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Sistema OCB destaca força do coop em Missão Índia no Brasil

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Evento reuniu empresários e jornalistas do país asiático para estreitar laços e explorar novas oportunidades

O Sistema OCB teve participação de destaque na programação em Brasília da Missão Índia no Brasil, nesta segunda-feira (16). Jéssica Dias, analista de Negócios e Rodolfo Jordão Filho, analista técnico do Ramo Agro, destacaram a atuação do modelo de negócios no país e sua força no mercado internacional. 

Promovida pela ApexBrasil, a missão reuniu empresários e jornalistas indianos interessados em estreitar laços comerciais e explorar novas oportunidades de cooperação entre os dois países, especialmente no agronegócio, em uma vasta gama de visitas técnicas e reuniões realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, entre os dias 7 e 17 de dezembro. 

Durante o encontro, sediado no Ministério da Agricultura (Mapa), Rodolfo apresentou os principais números do cooperativismo nacional, além de iniciativas que promovem sustentabilidade, inovação e competitividade no mercado global, especialmente no ramo Agro. 

Além de reforçar que o coop é responsável pela originação de mais de 50% dos grãos produzidos no Brasil e que 71,2% dos produtores cooperados são provenientes da agricultura familiar, Rodolfo afirmou que o modelo de negócios é considerado uma solução viável para os quatro maiores desafios da humanidade na atualidade: segurança alimentar, mudanças climáticas, desigualdade social e insuficiência energética.

Jéssica, por sua vez, apresentou detalhes sobre o Programa NegóciosCoop, desenvolvido pelo Sistema OCB para apoiar as cooperativas na sua integração e crescimento nos mercados públicos e privados. “Trabalhamos no aprimoramento da gestão delas para prepará-las para participação em feiras de negócios, encontros de matchmaking e missões técnicas que permitam expandir sua atuação tanto no mercado nacional quanto no mercado externo. O Programa já atende 23 dos 27 estados brasileiros, com mais de 100 cooperativas contempladas e 3,6 mil horas de consultoria oferecidas”, explicou.

Conforme salientou Jéssica, os resultados do Programa vão além do aumento da competitividade, com acesso a novos mercados, ampliação da base de clientes e redução na dependência de um único destino comercial. “São pontos fundamentais que contribuem diretamente para o fortalecimento do movimento cooperativista, reafirmam a força do setor no mercado nacional e mostram que o mercado internacional é viável para o crescimento sustentável das cooperativas", completou.

 

Parceiro global

Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Mapa, ressaltou a importância do encontro e as oportunidades para o incremento do comércio e cooperação entre Brasil e Índia. “O Brasil é muito diverso e se destaca na produção de variados insumos como fibras, energia e alimentos. É um parceiro global quando se fala em segurança alimentar por seus atributos de qualidade, sanidade, sustentabilidade e complementação. Temos todo o interesse em avançar em  novos acordos com a Índia, ampliando as trocas já existentes entre os países”, disse. 

Para o jornalista G. Chandrashekar, membro da delegação, o Brasil tem um potencial inestimável para a realização de acordos comerciais com a Índia. Ele citou o algodão e o etanol como exemplos de produtos que interessam ao país asiático, bem como a troca de pesquisas e tecnologia. “Tenho plena convicção de que se o Brasil e a Índia derem as mãos, serão capazes de, juntos, alimentar o mundo”, declarou. 

Entre 2003 e 2023, as exportações brasileiras para a Índia cresceram 14,3% ao ano, superando o crescimento médio das exportações brasileiras para o mundo. Em 2023, as vendas para o mercado indiano alcançaram US$ 4,7 bilhões, com destaque para gorduras e óleos vegetais, açúcar e melaço, além de óleos brutos de petróleo. Apesar desses números, o mercado indiano ainda representa apenas 2% das exportações totais do Brasil, evidenciando o potencial para diversificação da pauta exportadora e ampliação das parcerias comerciais. 

Estudo da ApexBrasil aponta 387 oportunidades comerciais para produtos brasileiros no mercado indiano. Elas abrangem áreas estratégicas como combustíveis minerais, matérias-primas, máquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos, artigos manufaturados e alimentos. 

Além da participação na reunião, a delegação indiana visitou, nesta terça-feira (17), a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) para conhecer, na prática, soluções que contribuem para o desenvolvimento sustentável e para a segurança alimentar mundial. 

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