Internacionalização de Cooperativas
As cooperativas brasileiras estão expandindo suas fronteiras em busca de novas oportunidades e mercados internacionais. No 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), foi definida uma estratégia crucial para os próximos cinco anos: a internacionalização como caminho para crescimento e diversificação de riscos. Este boletim detalha como essa estratégia pode impulsionar o desenvolvimento das cooperativas, desde a preparação até a promoção comercial e suporte contínuo. Boa leitura!
Download
Veja mais
Cooperativismo brasileiro na COP 26
Aanálise econômica número 79 traz o balanço dasexportações do coope destaca asvantagens dessa estratégia comercial. O apoio daApex-Brasiltem sido fundamental para oacesso ao mercado internacional. Nos últimos 4 anos,60% das coopsexportadoras comercializaram seus produtos no exteriorde forma contínua. As coops contam com váriasferramentas de apoio como: umasérie de e-books, um calendário defeiras e ações de promoção internacional e o Mapa de Oportunidades.
Nesta edição da análise econômica você vai encontrar o ranking global de competitividade e os cinco desafios que o Brasil precisa superar para subir de posição. Também elencamos os fatores essenciais para as coops impulsionarem seus negócios. Além disso, você terá acesso aos destaques dos debates realizados na Semana de Competitividade nas trilhas de inovação, inteligência de mercado, ESG e liderança para transformação. Boa leitura!
Na seção Societário em Pauta, trazemos recente decisão do STJ autorizando a penhora de valores referentes à restituição do Imposto de Renda de devedor. A orientação firmada pode gerar impactos relevantes para as cooperativas, especialmente aquelas que atuam no ramo crédito ou que, de alguma forma, figurem como credores em processos judiciais. Boa leitura!