A votação do orçamento e seus impactos para o cooperativismo

Download
Veja mais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta semana uma importante missão diplomática, com visitas oficiais à Rússia e à China. Em um contexto global marcado pelo aumento do protecionismo dos Estados Unidos e por tensões comerciais que impactam cadeias produtivas e mercados ao redor do mundo, a visita brasileira busca fortalecer laços, diversificar mercados e promover o multilateralismo. Convidamos você a acompanhar este boletim e entender como essas articulações internacionais em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo podem impactar e gerar novas oportunidades para as cooperativas brasileiras. Boa Leitura!
As perspectivas do cooperativismo para o cenário político do 2º semestre
A China é, atualmente, o maior exportador global, é também o principal parceiro comercial do Brasil. Mas não é só isso, o país asiático é também o principal destino das exportações das cooperativas brasileiras. Ao mesmo tempo, esse grande gigante vem passando por profundas transformações, a queda no seu PIB, que pode ter dificuldades para chegar a 3% em 2022, o envelhecimento da população, o que deve afetar o padrão de consumo do país nos próximos anos. Nessa edição da análise econômica você vai conhecer um pouco mais sobre nossa parceria comercial e as oportunidades na China, além de ficar por dentro da participação do na missão empresarial que aconteceu no país em março de 2023.
Para além da Reforma I A vez dos marcos regulatórios na agenda de recondução do país 17ª Edição - Os desafios da agenda ambiental e seus impactos políticos e econômicos