Sicredi União MS/TO desenvolve projeto de planejamento estratégico para impulsionar o crescimento da cooperativa
Contexto e desafios
Com quase 35 anos de história, a ambição da cooperativa é crescer ainda mais, de forma acelerada e sustentável. Por isso, foi desenvolvido um projeto para desenhar o novo ciclo de Planejamento Estratégico, que além de planejar e comunicar, precisava também executar.
A construção do Mapa Estratégico foi pensada de forma integrada com os valores da cooperativa, utilizando ferramentas e técnicas de aprendizagem para que todos os colaboradores caminhassem, a partir de agora, na rota que leva ao resultado financeiro e social.
Desenvolvimento e metodologia
Em 2023 foi lançado o Mapa Estratégico, explorando cada conceito e levando aos colaboradores a corresponsabilidade de construir o futuro da cooperativa.

Na sequência serão apresentadas as entregas em ordem cronológica das etapas do projeto, que foi conduzido pelo Gerente de Planejamento Estratégico:
1) Lançamento do Mapa Estratégico e da página do Rota União;
2) Construção de uma Jornada de Aprendizagem, onde foram considerados todos os temas do mapa estratégico, as estratégias de comunicação, os veículos de comunicação a serem utilizados e as pesquisas de reação;
3) Com a Jornada de Aprendizagem construída, foi possível executar as seguintes entregas:
a. Lançamento do Portal Rota União, um site que junta informações de todos os temas estratégicos, com materiais para leitura, vídeos explicativos, quiz e dinâmicas.

b. Apresentação do Rota Cast, sendo que cada episódio do podcast reúne colegas, com diferentes especialidades e experiências, que debatem temas relacionados às Jornadas de Aprendizagem;
c. Live Rota Convida com entrevistas sobre os temas do mapa;
d. Mobilização do Intercâmbio focado no Valor ao Associado, com participação de colaboradores de todas as regiões de atuação, com 39 agências e 53 intercambistas colaboradores que se mobilizaram em 419.790 mil km²;
e. Foi criado, durante a Rota, um ritual que deixou seu legado: as reuniões de Planejamento Estratégico. Ou seja, espaços de troca e discussões sobre os conteúdos trabalhados e a realização de desafios, disponíveis no Portal Rota União. As reuniões foram realizadas em cada agência e setor com apoio dos intercambistas que se tornaram também Guardiões do planejamento estratégico;
f. Disponibilização dos indicadores do Rota União no Power BI para acompanhamento dos resultados.

Resultados e aprendizados
Os resultados foram positivos, com maior envolvimento da equipe, geração de planos de ação e projetos alinhados à visão futura da cooperativa. Os indicadores quantitativos, nos pilares de Associado, Cooperativa e Sociedade, superaram as metas planejadas, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento sustentável da cooperativa.
Durante e após toda essa jornada foi percebido o engajamento de todo o time da cooperativa e a geração de planos de ação e projetos com foco direcionado e gerando resultados em prol da visão futura do planejamento estratégico.
Os indicadores quantitativos estão baseados em três pilares: Associado, Cooperativa e Sociedade. No pilar associado é acompanhado a principalidade, NPS e número de associados correntistas, com destaque para a evolução desse último. Já em Cooperativa são ROE - Retorno sobre o Patrimônio Líquido. É um indicador que mede a rentabilidade de uma organização em relação ao seu patrimônio líquido, demonstrando a eficiência com que ela utiliza o capital dos cooperados para gerar resultados. O IEAR (Indicador de Análise de Risco) e resultado operacional, também com grande destaque para a superação do resultado em relação ao planejado. E, em sociedade, é analisado o referencial de Desenvolvimento Sustentável, com resultado também superior ao planejado.



Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A Cresol, com apoio de parceiros locais, criou um projeto para fortalecer a produção de mel de abelhas nativas sem ferrão. A iniciativa une a conservação da natureza com a geração de renda e a educação ambiental na comunidade. As ações incluem a criação da primeira agroindústria do país para produtos do tipo com selo SIF, capacitação técnica e a instalação de um apiário didático em uma escola.
Em 2014, a Unimed Vitória desenvolveu a websérie Dicas de Saúde. O objetivo da cooperativa é compartilhar vídeos sobre a prevenção de doenças nas redes sociais e conscientizar os clientes e a população sobre a necessidade de focar na saúde.
Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.
Cooperativa de crédito centraliza área jurídica e cria fluxos de trabalho claros tanto para lidar com o contencioso como para prestar consultoria aos demais departamentos. Jurídico também produz indicadores que auxiliam na elaboração de treinamentos específicos para as necessidades da cooperativa.