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Processo de seleção visa ao preenchimento da função de Técnico de Patrimônio e Suprimento de Materiais
Brasília (12/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje a relação dos candidatos convocados para a avaliação de conhecimentos, uma das etapas do processo seletivo que visa a contratação de profissional para o preenchimento da função de Técnico de Patrimônio e Suprimento de Materiais. Os convocados deverão comparecer, no próximo dia 14/5, às 14h, ao edifício sede da Casa do Cooperativismo, localizado no SAUS – Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, bloco I, Brasília –DF. Para obter mais informações, clique aqui.
Florianópolis (11/5) – Conselheiros fiscais de cooperativas se reuniram em Florianópolis na última semana para a quarta edição do curso oferecido a eles pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC). Outras três turmas participaram da mesma capacitação em Chapecó e em Brusque. Os conselheiros fazem parte de cooperativas do ramo agropecuário, transporte, médico, educacional, trabalho e produção.
O coordenador de capacitação do Sescoop/SC, Elvio Silveira, explica que o objetivo é capacitar para o exercício da função de conselheiro fiscal, visando atitudes proativas para melhoria da gestão nas cooperativas. Para isso, Silveira, que também é coordenador de autogestão, conduziu palestra que abordou o tema cooperativismo, aspectos legais do conselho fiscal, obrigações, reuniões e lavraturas de atas.
Foi seguido pela fala do contador e sócio proprietário da Dickel & Maffi Auditores, Dorly Dickel, responsável pela discussão de aspectos contábeis e tributários, análise de balanço, demonstrativos contábeis e parecer do conselho fiscal.
O primeiro dia do curso, no entanto, foi de reflexão, com palestra motivacional de Ainor Lotério. Com dinâmicas diferenciadas, Lotério tratou do cooperativismo como forma ideal de organização, falou sobre origem, evolução e as teorias, expondo o modelo em uma tríade: como filosofia de vida, como uma atitude e como sociedade de pessoas.
“O mal funcionamento das cooperativas pode estar na não observância desses aspectos. O conselheiro fiscal deve ampliar, ir além da análise do balanço. Ver se o trabalho com os jovens vai bem, se a capacitação dos funcionários está acontecendo, se os colaboradores também são cooperativistas, como está a entidade, seus produtos e serviços. A capacidade de gestão é boa? É uma espécie de câmara fiscalizadora dentro da cooperativa, também vê proposição e vê projetos”, opina. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)
Belém (11/5) – Nesta sexta (8/5), o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, participou do Fórum Regional de Presidentes e Superintendentes do Sistema OCB em Palmas–TO. O objetivo da programação foi promover um alinhamento estratégico e definir as prioridades baseadas no Plano Estratégico 2015-2020. O evento reuniu presidentes e superintendentes das organizações estaduais da Região Norte, além de conselheiros fiscais e de administração das unidades.
O Fórum também serviu para a prestação regionalizada de contas de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. As lideranças estaduais também elencam suas demandas. O resultado da consolidação dessas necessidades servirá de subsídio para o direcionamento das atividades sistêmicas, com vistas ao desenvolvimento sustentável do cooperativismo.
Para Ernandes, é uma boa oportunidade para o Sistema nacional olhar com maior esmero as demandas regionais. “A diretoria vem entendendo que precisa ouvir a base cada vez mais. Saber o que ela precisa e os seus principais desafios. Isso é ótimo porque o cooperativismo brasileiro só pode continuar avançando se estiver coeso, de uma maneira alinhada. Quando todas as forças envolvidas estiverem em harmonia, trabalhando para um mesmo objetivo”.
AGENDA – Está prevista para os dias 21 e 22 de maio a realização do Fórum voltado para a Região Nordeste, na cidade de Salvador/BA. Em Junho, a OCB se reúne com as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em São Paulo/SP. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)
Salvador (11/5) – Já está em andamento desde 30 de abril, em Salvador, a turma do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – Gescoop – oferecido pelo Sescoop/BA. Considerado da mais alta importância para a melhoria da qualidade da gestão nas cooperativas, o Gescoop surgiu da necessidade de formar e capacitar quadros gerenciais e lideranças nas cooperativas, conforme afirma o presidente da OCEB, Cergio Tecchio: “O Gescoop atende a uma demanda expressa das cooperativas. Ele proporciona aos participantes amplos conhecimentos sobre gestão empresarial com foco em cooperativas, a fim de aperfeiçoar a sua gestão”, explicou o presidente.
Durante 10 meses de aula os gestores participantes serão convidados a discutir e debater sobre temas voltados a gestão cooperativista, proporcionando conhecimentos sobre a gestão empresarial com foco em cooperativas. Desta forma, os profissionais participantes trabalharão suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que os participantes estão inseridos.
Apesar de estar ainda no primeiro módulo, Alberto Lavigne, conselheiro da Coopec, comenta que o curso está superando as suas expectativas e o recomenda para outros gestores de cooperativas. “O curso apresenta uma proposta bastante concisa e compatível com a realidade das cooperativas. Espero melhorar minha visão de gestão profissional e ter ferramentas para colaborar no planejamento estratégico da cooperativa”, afirmou o conselheiro.
O curso apresenta carga horária total de 160h, divididas em 10 módulos, com aulas ministradas de forma intensiva, em dois dias por mês. Outras três turmas estão acontecendo, nas cidades de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães.
O curso apresenta carga horária total de 160h, divididas em 10 módulos, com aulas ministradas de forma intensiva, em dois dias por mês. Outras duas turmas já haviam sido iniciadas na cidade de Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas esse ano e também estão em curso. No dia 8 de maio será iniciada a turma de Luís Eduardo Magalhães. (Fonte: Assimp Sistema OCEB)
Brasília (8/5) – Representantes do Sistema OCB participaram nesta quarta-feira (6/5) da audiência pública promovida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia das Próteses. A intenção foi ouvir as sugestões do setor médico-hospitalar que podem auxiliar no combate ao que tem sido chamado de “máfia das próteses”.
Entre as várias sugestões apresentadas pelos representantes do setor, dentre eles a Unimed, estão leis que criminalizem o pagamento de comissões por parte de fabricantes e fornecedores; atuação mais ativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na fiscalização e, sobretudo, na definição de uma tabela de referência que oriente os preços desses produtos; e definição de protocolos rígidos do Ministério da Saúde para o uso órteses e próteses, inclusive com a adoção da segunda opinião médica.
Propostas da Unimed
As propostas apresentadas pela Unimed foram:
- Legislação tratando da criminalização do pagamento de comissões por parte dos fabricantes ou distribuidores de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), assim como do recebimento de comissões por parte de profissionais e estabelecimentos de saúde;
- Assegurar que prevaleça a concorrência no mercado distribuidor de OPMEs (Sistema de Defesa da Concorrência);
- Criação de câmaras técnicas com especialidades para emissão de pareceres para os gestores da saúde pública e privada, bem como ao judiciário (2ª opinião);
- Ações indutoras para a aplicação de Diretrizes e Protocolos Clínicos nas indicações de OPMEs, com acompanhamento e responsabilização das diretorias clínicas dos hospitais, com base nas normas e regras que envolvem a governança clínica;
- Divulgação pela Receita Federal do custo de OPMEs importados, bem como da listagem de empresas estrangeiras ou nacionais aptas a operarem no mercado de OPMEs no Brasil; e
- Desenvolvimento e divulgação de tabela referencial de preços das OPMEs e insumos de alta tecnologia pela Anvisa.
NOTA TÉCNICA – A Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) preparou uma nota técnica sobre o tema em agosto de 2014. Entre as recomendações, estão:
- Desenvolvimento de estruturas de conduta ética e empresarial, com regras claras e de comum acordo e responsabilidades bem definidas;
- Eliminação da incidência cumulativa de tributos;
- Participação efetiva da indústria no processo de transparência das informações sobre especificações e preços;
- Discriminação dos serviços prestados pelos distribuidores de material médico, para que sejam de fácil acesso para todos os agentes envolvidos;
- Aperfeiçoamento da gestão do corpo clínico, com implantação de modelos de governança corporativa e clínica nas instituições de saúde;
- Participação compulsória dos hospitais na aquisição de dispositivos médicos, visando a promoção assistencial e a qualidade dos cuidados; e
- Estímulo a políticas justas de remuneração de serviços de saúde e vinculadas à qualidade e ao desempenho assistencial.
(Com informações da Agência Câmara Notícias)
Brasília (8/5) – As cooperativas de crédito, mais do que nunca, começam a surgir como importante alternativa na oferta de crédito no país, quando a maior parte dos bancos decidiu pisar no freio, em face da crise econômica no país. As cooperativas têm sido consideradas opções seguras e mais baratas para quem precisa de seus serviços financeiros. Elas já somam 5,3 mil pontos de atendimento voltados a mais de sete milhões de cooperados. O assunto foi tema de reportagem de programas de rádio de todo o país. Clique aqui para ouvir
"Cuiabá (7/5) No dia 30 de abril de 2015 os presidentes das cooperativas registradas no Sistema OCB/MT, durante a Assembleia Geral Ordinária, aprovaram, por unanimidade, a implantação da Instituição de Ensino Superior e Pesquisa do Cooperativismo e autorizaram a participação do Instituto como mantenedor da Instituição.
Assim a Faculdade de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo (Fecoop) entra numa nova etapa do projeto, que teve início em 2009, quando se discutia a necessidade de um ensino superior voltado para atender as cooperativas de Mato Grosso, parcerias e outros estados. A expectativa é de que em 2017 a segunda faculdade voltada para o cooperativismo no Brasil receba sua primeira turma. A faculdade vai funcionar na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá.
“Este é um momento histórico para mim como dirigente dessa Organização e vejo como um fato fantástico, e estamos de parabéns, pois isso demonstra maturidade para o nosso negócio”, salientou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
Ele acredita que “estamos resgatando aquilo que deveríamos sempre fazer nas nossas organizações, no nosso país, que é criar cidadania educando as pessoas para ser um bom cidadão. O ser humano foi feito para ser feliz e temos que nos educar até para ser feliz, senão a gente não sabe a extensão dessa palavra, por isso eu vejo que o Sistema OCB de Mato Grosso e as cooperativas vivem um momento histórico, caminhando com a educação”.
Para a assessora estratégica do Sistema OCB/MT, Janete Carmen Dalabarba, responsável pelo processo da Fecoop, “vivemos um momento extremamente importante para o cooperativismo. Estamos dando o passo inicial para a construção de ensino superior corporativo, pensando em conteúdo, em identidade cooperativa, já que o sistema convencional de ensino, infelizmente não oferece essas condições para o mundo cooperativo”.
Dalabarba explica, que “apesar de ser um processo longo a construção de uma instituição, onde o MEC (Ministério da Educação) é extremamente burocrático na aprovação desses projetos, tenho certeza que vai alavancar o cooperativismo no estado”.
O Superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, explica que os próximos passos “serão as questões práticas, como consolidar a instituição mantenedora que tem a participação da OCB/MT e das cooperativas contribuintes, aquelas que vão manter o instituto em funcionamento”.
Mazzotti explica que em outubro será dada entrada no MEC da abertura da plataforma da Faculdade, “e uma vez aprovado daremos inicio ao processo de implantação dos projetos de desenvolvimento institucional, pedagógico, regimentais e outros tramites para que o instituto atenda as nossas necessidades, seja em termos de governança, seja na profissionalização da gestão das cooperativas”.
Ele poderá ainda que “o Instituto não será restrito às cooperativas mato-grossense, pois as parcerias estarão abertas, tanto em nível regional, nacional e internacional”. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)
Florianópolis (7/5) – Oferecer metodologias para elaboração do Relatório Socioambiental (antigo Balanço Social) é o principal objetivo do curso que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop) promove no dia 29 de maio, das 8h às 18h, no Hotel Plaza Florianópolis. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de maio.
O coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, explica que serão abordados temas como a sustentabilidade e sua relação com os negócios; sustentabilidade empresarial visando facilitar sua adoção pelas cooperativas; indicadores de sustentabilidade para elaboração dos relatórios socioambientais pelas cooperativas (ISO 26000,GRI,Indicadores Ethos, Seat Anglo American, Pacto Global, ODM); importância para a cooperativa na criação e organização dos seus indicadores socioambientais, entre outros.
INSTRUTORAS
Atuarão como instrutoras as assistentes sociais Adelita Adiers e Camile Rebeca Bruns. Adelita é especialista em Responsabilidade Social e Gestão do 3º Setor, consultora da FACISC e membro do GT que analisou a revisão dos indicadores Ethos para negócios sustentáveis e responsáveis. Também é coordenadora adjunta do Movimento Nós podemos SC (Objetivos do milênio- ODM) e perita social da 12ª Vara da Justiça Federal de SC.
Camile tem especialização em Gestão e Responsabilidade Social Empresarial. Responsável pela área de Responsabilidade Social na Unimed Brusque, executou elaboração de Relatório de Sustentabilidade segundo o padrão internacional Global Reporting Initiative (GRI). Possui certificação para Formação das Diretrizes G3, é adjunta do Movimento Nós Podemos SC, membro da Comissão selo Social de Brusque e representante de Santa Catarina no Colegiado Nacional do Movimento pela Cidadania e Solidariedade (MNPCS/ODM).
O curso não tem taxa de inscrição e as despesas de hospedagem, alimentação e material didático serão custeadas pelo Sescoop/SC. Informações pelos telefones 48 38788803 e 48 38788810. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)
Brasília (6/4) – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, uma das últimas regiões agrícolas do mundo em expansão e sem desmatamento, são os integrantes da nova fronteira agrícola do país: o Matopiba (sílabas iniciais de cada estado), cujo decreto foi assinado hoje de manhã, pela presidente da República, Dilma Rousseff, durante o lançamento do Plano de Defesa Agropecuária.
A solenidade contou com participação dos governadores dos quatro estados que, juntamente com a presidente, assinaram a criação da fronteira. De acordo com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, a Matopiba é uma região que detém o olhar e uma atenção muito especial da presidente Dilma.
Segundo Kátia Abreu, a pecuária na região, em função do maior emprego de tecnologia, tem ocupado espaços cada vez menores, proporcionando a ampliação da área de produção de grãos. Os estudos para a criação da área e avaliação das potencialidades foram realizados pela Casa Civil e pela Embrapa, em conjunto com o próprio Mapa. Um dos objetivos, é atrair para o Matopiba investimentos nacionais e estrangeiros.
“Esta é a última fronteira agrícola, vai ter a oportunidade de nascer e crescer com o apoio do Estado”, afirmou a ministra. Segundo ela, a política não será de protecionismo, mas de apoiar o desenvolvimento da região por meio de investimentos em logística, infraestrutura e fornecimento de energia.
Evento realizado hoje contou com a participação de cerca de 300 cooperativas
Brasília (5/5) – O novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC 2015) foi lançado hoje, em Belo Horizonte, durante evento que reuniu representantes de mais de 300 cooperativas mineiras. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, participaram do lançamento, realizado pelo Sistema Ocemg, no Centro de Convenções da Unimed-BH.
A ocasião reuniu importantes nomes do cooperativismo, como Rivadávia Drummond, presidente da HSM Educação Executiva, e Roberto Rodrigues, embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial. Realizado pelo Sistema Ocemg, o evento apresentou às cooperativas mineiras o 3° Ciclo do programa desenvolvido pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade, com metodologia pautada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG).
Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o PDGC tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. “É importante destacar que toda a metodologia desse programa visa a promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O PDGC é desenvolvido com base em questionários que permitem um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão com base no MEG, simbolizando a visão sistêmica da organização”, explica o superintendente.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, disse que o programa é uma ótima oportunidade para as cooperativas mineiras ampliarem ainda mais a qualidade da própria gestão.
"O PDGC veio para nortear as ações das cooperativas, é como se fosse uma bússola para nós. Nós, cooperativistas, somos muito competentes, mas precisamos aprimorar nossa competência. E esse é o objetivo do PDGC. No 3º ciclo, as cooperativas vão continuar contando com o apoio do Sistema Ocemg e Sistema OCB, pois precisamos de pessoas bem orientadas para leva-las à frente com êxito e resultados positivos", avalia Scucato.
Roberto Rodrigues, por sua vez, enfatizou que as cooperativas têm diante de si um grande potencial de mercado. “Atualmente, a crise que vivemos representa oportunidade, porém para quem tem competência. Quem não tiver, não conseguirá sobreviver. O que temos de fazer é buscar a inserção no mercado e o PDGC é fundamental para a gestão da economia de custo”, avalia embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial.
Para a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, as cooperativas quando participam do programa só ganham. “Ao aderirem ao PDGC, elas têm muito a ganhar, pois o programa oferece um valioso diagnóstico da gestão da organização, além de orientações para a promoção de melhorias, por meio de relatórios gerados automaticamente pelo sistema. A cooperativa obtém um diagnóstico real sobre sua gestão, tendo em vista que para a aplicação no PDGC, o Modelo de Excelência da Gestão® da FNQ foi adaptado às particularidades das cooperativas, por meio de amplos debates promovidos por um comitê técnico, denominado Comitê de Gestão, formado por representantes da unidade nacional e de unidades estaduais do Sescoop”, comenta a gerente.
Como as interessadas podem aderir?
Para participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas é necessário que a interessada seja registrada no Sistema OCB e que todos os seus dados estejam atualizados. Caso exista alguma divergência de informação ou a cooperativa ainda não tenha o referido registro no momento da inscrição, o solicitante receberá uma mensagem com orientações sobre como proceder para se tornar apto a participar do programa. É importante ressaltar que a inscrição é feita online (clique aqui, se desejar se inscrever pela internet) ou nas unidades estaduais.
Prêmio Sescoop Excelência de Gestão
A adesão ao PDGC é o primeiro passo para que as cooperativas participem do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, que ocorre a cada dois anos. Por falar nisso, neste ano, ocorre a segunda edição da premiação, cujo objetivo é incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas com as melhores práticas de gestão e governança.
A relação entre o PDCG e o Prêmio ocorre na medida em que o preenchimento do questionário do programa subsidia o aprimoramento da gestão, ampliação da rede de relacionamentos e visibilidade para a cooperativa, aspectos fundamentais e bastante valorizados no prêmio.
De acordo com os resultados obtidos no processo de avaliação do PDCG, as cooperativas poderão ser reconhecidas nas faixas bronze, prata ou ouro. Além disto, uma cooperativa da faixa ouro será declarada a grande Vencedora do Prêmio e outra, dentre todas as reconhecidas, será declarada “Destaque Governança”.
"Goiânia (5/5) – Mais de 250 pessoas, entre autoridades políticas, empresariais, lideranças cooperativistas e cooperados, prestigiaram a cerimônia de posse da nova diretoria do Sistema OCB/GO, ontem. O economista, produtor rural e presidente da Complem, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, vai presidir a OCB/GO e o Sescoop/GO no quadriênio 2015/2019. Ele recebeu o cargo do presidente das cooperativas Centroleite, CentralRede e Coapro, Haroldo Max de Sousa.
A solenidade festiva de posse teve início por volta do meio-dia. Porém, os trabalhos na Casa do Cooperativismo Goiano foram iniciados logo cedo. Já no início da manhã, todos os novos membros do Conselho Fiscal e Administrativo da OCB/GO se reuniram para assumir os cargos oficialmente.
O novo presidente fez uma breve explanação sobre o plano de gestão da entidade e a superintendente executiva, Valéria Mendes, apresentou o relatório de Gestão dos três primeiros meses de 2015. Houve uma breve discussão sobre a construção do novo prédio e foi proposta a reativação da comissão para coordenar os trabalhos da obra.
Haroldo Max, que continua como membro do conselho do Sescoop/GO, também participou da reunião da OCB/GO. Na sequência, foi iniciada a posse do conselho do SescoopP/GO, com a participação dos membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal da entidade. Durante o encontro, foi apresentado pela superintendente executiva de ambas as entidades, Valéria Mendes, o histórico do Sescoop/GO, sua estrutura de representação, as áreas de atuação, além do resultado financeiro.
EVENTO – Em discurso, Joaquim Guilherme agradeceu o trabalho executado por Max e destacou o fato da Casa do Cooperativismo estar plenamente em ordem. Ele disse que há anos se prepara para chegar à presidência do Sistema e que está disposto a somar e a juntar forças para construir uma cidade, um Estado e um País melhor. Uma das metas citadas por Joaquim Guilherme é fazer com que todos os 11 ramos consigam se desenvolver e fortalecer nas suas atividades e negócios.
O novo presidente do Sistema OCB/GO destaca como plano de mandato promover o fortalecimento das cooperativas, dar visibilidade à Casa do Cooperativismo, além de fomentar a criação de projetos que promovam a intercooperação e o intercâmbio entre as registradas na OCB/GO.
Durante a parte festiva do evento, o ex-presidente, Haroldo Max de Souza, agradeceu a presença de todos e ressaltou que as cooperativas são o motivo da existência da OCB/GO e do Sescoop/GO. Ele citou que hoje são registradas na OCB/GO 238 cooperativas. A entidade participa de 23 conselhos e câmaras temáticas, para representar, defender o cooperativismo e lutar pelo desenvolvimento do setor.
Max agradeceu o corpo técnico do Sistema OCB/GO pelo comprometimento em atingir as metas. Ele ressaltou que o maior legado da administração foi ter proporcionado a qualidade, o compromisso e o conhecimento que os colaboradores alcançaram. “A Casa está preparada para novos desafios e deixo para o novo presidente um grande desafio, o de construir o novo prédio”, relatou. “Desejo sucesso à nova diretoria e que vocês mantenham o espírito cooperativista”, finalizou.
VICE-GOVERNADOR – Representando o governador de Goiás, Marconi Perillo, o vice-governador, José Eliton, que esteve presente na posse da nova diretoria, destacou que o sistema cooperativista dinamiza e fomenta o desenvolvimento no Estado e no País.
Ele acrescentou que o Sistema OCB/GO presta um serviço de relevância para o Estado como um todo, incentivando a produção primária, que é importante elo da cadeia econômica de Goiás, e com papel fundamental na área de finanças, no financiamento de atividades produtivas de cooperados e de pequenos produtores individualmente. “Desejo boa sorte à nova diretoria e contem com o governo do Estado para os novos desafios”, disse.
A deputada federal Magda Mofato disse ter a consciência da importância do agronegócio e que está à disposição do cooperativismo, e a serviço da sociedade goiana. O presidente da Fieg, Pedro Alves enfatizou ser um defensor do cooperativismo e prestou reconhecimento ao agronegócio. “Entendo o valor do cooperativismo e parabenizo pela escolha do Joaquim Guilherme”, enfatizou.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), José Mário Schreiner, deu as boas-vindas ao novo conselho administrativo da casa. “A chegada de Joaquim Guilherme ao posto mais alto do cooperativismo de Goiás é, para nós, motivo de satisfação e de expectativa muito grande. Ele já tem uma participação na produção dentro do ambiente cooperativista e a experiência política possibilitará a ele um excelente trabalho”, destaca. (Fonte: Assimp Sistema OCB/GO)
Fortaleza (5/5) – Dois Técnicos de Monitoramento do Sistema OCB/CE iniciaram hoje uma série de visitas a cooperativas no interior do estado do Ceará, objetivando a apresentação do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC). Júnior Macêdo e Kátia Ribeiro realização visitas irão até Quixeramobim, no Sertão Central, onde visitarão as cooperativas Cocalqui e Unimed Sertão Central.
Em seguida é a vez de ir a Iguatu para apresentar o Programa na Unimed Centro-Sul do Ceará. O objetivo da ida dos técnicos às cooperativas é para promover o Programa, que ainda oferece a oportunidade da cooperativa participar do Prêmio Excelência de Gestão, em Brasília.
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. Toda a metodologia desse Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Os questionários permitem um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), simbolizando a visão sistêmica da organização. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)
Brasília (4/5) – Dirigentes da Cooperativa de Trabalho dos Técnicos em Transações Imobiliárias e Gestores Imobiliários do DF (Imovelcoop) se reuniram na última semana o presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi. A reunião contou com a participação do presidente do Creci-DF, Hermes Rodrigues de Alcântara Filho, e com o diretor de Assuntos Administrativos do Creci-DF, Rodrigo Barreto.
O presidente Marazi fez a abertura da reunião dando boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância de momentos como o Café com o Presidente. “Nosso objetivo é conhecer o trabalho das cooperativas, suas ações, projetos e necessidades, além de estabelecer uma relação mais próxima melhor desempenhar a função de representar e defender seus interesses”, declarou.
O presidente do Creci-DF, Hermes Rodrigues de Alcântara Filho, agradeceu o convite feito pela Imovelcoop para se aproximar do Sistema Cooperativista e apoiar a criação do Curso Técnico em Transações Imobiliárias e do Curso de Gestão Imobiliária, com ênfase em cooperativismo, na futura Escola Técnica de Cooperativismo do DF.
O presidente ressaltou ainda, a importância do modelo cooperativista. “Sou fã número um do cooperativismo, porque acredito que é um modelo a ser seguido, onde você deixa de pensar no individual e passa a pensar no bem estar coletivo”, enfatizou. Na oportunidade, ele falou sobre futuras parcerias com a entidade para criação de cursos voltados para cooperados do setor imobiliário.
Durante a reunião o diretor-presidente da Imovelcoop, Hado San, apresentou a equipe e fez uma breve explanação sobre a cooperativa, sua missão, visão e valores. Falou de alguns projetos e ressaltou os serviços prestados pela cooperativa, entre eles estão: serviços de gestão imobiliária, consultoria, assessoria, avaliação, administração e vendas de imóveis registrados e escriturados no Distrito Federal.
Na ocasião, Hado San apresentou uma linha do tempo pontuando os principais marcos da cooperativa e destacou que o crescimento da cooperativa muito se deve ao comprometimento e harmonia dos cooperados. “A cooperativa nasceu dentro dos princípios cooperativistas, esse é o segredo do sucesso”, enfatizou.
Ele aproveitou para destacar a importância do Sistema OCDF desde o início da criação da Imovelcoop, com orientações sobre constituição de cooperativas, estatuto social, legislação cooperativista, entre outras. (Fonte: Assimp Sistema OCDF)
Manaus (4/5) – O Sistema OCB/AM realizou nesta quinta-feira (29/4) na Casa do Cooperativismo reunião com liderança do Ramo Agropecuário para mostrar o diagnóstico que vai subsidiar o projeto de criação da Central das Cooperativas Agropecuárias do Amazonas. O documento foi elaborado pela Empresa Utax Consultoria e apresentado aos gestores de cooperativas do ramo, além de representantes de instituições governamentais ligadas ao setor primário no Amazonas.
O presidente Petrucio Magalhães Júnior, fez a abertura da reunião e falou aos cooperativistas sobre a importância do projeto de criação da Central. Segundo ele, é necessário que as cooperativas tenham comprometimento acima da média, profissionalizem suas governanças e montem estruturas para dar suportes à constituição e à manutenção da entidade.
Petrucio agradeceu ao presidente e ao diretor de negócios da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Miberwal Jucá e Luiz Octávio, respectivamente por suas participações. O presidente finalizou sua fala declarando que o diagnóstico apresentado servirá de base para mostrar a realidade do ramo agropecuário na próxima reunião que terá com o Secretário da Produção do Amazonas Sidney Leite.
“O Sistema OCB/AM está aqui para ajudar a realizar sonhos, porém a Central é das cooperativas e, por esse motivo, precisa de profissionalização, para transformá-la em instrumento econômico de desenvolvimento do estado e também do local onde ela está inserida”, disse o presidente. (Fonte: Assimp Sistema OCB/AM)
Brasília (4/5) – O Sistema Ocemg já deu início à pesquisa para elaboração do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro - edição 2015. A metodologia da pesquisa será a mesma utilizada no ano passado, com um questionário digital, que desta vez será reduzido para facilitar o preenchimento.
As cooperativas têm até 22 de maio para preencher o formulário disponível no Sistema de Informações Gerenciais (SIG). Ao entrar no Sistema, basta clicar em "Preenchimento de Informações Anuais", dentro do menu "Cooperativa", e inserir os dados.
A tradicional publicação tem como objetivo promover a atualização do banco de dados cadastrais, sociais e econômicos do setor, subsidiando ainda o estudo técnico para a elaboração do ranking das cooperativas do Estado. A iniciativa, reconhecida em âmbito nacional, já é considerada um indicador de tendências e registra as informações sobre o segmento, demonstrando sua importância para o desenvolvimento de Minas e do Brasil.
Para participar no ranking, a cooperativa deverá fazer o download da Carta de Autorização que se encontra no final do questionário, preenchê-la e colher a assinatura do presidente ou responsável legal. O documento deverá ser anexado ao questionário ou enviado, pelos Correios, para a sede do Sistema (Rua Ceará 771, Bairro Funcionários, BH/MG - CEP: 30150-311 - aos cuidados da Gerência Técnica). Para mais informações, ligue: (31) 3025-7087. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
Salvador (30/4) – O cooperativismo de crédito é um instrumento de inclusão financeira, propulsor do desenvolvimento regional sustentável. Ao oferecer produtos e serviços financeiros aos associados e suas comunidades, as cooperativas de crédito promovem a inclusão de famílias e pequenas empresas no sistema financeiro, permitindo a circulação dos recursos e do crédito na região, fazendo com que a economia se auto alimente de forma local.
Os recursos geridos regionalmente geram sobras que, ao final de cada exercício social, são distribuídas aos cooperados na proporção direta de sua participação econômica na cooperativa, por meio de decisão assemblear dos cooperados. Durante a assembleia, também são analisados e aprovados pelos associados o balanço contábil, bem como o relatório de gestão das cooperativas.
No exercício de 2014 as 35 cooperativas financeiras na Bahia enceraram o ano com um ativo total de R$ 912 milhões de reais representando um aumento de 23% em relação a 2013. Quando falamos em captação de depósitos o saldo foi de R$ 496 milhões, com incremento de 28% em relação ao exercício anterior. Em se falando crédito, o montante registrado nos balanços foi de R$ 497 milhões com incremento de 18% em relação ao ano anterior.
Todo esse volume reflete o atendimento a milhares de cooperados com operações de pequenos valores, tanto para pessoa física quanto micro e pequenas empresas. Um dos grandes benefícios de uma cooperativa financeira é que além de atender as necessidades financeiras, de poupança, crédito e serviços, devolvem as sobras aos seus participantes, os quais são os donos das cooperativas.
Na Bahia as cooperativas financeiras possuem mais de 150 mil associados pessoa física e um número crescente de associados pessoa jurídica. Somente as cooperativas com a marca Sicoob têm mais de 11 mil micros e pequenas empresas associadas e das mais de 90 mil pessoas físicas 45% são mulheres, mostrando a grande participação das mesmas no cooperativismo de crédito. (Fonte: site do Sistema OCEB)
Brasília (29/4) – A importância de se investir em uma gestão profissionalizada fica cada dia mais evidente. O cenário de instabilidade econômica e crise política, observado mundialmente, pede das organizações um posicionamento diferenciado e estratégico. Foi esta a mensagem transmitida pelo superintendente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, a representantes de cooperativas do Distrito Federal, durante o lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), nesta terça-feira (28/4), em Brasília (DF).
O presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi deu início ao evento ressaltando: “as cooperativas têm avançado muito em gestão, resultado que reflete o trabalho constante do Sescoop, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Esse crescimento é visto em todo o país”, disse.
Na sequência, Jairo Martins, da FNQ, deu início a sua palestra ressaltando aos cooperativistas presentes: “é natural questionarmos quais atitudes devem ser tomadas para conseguir sobreviver nesse cenário de incertezas. O caminho está em maximizar o desempenho com a melhor aplicação dos recursos que se dispõe, respeitando os limites da sustentabilidade e prezando, lógico, por uma postura ética. As organizações, cada uma com suas características, devem olhar todos esses fatores de maneira sistêmica, buscando se moldar e se posicionar de forma competitiva. Fica claro, portanto, a importância de se ter um programa efetivo de gestão, que seja constante e vise à excelência”, destacou. E finalizou: “a excelência da gestão é o caminho virtuoso para o desenvolvimento sustentável”.
Ratificando a relevância de participar de um programa voltado à busca da excelência, a gerente interina de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sistema OCB, Giulianna Fardini, apresentou a proposta do PDGC. “O programa é uma iniciativa do Sescoop que vem ao encontro da sua missão, de promover o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas. Para isso, nos espelhamos no MEG, no Modelo de Excelência da Gestão, customizando todo o processo à realidade do setor cooperativista. A filosofia do PDGC é de melhoria contínua, a partir de avaliações feitas anualmente”, comentou.
Giulianna também lembrou que as cooperativas podem participar da segunda edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, cujas inscrições vão até 5 de junho. “Para participar, é preciso seguir todas as fases previstas no PDGC”, disse.
PROGRAMA – Em 2014, 622 cooperativas aderiram ao PDGC e 422 destas concluíram o processo. Já no primeiro ano de aplicação do programa (2013), foram 763 inscrições, com a conclusão de 541 sociedades cooperativas.
PREMIAÇÃO – E, na primeira edição do prêmio, em 2013, foram 316 inscrições, com o reconhecimento de 28 cooperativas, em três categorias diferentes – ouro, prata e bronze.
MAIS INFORMAÇÕES – Detalhes sobre o PDGC e o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão estão disponíveis nos seguintes endereços - http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite/ e http://premiogestao.brasilcooperativo.coop.br/sescoop/.
Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas é oportunidade para o crescimento do setor
Brasília (29/4) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lançou neste mês o ciclo 2015 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), com a intenção de estimular o exercício de boas práticas que visem tanto ao fortalecimento quanto ao crescimento das cooperativas brasileiras. A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, é a entrevistada desta semana e explica mais sobre a ação.
O Sescoop lançou neste mês o ciclo 2015 do PDGC. Afinal, do que ele trata?
Karla Oliveira – O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. É importante destacar que toda a metodologia desse programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade, e utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. É feito com base em questionários que permitem um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão com base no MEG, simbolizando a visão sistêmica da organização.
Porque é importante aderir ao programa?
Karla Oliveira – As cooperativas, ao aderirem, têm muito a ganhar, pois o programa oferece um valioso diagnóstico da gestão da organização, além de orientações para a promoção de melhorias, por meio de relatórios gerados automaticamente pelo sistema. Ao participar do PDGC, a cooperativa obtém um diagnóstico real sobre sua gestão, tendo em vista que para a aplicação no PDGC, o Modelo de Excelência da Gestão® da FNQ foi adaptado às particularidades das cooperativas, por meio de amplos debates promovidos por um comitê técnico, denominado Comitê de Gestão, formado por representantes da unidade nacional e de unidades estaduais do Sescoop.
E há benefícios pela participação das cooperativas?
Karla Oliveira – Sim. Ao participar do PDGC, a cooperativa obterá os seguintes benefícios: verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei nº 5.764/71; conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®; além de relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade.
Como as interessadas podem aderir?
Karla Oliveira – Para participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas é necessário que a interessada seja registrada no Sistema OCB e que todos os seus dados estejam atualizados. Caso exista alguma divergência de informação ou a cooperativa ainda não tenha o referido registro no momento da inscrição, o solicitante receberá uma mensagem com orientações sobre como proceder para se tornar apto a participar do programa. Ressaltamos que a inscrição é feita on line (clique aqui, se desejar se inscrever pela internet) ou nas unidades estaduais.
Qual a relação entre o PDGC e o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão?
Karla Oliveira – A adesão ao PDGC é o primeiro passo para que as cooperativas participem do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, que ocorre a cada dois anos. Por falar nisso, neste ano, teremos a segunda edição da premiação, cujo objetivo é incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas com as melhores práticas de gestão e governança.
A relação entre o PDCG e o Prêmio ocorre na medida em que o preenchimento do questionário do programa subsidia o aprimoramento da gestão, ampliação da rede de relacionamentos e visibilidade para a cooperativa, aspectos fundamentais e bastante valorizados no prêmio.
De acordo com os resultados obtidos no processo de avaliação do PDCG, as cooperativas poderão ser reconhecidas nas faixas bronze, prata ou ouro. Além disto, uma cooperativa da faixa ouro será declarada a grande Vencedora do Prêmio e outra, dentre todas as reconhecidas, será declarada “Destaque Governança”.
Belém (29/4) – Nesta terça-feira, 28/4, representes de cooperativas, de sindicatos e da gestão pública acordaram uma agenda mínima para o desenvolvimento das cooperativas de mineração da Região Norte durante o I Seminário do Ramo Mineral Cooperativista da Região Norte, promovido pelo Sistema OCB/PA, em Belém.
No total, 20 lideranças aglutinaram os problemas, levantaram as ameaças, as ações para alcançar os objetivos em comum. Entre eles – e mais importante, melhorar o relacionamento com o governo do estado, União e municípios para desburocratizar, acelerar a liberação de licenças ambientais e organizar o trabalho das cooperativas que atuam no garimpo.
A atividade mineradora é uma das mais importantes do estado, com 26% do PIB e 87% das exportações, mas na geração de ICMS é de apenas 1,5% e emprego 3,3% de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Essa baixa arrecadação do ICMS dá-se por conta da Lei Kandir, que penaliza o Pará em favor de estados que beneficiam o minério.
O cooperativismo de mineração é uma importante alternativa para viabilizar o crescimento social e econômico por meio da organização e profissionalização da gestão. “Nosso objetivo com esse encontro é colocar os agentes estratégicos e um só local para acordarmos uma agenda mínima exequível com resultados a médio e longo prazo. Temos que ajudar a gestão pública, mostrar as nossas demandas e indicar soluções. Só assim vamos crescer”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Os participantes trocaram experiências das diferentes realidades das regiões oeste, sul e sudeste do estado, do Amazonas, Roraima, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Santa Catarina. “Entendemos que a questão mineral não é uma problemática só do Norte, mas do país inteiro. Estamos aqui para mostrar a nossa experiência e ajudar o Brasil a crescer”, afirmou Sérgio Pagnam, presidente da Cooperativa de Exploração Mineral (Coopemi), de Santa Catarina, que produz cerâmica vermelha, referência em produção sustentável no país.
Em três meses, o grupo finalizará a agenda e repassará a todas as entidades competentes. As ações serão direcionadas para 2015 e 2017. Em 2017, o II Seminário será no Amapá. Lá, o objetivo é formalizar um planejamento estratégico. “Não podemos mais perder tempo com a demora das liberações de licenças e crédito. É preciso avançar. Foi muito bom perceber que os agentes públicos do setor também já perceberam a importância de darmos as mãos”, ressaltou o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros Proprietários de Catas de Serra Pelada (Coompro), Etevaldo Arantes.
Participam também do evento representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Sistemas OCB-AM, OCB-AP, OCB-RR, OCB-TO, OCB Nacional, COOGAVEPE-MT E COOPEMI-SC. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)
Cuiabá (28/4) – O Sistema OCB/MT está trabalhando junto às cooperativas mato-grossenses para que façam a adesão ao PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, que este ano está em seu 3º Ciclo de autoavaliação anual. A proposta é estimular a adoção de boas práticas de gestão e governança, promovendo a sustentabilidade das cooperativas.
O PDGC é uma ferramenta baseada no Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e as cooperativas ao aderirem o Programa terão diversos benefícios, como a verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei nº 5.764/71; receberão um relatório com um diagnóstico da gestão da organização, além de orientações para a promoção de melhorias.
“Estamos trabalhando para que um número cada vez maior faça a adesão a essa ferramenta disponibilizada pelo Sistema Nacional, gratuita, e importante para a cooperativa que busca melhoria da qualidade de gestão e o aumento da competitividade das organizações”, avaliou a Analista de Monitoramento, Georgeana Caldas Siles.
As cooperativas que aderirem ao PDGC irão participar da edição 2015 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, utilizando o mesmo instrumento de avaliação. Este prêmio bienal tem por objetivo reconhecer as cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo por meio do desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão e governança. O Prêmio é desenvolvido em duas fases: ciclo anual de autoavaliação e premiação bienal.
As inscrições para o ciclo 2015 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão já estão abertas e vão até o dia 5 de junho. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet. Para maiores informações e inscrição acessar o link http://premiogestao.brasilcooperativo.coop.br/sescoop/.
Workshop - O Sistema OCB/MT realizar ainda o Workshop Plano de Melhorias da Gestão - 3º Ciclo de autoavaliação 2015 e Prêmio, para dar maior conhecimento às cooperativas sobre as ferramentas disponíveis para melhorias na gestão e governança. A instrutora será Luciana Matos Santos Lima da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade.
O Workshop ocorre nos dias 20 e 21 de maio de 2015, na sede da OCB/MT em Cuiabá – MT - e as vagas são limitadas. As inscrições estão abertas até e podem ser feitas até 10 de maio. Mais informações pelos telefones: (65) 3648-2418/2444 ou e-mail: