Iniciativa da Unimed Sul Capixaba identifica necessidades de treinamento

Contexto e desafios
A cooperativa de saúde Unimed Sul Capixaba, que atua no estado do Espírito Santo, notou que precisava identificar melhor as carências individuais e globais de treinamento, desenvolvimento e atualização.
Essa percepção se deu após a cooperativa observar deficiências na formação de colaboradores. Diante disso, a Unimed Sul Capixaba idealizou o seu Plano de Desenvolvimento Individual e Plano Anual de Capacitações, iniciado em 2003.
O Levantamento da Necessidade de Treinamento (LNT) é realizado com auxílio dos gestores e colaboradores das áreas sob responsabilidade da Coordenação de Recursos Humanos e o Núcleo de Desenvolvimento Humano da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
O Levantamento da Necessidade de Treinamento da Unimed Sul Capixaba utiliza uma metodologia voltada para treinamentos comportamentais e técnicos. O objetivo, portanto, é realizar as atividades programadas e, em seguida, avaliar se a cooperativa conseguiu atingir os objetivos que havia proposto.
Durante esse processo, a cooperativa também discute quais ações serão implementadas no decorrer do Levantamento da Necessidade de Treinamento seguinte. No geral, a metodologia do projeto conta com as seguintes etapas:
- A cooperativa faz uma reunião do RH com os gestores das áreas para solicitar o LNT;
- Os gestores se reúnem com a equipe para formulação da LNT setorial;
- O setor de RH recebe as LNTs das áreas e formata uma apresentação para se reunir com gestores posteriormente;
- Ocorre uma reunião do RH com gestores a fim de apresentar as necessidades levantadas e o possível alinhamento entre as demais áreas com o mesmo objetivo de capacitação;
- O setor de RH acrescenta as competências recomendadas ao LNT na descrição de cargos. São elementos como: requisitos legais, autodesenvolvimento, comprometimento, compromisso com valores da organização e comunicação. Para isso, a cooperativa utiliza, ainda, diretrizes da Unimed do Brasil voltadas ao desenvolvimento dos colaboradores, tais como: cooperativismo, foco em resultados e foco no cliente, entre outros;
- O Plano Anual de Capacitação (PAC) é elaborado após recebimento do LNT, em prol da articulação do alinhamento entre as áreas e aprovação da gerência de pessoas
- Por fim, há a formatação e a divulgação do PAC, com os treinamentos a serem realizados pelos colaboradores que apresentarem a mesma Matriz de Desenvolvimento Individual, definida a partir da descrição de cargos e competências a serem desenvolvidas de acordo com a Unimed do Brasil.
A Unimed Sul Capixaba faz o controle a partir da aprovação dos LNT do RH e das demais áreas pela Gerência de Pessoas. Já o PAC é controlado por meio de planos de capacitação (internos ou externos) que organizam e avaliam a eficácia das capacitações com o apoio de uma série de documentos - listas de presença, fichas de avaliação de reação e análise de indicadores, por exemplo.
Por meio dos registros e controles dos LNT aprovados anualmente, a Unimed Sul Capixaba define quais treinamentos e capacitações são necessários para atendimento com qualidade e segurança aos clientes da cooperativa.
Esses documentos também servem para identificar pontos de melhoria nos treinamentos não cumpridos, cancelados, com avaliação de eficácia ou reação abaixo da média do plano de capacitação interno ou externo.
Resultados de aprendizados
Com a instituição do modelo LNT atual, sistematizado e integrado ao Plano Anual de Capacitação, a Unimed Sul Capixaba consegue otimizar os treinamentos comuns às áreas, reduzindo custos e tempo no processo de capacitação.
Nesse sentido, todos os treinamentos e capacitações passam a integrar o Plano Anual de Capacitação, sendo de fácil acesso e controle, atendendo. Dessa forma, a cooperativa alcança os padrões de qualidade esperados em relação à capacitação profissional.
O projeto alcançou melhores resultados ano após ano. Em 2013, a taxa de cumprimento do PAC foi de 85,45%. No ano seguinte, a taxa subiu para 87,59% e, por fim, em 2015, atingiu 93,88%.
Com a adoção do modelo LNT, a Unimed Sul Capixaba identifica, de forma clara e objetiva, junto aos gestores e colaboradores, as necessidades de treinamento, visando a atender os requisitos de melhor atendimento aos seus clientes.
Contato da cooperativa
Deidiney Santanna Peçanha, gerente administrativo - diney@unimedsulcapixaba.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Ao observar como entidades sem fins lucrativos com propostas sociais valiosas careciam de apoio, a Sicredi Celeiro MT/RR criou o programa Sicredi na Comunidade, que destina verba para projetos sociais, ambientais, educativos, culturais e esportivos. Entre 2005 e 2016, o programa contemplou 496 projetos.
Unimed Cascavel cria personagem para explicar e divulgar o planejamento estratégico 2018-2021 em linguagem simples e didática. Cooperativa também disponibiliza ferramentas para que todos os colaboradores acompanhem a execução do plano.
A Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP criou a prática de desenvolvimento e acompanhamento do planejamento estratégico. O objetivo da iniciativa é trazer mais transparência para a relação da cooperativa com os associados e colaboradores. A ideia do projeto consiste na criação de um plano estratégico de cinco anos e o monitoramento constante da evolução rumo às metas propostas.
Região: Sudeste Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) fomenta o protagonismo feminino na cafeicultura da Coopfam. ODS: 5 - Igualdade de gênero Resultados: A partir da criação dos MOBI, o engajamento das mulheres nas atividades da cooperativa aumentou significativamente. O grupo discute programas de desenvolvimento rural, pessoal e profissional, dando protagonismo às mulheres na cafeicultura. A Coopfam desenvolveu uma linha especial de cafés femininos, que foram servidos nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O café feminino da cooperativa também recebeu menção honrosa em um concurso organizado pela ONU. Em 2019, Vânia Lúcia Pereira da Silva tomou posse como a primeira presidente mulher da Coopfam.