COP 29 – PANORAMA CLIMÁTICO E PRINCIPAIS AVANÇOS DA CONFERÊNCIA
Este boletim apresenta um panorama da COP 29, destacando os desafios climáticos atuais, os principais desdobramentos da conferência e o papel do Brasil e do cooperativismo na busca por soluções sustentáveis. Abordamos temas como a meta financeira de Baku, o acordo sobre o mercado de carbono, o programa de trabalho de mitigação e a nova NDC brasileira, com suas metas de redução de emissões e estratégias para combater o desmatamento, impulsionar a transição energética e promover o desenvolvimento sustentável. Exploramos também o papel do cooperativismo na COP 29, com exemplos de iniciativas e projetos inovadores que contribuem para uma economia mais verde e justa. Boa leitura!
Download
Veja mais
O boletim econômico de junho traz um panorama das análises realizadas até então, incluindo transformações econômicas globais, o avanço das finanças sustentáveis e nas novas dinâmicas do marketing digital impulsionado pela inteligência artificial. A publicação destaca ainda os impactos geopolíticos sobre o comércio internacional, a regulamentação histórica do cooperativismo de seguros no Brasil e o papel estratégico das cooperativas no Ano Internacional das Cooperativas. Acesse o material completo e fique por dentro dos principais desafios e oportunidades que moldam o futuro do cooperativismo!
A segunda edição de 2025 do Impulso do Coop está no ar! Desta vez, trouxemos uma análise econômica sobre as mudanças que a Lei Complementar 213/2025 traz para o cooperativismo de seguros. Confira ainda os impactos dessa conquista no trabalho e nos negócios, desafios e oportunidades para o setor, as indicações da nossa agenda e muito mais. Boa leitura!
As cooperativas brasileiras estão expandindo suas fronteiras em busca de novas oportunidades e mercados internacionais. No 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), foi definida uma estratégia crucial para os próximos cinco anos: a internacionalização como caminho para crescimento e diversificação de riscos. Este boletim detalha como essa estratégia pode impulsionar o desenvolvimento das cooperativas, desde a preparação até a promoção comercial e suporte contínuo. Boa leitura!
Análise internacional: Política externa brasileira (PEB)