contratação de um sistema operacional terceirizado (softwares de atendimento), produzido por uma empresa referência no mercado.
O próximo passo foi a contratação da equipe de atendimento, formada por profissionais que trabalharam nas cooperativas filiadas, e a devida capacitação deste time. O início das atividades ocorreu em 25 de setembro de 2017.
Para atender às necessidades dos cooperados, foi elaborado inicialmente um catálogo de serviços básicos a serem prestados, validado com os técnicos e executivos das cooperativas. A partir desse material, foram formulados padrões de atendimento para cada tipo de serviço.
Os padrões foram descritos em formato de manual operacional, cujo objetivo principal é formar e capacitar tecnicamente a equipe de atendimento. A seleção dos serviços ocorreu em sintonia com as necessidades sinalizadas pelos cooperados na pesquisa de satisfação.
Focando na excelência, a Central de Relacionamento teve como premissa, além da qualidade nos serviços prestados, o atendimento em horário ampliado – de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 22 horas. Outro ponto são os benefícios oriundos da prestação desse serviço de forma centralizada: além de se manter um padrão na forma de atendimento, a centralização reduz custos e facilita a adesão às normas legais vigentes e a identificação de desvios e/ou possíveis fraudes.
Atualmente, a área é constituída por 15 colaboradores, que estão organizados nos seguintes cargos:
Controle de qualidade
Os atendimentos realizados são avaliados pelos cooperados por meio de notas que vão de 1 até 5, sendo 1 a pior nota. Dessa forma, todos os atendimentos são monitorados e os classificados com notas 1, 2 e 3 são analisados pelas consultoras. Elas avaliam o cumprimento dos padrões estabelecidos para a comunicação, postura e conhecimento técnico. As sugestões, reclamações e elogios reportados são direcionados para melhoria contínua do processo.
O mapeamento da quantidade demandada de atendimentos por telefone permite a criação de campanhas para divulgação dos demais canais que estão à disposição dos usuários. As chamadas em fila de espera para atendimento telefônico são dinamicamente monitoradas e ações são realizadas para tornar essa experiência a melhor possível.
A gestão dos indicadores de atendimento e de satisfação do cooperado é feita de forma sistemática e compartilhada com as cooperativas por meio de painéis de monitoramento, disponibilizados em ferramenta web.
Resultados e aprendizados
O primeiro impacto da Central de Relacionamento foi o benefício de ter um atendimento centralizado, que permite mapear e tratar rapidamente situações que poderiam impactar negativamente o sistema, uma vez que outras áreas da Unicred Central SC/PR podem ser facilmente acionadas. Já o horário estendido permite que o cooperado tenha apoio sempre que necessário.
A cooperativa destaca também que os padrões de atendimentos adotados funcionam como um filtro, absorvendo demandas não negociais e retirando das agências os fluxos que consomem um tempo valioso, que passa a ser destinado a serviços mais especializados. Ao mesmo tempo, o cooperado, ao receber um atendimento padronizado e personalizado, tem a percepção de organização, fluidez, agilidade e qualidade na comunicação, na prestação de serviço e no pós-negócio.
A Central de Relacionamento consegue ainda identificar com antecedência possíveis problemas e/ou fragilidades tecnológicas e de segurança, indícios de fraudes, bem como averiguar a aderência dos processos à legislação e normas internas vigentes, permitindo um melhor gerenciamento de riscos.
Resultados em números
Em 2019, a Central de Relacionamento realizou uma média de 8 mil atendimentos por mês, aumento de 33% quando comparado com 2018. Ainda em 2019, em média 64% dos atendimentos foram realizados via chat ou WhatsApp. A adesão a esse modelo de atendimento teve crescimento de 32% quando comparada com o ano anterior.
A presença da Central de Relacionamento dentro da estrutura física da Unicred Central SC/PR proporcionou um enorme ganho no tempo de resposta das equipes multidisciplinares, que puderam oferecer soluções rápidas, consistentes e aderentes. De forma consolidada, pode-se reportar que os principais resultados foram:
- Participação ativa da Central de Relacionamento em melhorias de processos, bem como sugestões de novos produtos e/ou serviços;
- Adequação de processos realizados e de produtos e serviços prestados;
- Interação na construção, adequação e divulgação de padrões de segurança da informação;
- Agilidade no tempo de resposta a solicitações e/ou fragilidades identificadas;
- Interação com as áreas de riscos e supervisão para prevenção a fraudes;
- Através dos feedbacks dos cooperados, são repassadas sugestões, elogios e/ou melhorias para as áreas envolvidas.
Aproximadamente 20% dos atendimentos feitos pela Central são avaliados pelos usuários, um percentual relevante, uma vez que a média de mercado é de 13%. Desse percentual, 87% atribuem nota 5, ou seja, entende-se que estão “muito satisfeitos” com os serviços prestados. Destaca-se que a média de avaliação atual é de 4,6.
CONTATO DA COOPERATIVA
Pauline Beckel Oliveira, coordenadora de Atendimento - pauline.oliveira@unicred.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicoob Aracoop realiza conferência com seus cooperados sobre o mercado financeiro
O Vision Summit realizado pela cooperativa é uma conferência que se destaca como um ponto de convergência entre o mercado financeiro e as tendências econômicas futuras. Concebido para reunir líderes, executivos e especialistas do setor, o evento visa fomentar a transformação e inspirar novas oportunidades. Por meio de palestras, painéis e discussões interativas, são abordadas as últimas tendências, tecnologias emergentes e práticas inovadoras, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimento e a criação de parcerias estratégicas

Viacredi realiza Feira de Oportunidades para impulsionar negócios dos cooperados
Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.

Unimed Vale do Aço atua no engajamento e no senso de pertencimento dos colaboradores, a fim de se tornar a melhor cooperativa para se trabalhar no Vale do Aço
A prática teve como objetivo trabalhar o engajamento e senso de pertencimento dos colaboradores na construção do Plano Estratégico, buscando identificar as necessidades e expectativas em relação com as práticas de gestão de pessoas, tendo como foco “A melhor Empresa para se trabalhar”. A prática foi crucial para garantir o alinhamento, pertencimento e engajar toda a equipe na busca dos objetivos estratégicos.

Conselho Consultivo da Coocafé permite incluir cooperados na gestão
Coocafé cria Conselho Consultivo para trazer cooperados para perto das decisões gerenciais. O grupo se reúne quatro vezes ao ano e apresenta à cooperativa o feedback e as demandas das comunidades envolvidas com o negócio.