Sistema OCB apresenta compromissos com o ESG em encontro do agro

Sistema OCB apresenta compromissos com o ESG em encontro do agro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promoveram o 5º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros entre os dias 23 e 28 de novembro. O evento trouxe a temática Resultado das Exportações e Estratégias para 2024 e buscou fortalecer a presença do agronegócio brasileiro no cenário global.

O Sistema OCB participou do painel temático ESG e Imagem Associados ao Cooperativismo realizado nesta terça-feira (28). Em sua apresentação, Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, ressaltou a importância do ESG no contexto cooperativista para agregar valor e promover a sustentabilidade com comprovação de desempenho. "O cooperativismo brasileiro está comprometido em mapear boas práticas, medir impactos com indicadores qualificados e formar lideranças para atender aos critérios ambientais, sociais e de governança. A sustentabilidade é uma adaptação das necessidades humanas e dos sistemas econômicos aos limites do planeta" explicou.

Como cases de sucesso, Débora mencionou a cooperativa Frimesa, do Paraná, que estabeleceu compromissos sustentáveis para os próximos 16 anos. A Unimed Belém, que lançou um projeto de migração para o mercado livre de energia, com foco em energia renovável e, por último, a Sicredi Dexis, do Paraná, com programas vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e instalações sustentáveis certificadas pelo selo Leed Platinum também foram destacadas. "O movimento coop, nascido e enraizado nas comunidades, se sustenta na viabilidade econômica, na justiça social e no cuidado com o meio ambiente", acrescentou.

Para finalizar, a gerente salientou que o Brasil e o mundo precisam se conectar de forma massiva com o cooperativismo e a sustentabilidade, para provar que o futuro do planeta é coop. "Vamos enxergar que o nosso movimento é uma organização economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa, sob um modelo de gestão democrática e inclusiva", concluiu.

Conteúdos Relacionados