Tarifas Trump
No dia 20 de janeiro de 2025, Donald Trump oficialmente tomou posse do cargo de presidente dos Estados Unidos da América. Em seu segundo mandato não-consecutivo, o político republicano conquistou a Casa Branca em uma eleição com maior apelo popular do que em sua primeira experiência.
O mandato de 2025 vem em contexto diferente do iniciado em janeiro de 2017. Dessa vez, a maioria dos órgãos federais do país conta com representantes do partido governante. A maioria republicana está na Corte Suprema, no Capitólio e na Casa Branca.
Os ares republicanos já se refletem nos posicionamentos estadunidenses, sejam domésticos ou externos. A filosofia protecionista de Trump ganhou força nos órgãos administrativos e nas Relações Internacionais do país, como bem demonstram as chamadas Tarifas Trump, oficialmente anunciadas no dia 2 de abril e que vêm ganhando os noticiários internacionais nas últimas semanas.
A onda de taxas sobre o comércio internacional afeta diretamente os parceiros comerciais dos EUA e altera o fluxo de comércio internacional.
Download
Veja mais
Audiência Pública | Discussões no STF sobre o meio ambiente devem ter reflexo nos três Poderes 26ª Edição – Até as eleições | A pauta política e econômica até as eleições municipais
O Boletim Trabalhista e Sindical dessa semana tratará das últimas atualizações da legislação trabalhista no cenário nacional.
Lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo de 2023
A análise econômica número 54 mostra como a transformação digital já é realidade em um dos setores mais tradicionais do país: o financeiro. A digitalização das operações financeiras foi impulsionada pela pandemia e pela chegada do PIX - que contou com 973 milhões de transações realizadas só em agosto de 2021. Além disso, o número de fintechs brasileiras cresceu sete vezes nos últimos 5 anos, saindo dos cerca de 100 negócios em 2015 para mais de 750 em meados de 2020. E as cooperativas de crédito não ficam atrás quando o assunto é inovação! Confira nesta edição o nítido crescimento do coop de crédito brasileiro e saiba como as instituições estão tentando lidar com a demanda por um setor financeiro cada vez mais atrelado às pautas ambientais.