COOPERATIVISMO DE PLATAFORMA: INOVAÇÃO E INCLUSÃO NA NOVA ECONOMIA
No boletim econômico deste mês, vamos abordar ocooperativismo de plataforma, um modelo que tem ganhado relevância no cenário digital ao propor uma alternativa mais justa e colaborativa em relação às grandes plataformas de tecnologia. Exploraremos desde a evolução histórica e as diferenças em relação às cooperativas tradicionais até os desafios regulatórios, culturais e tecnológicos que essas organizações enfrentam. Interessado em aprofundar essa temática, oSistema OCB, com apoio da empresa parceiraIlegra, que traz sua experiência em pesquisa, estratégia e conhecimento do ecossistema cooperativista, conduziu uma investigação detalhada, com o objetivo de entender e fomentar o desenvolvimento das cooperativas de plataforma. Não perca a oportunidade de entender melhor esse fenômeno e como ele pode transformar o cenário econômico global e nacional. Boa leitura!
Download
Veja mais
A importância do Ato Cooperativo para a Reforma Tributária
Reforma Tributária: Apresentação de parecer CCJ Senado
A inovação é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na competitividade dos países, nas estratégias dos negócios e na vida das pessoas. Com o surgimento da pandemia da Covid-19 e o isolamento social, percebemos com mais clareza a importância e velocidade da revolução tecnológica que acontece no mundo. O avanço digital está presente em todas as áreas de nossas vidas - seja no setor médico-hospitalar, ou nos aplicativos de delivery para alimentação.
Uma política agrícola eficiente é fundamental para todos os países. De acordo com a OCDE, os subsídios ao setor alcançaram US$ 720 bilhões em 2020. No Brasil, o agronegócio é destaque pela resiliência na crise. Diante da importância de medidas de apoio aos agricultores, o país fomenta o financiamento do custeio, da comercialização, da industrialização e dos investimentos agropecuários por meio do Plano Safra. Para o ciclo 2021/22, o Plano conta com R$ 251,22 bilhões em crédito rural para todas as rubricas. Confira nesta edição como esse tipo de política pública favorece o setor agropecuário no Brasil e qual o papel do cooperativismo para que programas como esses possibilitem bons resultados para nossas cooperativas!