Ilustração com logomarca da COP 28

Cooperativismo ganha espaço na COP 28

A agenda do governo brasileiro durante a 28ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, a COP 28, contará com participação ativa e destacada do cooperativismo. São três diferentes painéis programados para apresentações no Espaço Brasil, além de um quarto organizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) que prometem dar visibilidade às soluções promovidas pelo movimento brasileiro em prol do desenvolvimento sustentável, econômico e inclusivo. A COP 28 acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, de 30 de novembro a 12 de outubro com a participação de 80 mil delegados dos 195 países membros da ONU.

A participação é resultado da atuação do Sistema OCB, com o apoio das Organizações Estaduais (OEs) para inserir o cooperativismo na agenda de participação do Brasil no evento. O pavilhão do país, organizado pelo governo federal, unificará as participações do Estado, sociedade civil e setor produtivo. Uma concorrida seleção foi feita pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para definir a programação. Foram recebidas mais de 700 propostas para as 120 vagas disponíveis. “A realização da Imersão em Cooperativismo Pré-Cop 28 no Paraná e Pará, além da realização de diversas reuniões com órgãos do governo, conseguimos garantir uma agenda de participação bastante positiva para o movimento”, afirmou João Marcos Silva Martins, coordenador de Relações Internacionais do Sistema OCB.

Para o presidente Márcio Lopes de Freitas, o espaço conquistado pelo cooperativismo na conferência reflete a importância que o modelo de negócios tem para a preservação ambiental. “Faz parte da natureza do cooperativismo a busca e a implementação de soluções que conciliem o desenvolvimento econômico com o combate ao aquecimento global e a preservação do meio ambiente. Somos, definitivamente, parte da solução no que diz respeito às questões climáticas, tanto que já somos referência mundial na produção sustentável. O agronegócio cooperativo é pautado em sustentabilidade e no desafio de alcançar uma economia neutra em carbono, com destaque para a redução das emissões de metano”.

O painel Cooperativas: aliadas da sustentabilidade ambiental e segurança alimentar será totalmente coordenado pelo Sistema OCB. Ele será realizado no dia 9 de dezembro e terá 1h30 de duração. Serão apresentados cases de sucesso das cooperativas Cooperacre, Frimesa e das cooperativas de crédito brasileiras, e, ainda, relatos de representantes da Alinça Cooperativa Internacional (ACI) da África e Europa. O painel será mediado pela superintendente Tania Zanella e terá também a participação do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana.

Além do painel do cooperativismo, o Sistema OCB também foi convidado a participar de dois outros coordenados pelos ministérios do Meio Ambiente e Agricultura (Mapa). No dia 5 de dezembro, a analista técnica e especialista em meio ambiente, Laís Nara Castro, irá compor o quadro de palestrantes do painel Proteção e Participação Social construindo resiliência às Mudanças Climáticas, organizado pelo MMA. Já no dia 11, o Mapa promove o painel Plano ABC+ e seu papel na segurança Alimentar. A gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta fará apresentação sobre as contribuições das cooperativas agropecuárias no fortalecimento do principal programa do governo voltado à agricultura de baixo carbono.

Fabíola também participará, ainda no dia 11, do painel As contribuições da Economia Social e Solidária para os ODS: o papel da política comercial, promovido pela OMC. A apresentação será sobre os impactos do comércio internacional das cooperativas brasileiras para o desenvolvimento sustentável do país, com detalhes das ações práticas realizadas com esse propósito.

Participação do cooperativismo na COP 28:

05/12, terça-feira, 10h30 de Dubai - 3h30 de Brasília
Proteção e Participação Social construindo resiliência às Mudanças Climática - Coordenado pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)
Laís Nara Castro, analista técnica e especialista em meio ambiente do Sistema OCB, apresenta um panorama das soluções brasileiras que impactam o desenvolvimento sustentável.
Trasmissão ao vivo pelo canal do MMA no Youtube

09/12, sábado, 13h30 de Dubai - 6h30 de Brasília
Cooperativas: aliadas da sustentabilidade ambiental e segurança alimentar - Coordenado pelo Sistema OCB
Mediação: Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB
Susanne Westhausen, Presidente da Aliança Cooperativa Internacional para a Europa
Sifa Chiyoge, Diretora-Geral da Aliança Cooperativa Internacional para as África
Sebastião Nascimento de Aquino, Membro do Conselho da cooperativa Cooperacre
Marcelo Cerino, Superintendente de Logística Integrada da Central Cooperativa Frimesa
Ênio Meinen, Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob
Trasmissão ao vivo pelo canal do MMA no Youtube

Dia 11/12, segunda, 10h30 de Dubai - 3h30 de Brasília
Plano ABC+ e seu papel na segurança Alimentar - Coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
Fabíola Nader Mota, gerente-geral do Sistema OCB, apresenta as contribuições das cooperativas brasileiras no fortalecimento do principal programa do governo voltado à agricultura de baixo carbono.

Dia 11/12, segunda, 13h30 de Dubai - 6h30 de Brasília
As contribuições da Economia Social e Solidária para os ODS: o papel da política comercial - coordenado pela Organização Mundial do Comércio (OMC)
Fabíola Nader Mota, gerente-geral do Sistema OCB, apresenta os impactos do comércio internacional das cooperativas brasileiras para o desenvolvimento sustentável do país.

Acompanhe toda participação completa do Sistema OCB na COP 28 no site Cooperação Ambiental. 

Conteúdos Relacionados