Sicredi Sudoeste MT/PA ouve colaboradores sobre desenvolvimento de carreira

Contexto e desafios
De forma sistêmica, o Sistema Sicredi aplica sua Pesquisa de Clima Organizacional a cada dois anos. Esse levantamento é usado como base para a gestão do ciclo de clima organizacional nas centralizadoras e cooperativas, realizada com o apoio de uma consultoria especializada.
Nos resultados da pesquisa aplicada em 2012, a cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA apresentou resultados gerais abaixo das demais cooperativas de sua Central. O índice de favorabilidade geral da cooperativa foi de somente 65% e o critério de crescimento profissional teve uma das piores avaliações, com apenas 57% de favorabilidade entre os colaboradores.
Diante do desafio de aumentar a favorabilidade no clima organizacional da cooperativa, a Sicredi Sudoeste MT/MA discutiu os números obtidos com a pesquisa em reuniões com a participação de gestores e colaboradores.
Os encontros evidenciaram que os funcionários não viam oportunidades de crescimento profissional na cooperativa e, também, que os líderes não mantinham conversas com seus colaboradores sobre suas carreiras. A consequência disso foi que os funcionários da cooperativa resistiam em assumir papéis de protagonismo.
Desenvolvimento e metodologia
Nesse cenário, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento e o crescimento profissional dos colaboradores, a Sicredi Sudoeste MT/PA avaliou maneiras de provocar reflexões sobre a condução das carreiras de seus funcionários. Consequentemente, a cooperativa queria aumentar o diálogo das equipes com as lideranças.
Em 2013, para começar, a Sicredi Sudoeste MT/PA, então, mapeou as aspirações de seus colaboradores por meio de um formulário. No documento, as pessoas podiam expor quais posições almejavam ocupar na cooperativa e o prazo para alcançá-la. O questionário foi elaborado pela área de gestão de pessoas em conjunto com gestores e colaboradores.
Batizado como Pesquisa de Carreira, o levantamento online foi enviado para todos os colaboradores em regime CLT contratados há mais de 90 dias. As principais perguntas do questionário versam sobre os objetivos profissionais de curto prazo (um ano), médio prazo (três anos) e longo prazo (cinco anos), além de abordar a disponibilidade para mudar de cidade.
A pesquisa também aborda sobre o interesse do colaborador em participar de programas de formação antecipada da cooperativa. Depois que os formulários são preenchidos, a equipe de gestão de pessoas da Sicredi Sudoeste MT/PA consolidou os dados e enviou as informações detalhadas para os gestores de cada unidade da cooperativa.
Esses dados serviram de insumo para que os líderes conversassem com seus colaboradores e planejassem caminhos para apoiar o desenvolvimento da carreira dos funcionários em direção aos objetivos traçados. Além disso, o projeto permite que a cooperativa compreenda melhor o perfil e os anseios de seus trabalhadores.
A Pesquisa de Carreira da Sicredi Sudoeste MT/PA passou a ser realizada anualmente. A cooperativa apresenta o projeto para um colaborador logo que ele é admitido. Quando um gestor muda de unidade, por outro lado, o setor de RH encaminha as respostas dos colaboradores para que o novo líder faça a gestão do crescimento profissional de sua nova equipe.
Resultados de aprendizados
Na primeira Pesquisa de Carreira, a cooperativa coletou os dados usando planilhas eletrônicas, o que dificultou o processo de consolidação das informações. Diante disso, a cooperativa aderiu a uma nova solução online para facilitar a participação dos colaboradores e acelerar a consolidação dos dados. Com o tempo, a Sicredi Sudoeste MT/PA também aprimorou as perguntas do questionário a fim de entender melhor os colaboradores.
A cooperativa identificou, ainda, que muitos gestores não estavam aptos a conversar sobre carreira com seus colaboradores. Diante disso, a Sicredi Sudoeste MT/PA fez visitas nas unidades de atendimento para dar suporte ao projeto. Em 2016, os estagiários começaram a responder o questionário.
Após as primeiras edições do projeto, a percepção dos colaboradores melhorou. O percentual de favorabilidade, que em 2012 era de 65%, cresceu para 80% em 2014. A cooperativa obteve aumento do percentual de favorabilidade em todos os fatores avaliados. O fator de crescimento profissional, que havia despertado o alerta dos gestores, subiu de 57% para 80%. Por fim, o engajamento das equipes foi de 76% em 2012 para 90% em 2014.
Desde o início do projeto, a Sicredi Sudoeste MT/PA notou uma mudança na postura dos gestores, que passaram a estimular seus colaboradores a se inscreverem nas oportunidades internas e incentivar o desenvolvimento de seus pontos de melhoria.
Ademais, a cooperativa registrou crescimento na quantidade de promoções internas. Em um único processo seletivo interno, por exemplo, quatro colaboradores foram selecionados para ocupar cargos de gestão, alcançando seus objetivos indicados na pesquisa.
Contato da cooperativa
Priscila Fonseca, coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo - fonseca_priscila@sicredi.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas

Unidental qualifica atendentes, reduz falhas e melhora atendimento
A Unidental, que oferece serviços odontológicos no Ceará, realiza reuniões semestrais com as atendentes das clínicas de seus cooperados. Nesses encontros, a cooperativa oferece treinamentos, palestras e proporciona um espaço para coletar feedbacks.

Unimed Uberaba desenvolve fluxogramas para automação de processos
Para controlar processos internos e deixá-los mais rápidos e precisos, a Unimed Uberaba implementou um software de automação. A partir do desenvolvimento de um fluxograma contendo informações importantes de cada serviço, e de sua implantação em um sistema informatizado, a cooperativa consegue controlar os processos minuciosamente, gerando inúmeros benefícios.

Protagonismo sustentável
-