Tarifas Trump
No dia 20 de janeiro de 2025, Donald Trump oficialmente tomou posse do cargo de presidente dos Estados Unidos da América. Em seu segundo mandato não-consecutivo, o político republicano conquistou a Casa Branca em uma eleição com maior apelo popular do que em sua primeira experiência.
O mandato de 2025 vem em contexto diferente do iniciado em janeiro de 2017. Dessa vez, a maioria dos órgãos federais do país conta com representantes do partido governante. A maioria republicana está na Corte Suprema, no Capitólio e na Casa Branca.
Os ares republicanos já se refletem nos posicionamentos estadunidenses, sejam domésticos ou externos. A filosofia protecionista de Trump ganhou força nos órgãos administrativos e nas Relações Internacionais do país, como bem demonstram as chamadas Tarifas Trump, oficialmente anunciadas no dia 2 de abril e que vêm ganhando os noticiários internacionais nas últimas semanas.
A onda de taxas sobre o comércio internacional afeta diretamente os parceiros comerciais dos EUA e altera o fluxo de comércio internacional.
Download
Veja mais
A edição de março da Análise Econômica é toda dedicada a elas. Apresentamos os indicadores de desigualdade de gênero no mundo, o panorama das mulheres no Brasil, os fatores que impulsionam as mudanças na sociedade e no mercado de trabalho e as conquistas das lideranças feminina no coop! Boa leitura!
Análise internacional: A União Europeia elege seus representantes legislativos
Neste mês, nosso boletim econômico destaca a 3ª missão da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) na Ásia, explorando mercados emergentes na Índia, Singapura e Filipinas. Com a participação de representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, a missão focou em identificar oportunidades de negócios e desafios para cooperativas, promovendo a expansão e competitividade no cenário global. Descubra mais sobre estas possibilidades acessando nosso boletim completo e veja como sua cooperativa pode se beneficiar deste cenário em transformação.
Reforma ministerial e seus impactos para o cooperativismo