Internacionalização de Cooperativas
    As cooperativas brasileiras estão expandindo suas fronteiras em busca de novas oportunidades e mercados internacionais. No 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), foi definida uma estratégia crucial para os próximos cinco anos: a internacionalização como caminho para crescimento e diversificação de riscos. Este boletim detalha como essa estratégia pode impulsionar o desenvolvimento das cooperativas, desde a preparação até a promoção comercial e suporte contínuo. Boa leitura!
Download
Veja mais
Atuação do cooperativismo para o aprimoramento da Reforma Tributária
No Panorama Internacional dessa semana apresentaremos o que é a COP 30, quais suas oportunidades e desafios e como o Sistema OCB está trabalhando para garantir o espaço do coop. Boa leitura!
A Análise Econômica nº57 mostra como a agenda ESG tem se tornado cada vez mais indispensável para os negócios. Atualmente, a maior parte das organizações tem seus objetivos resumidos em três letras: ESG (enviroment, social and governance – meio ambiente, social e governança). De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), os investimentos em ativos globais ESG devem ultrapassar US$ 53 trilhões até 2025. No Brasil, 95% das organizações têm o tema como prioridade, segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). E o cooperativismo, que já nasceu unindo desenvolvimento econômico e social, pode crescer ainda mais ao se alinhar aos pilares ESG! Confira nesta edição.
É preciso inovar para acelerar o crescimento dos negócios! Esse é o tema da análise econômica nº 66. Apresentamos o conceito coopetir, que representa a união da cooperação entre concorrentes, e as vantagens de aplicá-la na sua coop. Você também vai saber como desenvolver uma habilidade inovadora, a importância das startups na inovação aberta e de que forma o coop está se conectando com elas. Boa leitura!