Regulamentação da Reforma Tributária: atualizações e expectativas

Download
Veja mais
Cada vez mais em evidência na mídia, inúmeros são os casos de denúncias de corrupção, erros, fraudes e consequentes perdas financeiras representativas e danos à reputação das organizações. As duas últimas décadas consolidaram a importância de as organizações dedicarem tempo e investimento à implantação de programas decompliancee integridade: investir para reduzir riscos e, consequentemente, perdas. Nesta edição, você conhecerá um pouco mais sobre o tema Compliance e Integridade, o que você já pode fazer, tendências para 2023, ESG e muito mais. Boa leitura!
O contraponto entre os presidentes da Câmara e do Senado e seus reflexos na agenda política
A Análise Econômica número 55 nos mostra como ações humanas são capazes de influenciar nas questões climáticas e ambientais. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento do planeta já atingiu 1,2 graus Celsius e projeta-se que esse valor ultrapasse 1,5 nos próximos 20 anos. As principais medidas a serem tomadas para reverter esse cenário, serão debatidas pelos líderes mundiais entre os dias 31/10 e 12/11 na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). E o cooperativismo, que sempre foi comprometido com as pautas ambientais, segue investido cada vez mais em sustentabilidade. Confira nesta edição os principais temas que serão abordados na COP26 e as iniciativas das coops alinhadas à promoção de um mundo mais sustentável!
O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal instrumento federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil, alcançou arrecadação recorde de R$ 16,7 bilhões em 2024 e tem previsão de R$ 22 bilhões para 2025. Fruto da articulação do Sistema OCB, a Lei 15.184/2025 incluiu as cooperativas entre os beneficiários do fundo, abrindo acesso direto a recursos para projetos de inovação em áreas estratégicas como energia renovável, economia circular, biotecnologia e tratamento de resíduos. Esta edição do boletim apresenta a trajetória histórica do FNDCT, os números mais recentes e o potencial transformador dessa conquista para o cooperativismo brasileiro. Leia a análise completa e descubra como aproveitar essa oportunidade.