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Projeto Vida Segura Cocamar reduz acidentes graves e dissemina cultura de prevenção

Imagem Destaque

2017
Sul
Agropecuário
Não
Cocamar Cooperativa Agroindustrial
18000
2484
Gestão ocupacional, Grupos de trabalho, Regras e procedimentos, Segurança
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Ação da cooperativa paranaense prevê a formação de grupos de trabalho para divulgar e implementar as regras de segurança ocupacional e as consequências das infrações, bem como criar uma cultura de segurança e prevenção em todas as áreas da operação.

Contexto e desafios

A cooperativa agroindustrial Cocamar, sediada no Paraná e presente em cinco estados brasileiros, possui um extenso parque industrial, diversas unidades operacionais e uma gama variada de ramos de atividade. Diante disso, garantir a segurança dos trabalhadores exige ações meticulosas.

A partir de um diagnóstico realizado em 2017, a cooperativa identificou a necessidade de aperfeiçoar suas ferramentas e controles, a fim de direcionar e padronizar as ações de segurança.

Assim, nasceu o Projeto Vida Segura Cocamar: um conjunto de práticas de segurança ocupacional com o intuito de criar uma cultura de segurança entre os trabalhadores. O projeto, que abrange todo o Grupo Cocamar, desde colaboradores e terceiros até os cooperados, foi fundamentado em quatro principais diretrizes:

  1. Regras: Para que existam padrões de segurança, a cooperativa precisa ter estabelecido quais regras e procedimentos devem ser cumpridos.
  2. Consequências: As regras não garantem sozinhas que os requisitos de segurança sejam seguidos – para isso é necessário a definição de consequências para as transgressões, sempre executadas de forma justa e uniforme.
  3. Valores: Mesmo com regras e consequências implementadas, a cultura de segurança não está assegurada. É preciso que cada indivíduo dentro da cooperativa tenha a segurança como um valor e acredite que os acidentes podem ocorrer com qualquer pessoa e que todos os riscos podem ser evitados, a fim de alcançar o zero acidente.
  4. Ambiente: Uma pessoa que possui segurança como um valor pode ainda ser afetada pelo ambiente em que vive ou trabalha. Por isso, é fundamental que o ambiente cultural da cooperativa seja propício aos padrões de segurança previstos.

Desenvolvimento e metodologia

Cada uma das linhas de trabalho do projeto é coordenada por um grupo de trabalho (GT) multidisciplinar, composto por pessoas de departamentos distintos. As principais linhas de trabalho são:

GT de regras de ouro e procedimentos de segurança ocupacional

Diretamente ligada à diretriz de Regras, a Cocamar elaborou um conjunto de “regras de ouro”, cujo objetivo é prevenir acidentes e incidentes e definir critérios para avaliação das violações. A transgressão de alguma dessas regras é considerada falta gravíssima. 

Todo colaborador da Cocamar é apresentado às regras de ouro durante o processo de integração, logo após a sua contratação, e recebe um cartão com as regras que deve ser afixado ao crachá. Uma regra de ouro consiste em uma instrução objetiva, ligada a atitudes pontuais, individuais, fáceis de identificar ou de observar, em que é inequívoco o responsável pela ação desconforme.

Um exemplo é a regra de dirigir sempre com cinto de segurança, obedecer os limites de velocidade e não beber ou usar celular ao volante. As regras de ouro são notoriamente ligadas a acidentes recorrentes e graves, bem como à prevenção de eventos potencialmente sérios.

GT de políticas de reconhecimentos e consequências

Este grupo de trabalho fica incumbido de avaliar as transgressões e definir os tipos de reprimendas a serem aplicadas ao infrator. Essas reprimendas devem priorizar a recuperação do colaborador na cultura de segurança e nunca a punição. As reprimendas devem ser justas, independentemente da função ou nível hierárquico do infrator. 

Entre os tipos de medidas disciplinares possíveis estão:

  • Reprimenda de orientação: consiste em uma conversa com o colaborador quando da violação de regras e/ou procedimentos de relativa ou pequena importância, pela primeira ou mais vezes. 
  • Reprimenda verbal: conversa séria e particular com o colaborador que violou regras importantes pela primeira vez por negligência ou falta de cuidado, ou que tenha reincidido no erro. 
  • Reprimenda escrita: aplicada caso a advertência verbal tenha falhado. 
  • Reprimenda de suspensão: se as reprimendas verbal e escrita tiverem falhado, o colaborador pode ser suspenso. A suspensão pode ser aplicada até duas vezes, dependendo da gravidade da falta, antes que sejam tomadas medidas mais sérias.
  • Demissão: pode ocorrer quando todas as demais ações disciplinares tiverem falhado e o colaborador for considerado irrecuperável pelo gestor imediato.

Nos casos em que haja violação das regras de ouro ou situações não previstas nos documentos internos, pode ser convocado um comitê de intervenção/deliberação, do qual participam, além do gestor direto do colaborador envolvido no incidente, as áreas de Gestão Ocupacional, Gestão de Pessoas, Departamento Jurídico e o gestor Executivo.

Há também um programa de reconhecimento motivacional para estimular, incentivar e valorizar os funcionários na adoção de comportamentos seguros, saudáveis e de respeito ao meio ambiente. São reconhecidas as ações e sugestões que possam contribuir para a melhoria dos resultados em segurança, meio ambiente e saúde. Os reconhecimentos são publicados na intranet da cooperativa, como forma de incentivo e divulgação aos demais colaboradores.

GT de observações comportamentais

Observações comportamentais são ações em que uma pessoa vai a campo e realiza a avaliação da atividade nos quesitos de segurança, abordando o trabalhador quando necessário e conscientizando-o sobre os riscos de determinados comportamentos. A pessoa que faz a abordagem pede que ações sejam tomadas para eliminar ou reduzir tais riscos. 

Na Cocamar, as observações comportamentais são de responsabilidade de todos os gestores, desde a Diretoria Executiva até os níveis de liderança das atividades operacionais. Isso significa que diretores, superintendentes e gerentes executivos, periodicamente, vão às áreas operacionais e avaliam os riscos de algumas atividades, debatendo sobre esses riscos e engajando os colaboradores das áreas visitadas.

GT de investigação de acidentes e incidentes

A Cocamar dedica muita atenção à análise das causas dos acidentes e incidentes que ocorrem na cooperativa ou a serviço dela. Dependendo da gravidade de um acidente, as responsabilidades sobem os níveis hierárquicos. 

Por exemplo, quando há um acidente de gravidade média, fica sob responsabilidade do gestor da área convocar uma equipe multidisciplinar para realizar a investigação, enquanto acidentes mais graves podem requisitar a presença de um superintendente executivo. Todo o conhecimento extraído de uma investigação é repassado aos processos da cooperativa.

A investigação do acidente deve ser abrangente, visando a determinar os elementos do Sistema de Gestão que precisam ser melhorados, considerando fatores físicos, humanos e sistêmicos. Para cada causa encontrada, devem ser propostas uma ou mais ações corretivas e/ou preventivas.

GT de contenção

Com base nos incidentes e acidentes ocorridos na cooperativa, o GT de contenção tem por objetivo avaliar os procedimentos para realização das atividades envolvidas, adequá-los e replicá-los nas demais unidades/indústrias, a fim de prevenir outros acidentes da mesma natureza. 

GT de governança em saúde e segurança ocupacional

Este grupo é responsável por sistematizar o gerenciamento da segurança no trabalho e saúde ocupacional, de modo que a legislação aplicável seja conhecida e atendida. 

Entre as metas deste trabalho estão: 

  • que os perigos sejam identificados e a avaliação dos riscos efetuada;
  • que o comportamento seguro seja continuamente reforçado;
  • que existam disposições eficazes para lidar com emergências e contingências;
  • que incidentes e acidentes sejam efetivamente solucionados;
  • que o desempenho da segurança no trabalho e da saúde ocupacional sejam continuamente monitorados;
  • que a comunicação interna e externa dissemine conhecimento.

Com o intuito de gerenciar todo o processo de aculturamento em segurança e garantir o pleno funcionamento do projeto, cada gestor deve realizar reuniões, promovendo a segurança nas atividades de sua responsabilidade, discutindo os indicadores, sugerindo melhorias e realizando as ações deliberadas pelos comitês superiores.

Resultados e aprendizados

A Cocamar destaca que desde as primeiras ferramentas de segurança implementadas em 2015 até o início do projeto em 2017 houve uma redução de 42% dos acidentes graves na cooperativa. Já a partir do início do projeto até 2019, a redução foi de 61%. 

Isso significa que, em 2015, a cada 1 milhão de horas trabalhadas por colaborador, aconteciam 5,86 acidentes graves na Cocamar, enquanto em 2019 o número foi de 1,04 acidentes a cada 1 milhão de horas trabalhadas por colaborador.

Outro resultado quantitativo fundamental para o projeto Vida Segura Cocamar foi observado em uma de suas ramificações, o projeto Vida Segura Cocamar na Condução de Veículos, que trouxe uma redução de 88% dos desvios comportamentais no trânsito com veículos a serviço da Cocamar. 

A cooperativa também obteve ganhos não mensuráveis, entre os quais ela destaca a disseminação da cultura de prevenção de acidentes, a assimilação do conceito de que todo acidente pode ser evitado, o maior envolvimento de todas as áreas nos processos de saúde e segurança ocupacional e a maior disciplina operacional por meio das campanhas de conscientização.

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