Sistema OCB destaca inovação e representatividade em Tocantins

A capital do Tocantins, Palmas, foi palco de dois eventos, realizados na sexta-feira (17), que buscaram consolidar a força do cooperativismo no estado: o 17º Encontro Tocantinense de Cooperativismo e o 15º Encontro de Mulheres Coops. A gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, esteve presente em ambos e abordou as tendências do cooperativismo, bem como o papel das mulheres nesse contexto.

A celebração do movimento cooperativista de Tocantins adotou o lema Rumo ao 5.25.80, que reflete as metas do cooperativismo no estado: atingir 5 bilhões em faturamento, 25 mil cooperados e um índice de satisfação do cliente de 80% até 2027. A meta também faz referência ao Desafio BRC 1 TRi, estabelecido pelo Sistema OCB e encampado pelo estado para o alcance de 30 milhões de cooperados e R$ 1 trilhão em movimentação financeira até 2027 em nível nacional.

A programação do evento incluiu debates sobre o futuro do coop no estado, além da consolidação e articulação dos planos de trabalho para 2024. Fabíola apresentou a palestra Tendências do cooperativismo e a atuação do Sistema OCB. Ela falou sobre as soluções oferecidas pela entidade, com o intuito de colaborar com o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.

"Nossas marcas buscam dar apoio e suporte para facilitar o progresso e prosperidade das coops. Temos o Negócioscoop, o Capacitacoop e o Inovacoop, entre outras iniciativas que funcionam como um alicerce para o movimento. Também produzimos estudos e publicações para que as nossas cooperativas possam compreender cada vez mais o ambiente de mercado em que estão inseridas", explicou.

Fabíola também evidenciou a importância da representação institucional feita pelo Sistema OCB dentro do Congresso Nacional. "Mantemos um relacionamento próximo com autoridades, senadores e deputados para que possamos atuar em prol do cooperativismo. Buscamos regulamentar, alterar e elaborar políticas públicas que afetem positivamente o movimento", complementou.

Ricardo Khouri, presidente do Sistema OCB/TO, destacou que o encontro buscou fortalecer laços e promover a troca de experiências. “Nosso objetivo não é apenas discutir metas, mas também consolidar estratégias que nos conduzirão a um futuro ainda mais próspero”, reiterou.

Força feminina

Por sua vez, a cerimônia de mulheres, aconteceu com o intuito de promover e fortalecer a participação de mulheres engajadas no impulsionamento do cenário cooperativista. Palestras sobre o papel feminino nas cooperativas, discussões sobre ESG Coop, apresentação de cases inspiradores do Comitê Estadual Elas pelo Coop e a elaboração de diretrizes para a implantação de comitês nas cooperativas do Tocantins foram alguns dos destaques da programação.

Maria José Oliveira, superintendente do Sistema OCB/TO, destacou que o encontro foi uma maneira de inspirar, capacitar e reconhecer o papel fundamental das mulheres no cooperativismo. "O evento é um espaço valioso para a troca de experiências, aprendizado e construção coletiva de estratégias para fortalecer a representatividade e influência feminina nas cooperativas do estado", disse.

Fabíola apresentou a palestra Mulheres no Coop e ressaltou a força da liderança e competência das mulheres. "Nós mulheres somos uma força vital dentro de nossas cooperativas e trazemos uma perspectiva enriquecedora para o movimento. Tenho certeza que inspiramos e contribuimos para a construção de um setor mais inovador e sustentável. A força feminina colabora para um cooperativismo mais robusto e equitativo", afirmou.

Conteúdos Relacionados