Notícias negócios
Brasília (14/4) – A gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, está em Belo Horizonte (MG), onde participa do segundo módulo do Programa de Gestão Avançada para Lideranças do Sistema Ocemg (Lidercoop), cujo enfoque é gestão estratégica. O curso termina amanhã.
Serão discutidas, ainda, a gestão de riscos do negócio e a orientação para mercados e clientes. O trabalho tem sido conduzido pelos professores Luiz Carlos Ferreira de Carvalho e Leonardo Araújo.
Para Karla Oliveira, o Lidercoop é peça importante para desenvolvimento de competências de lideranças, fator decisivo para acelerar o desenvolvimento social e econômico das cooperativas. "O aprimoramento continuado é essencial para que as lideranças atuem cada vez melhor dentro das cooperativas", declara.
A gerente também elogia o projeto. "É uma inciativa muito alinhada e conectada com o que está sendo trabalhado no PDGC e o que se propõe aqui é navegar por todos os critérios de gestão, resultando numa liderança qualificada".
SAIBA MAIS – O Lidercoop é desenvolvido pelo Sistema Ocemg, com apoio da Fundação Dom Cabral. Funciona como um mini MBA, considerando o seu tempo de duração, e foi pensado para colocar em prática os diagnósticos detectados nos relatórios das cooperativas participantes do PDGC. O primeiro módulo foi ocorreu entre os dias 9 e 10 de fevereiro. (Com informações do Sistema Ocemg)
Brasília (14/4) – Com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e governança, melhorar o desempenho e aumentar a competitividade das cooperativas no mercado, o Sistema OCDF lançará no próximo dia 28/4, no Centro Corporativo do Sicoob, o ciclo 2015 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Toda metodologia do Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
TAXISTAS – Na manhã de quarta-feira (8/4), o presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi, juntamente com a presidente do Sindicato dos Permissionários de Taxi e Motoristas Auxiliares (Sinpetaxi), Maria do Bonfim de Santana, e o presidente da Cooperativa Coobras e representante da Associação Brasileira das Associações e Cooperativas dos Motoristas de Taxi, Leopoldo Rodrigues, entregaram ao secretário de Mobilidade do Distrito Federal, Carlos Tomé, um documento com reivindicações da categoria para combater o aplicativo norte-americano UBER. (Fonte: Assimp Sistema OCDF)
Salvador (9/4) - A boa comunicação faz a diferença. Esse foi o recado que o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, Cergio Tecchio, deu ao grupo de jornalistas e representantes de cooperativas Baianas, no 3º Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia.Tecchio também falou da importância de se trabalhar com mais inovação e agilidade para que a sociedade conheça o trabalho desenvolvido pelas cooperativas. E se tratando de inovação, ele destacou a Rede Olá (Ola.coop.br) - criada pela OCEB, com o objetivo de promover a articulação, formação e promoção das cooperativas e a realização de negócios.
A pesquisadora em mídias sociais, Renata Cerqueira, trouxe um olhar mais macro de como podemos potencializar nossas ações de comunicação por meio das redes sociais. Para ela o grande desafio está em encontrar o nosso público em meio ao grande universo da rede mundial.
Na parte da tarde as discussões se ampliaram para a Campanha do Dia C. A grande mobilização anual realizada pelo Sistema OCB em parceria com as unidades estaduais, foi apresentada pela analista de Desenvolvimento Social, Divani de Souza. Este ano, a data de celebração será no Dia Internacional do Cooperativismo (primeiro sábado de julho). Será um momento oportuno para mostrar a sua força e a sua essência humanitária, por meio de ações que integrem as pessoas e divulguem a cultura da cooperação.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Na edição desta terça-feira (7/4), falamos sobre a importância de disseminar entre crianças e jovens os valores e princípios cooperativistas. Hoje (8/4), apresentamos um exemplo claro de aplicação desse aprendizado. Trata-se do perfil do estudante Leandro Ferreira, da cidade de São Roque de Minas (MG).
PERFIL
Consolidada como orientação da maior importância para o ensino e a profissionalização, a prática cooperativista, quanto mais cedo puder ser compartilhada, melhor. É assim que os fundamentos que levam ao aprendizado do empreendedorismo ganham espaço na vida de jovens como o mineiro Leandro Ferreira, de 12 anos, que destaca: “Depois que conheci o cooperativismo, minha vida mudou e comecei a ver as coisas de forma diferente. Sempre penso sobre o que aprendi e isso aumenta a minha vontade de ajudar”.
Aluno da quinta série do sexto ano do Instituto Ellos de Educação, instituição mantida pela Cooperativa Educacional São Roque de Minas, ele teve o primeiro contato com os fundamentos cooperativistas na sala de aula, por meio do Programa Cultura Empreendedora e Cooperativista, implantado pelos estabelecimentos de ensino da cidade mineira no fim do ano passado. “Quando surgiu o projeto na minha escola, achei muito legal. Li os livros dessas matérias, me interessei e quero aprender cada vez mais”, comenta.
“Assim como outras lideranças de nossa escola, o Leandro apresenta características do comportamento empreendedor que devem ser desenvolvidas ao longo do processo escolar”, valoriza a diretora-presidente da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas, Maria José de Faria Leite, que informa estar no cronograma a inclusão da disciplina Educação Financeira nas escolas. “Com isso, almejamos um crescimento pessoal e coletivo. A formação de lideranças cooperativistas e empreendedoras comprometidas com o desenvolvimento da comunidade é um dos objetivos da nossa escola e também do Projeto Cooperar para Empreender.”
O projeto, lembra ela, estimula os alunos a descobrirem seus talentos e conciliarem valores do cooperativismo com uma visão empreendedora. Para Leandro, as aulas ajudaram a desenvolver uma preocupação maior com o bem comum. “Entendi que o importante é pensar em ajudar o próximo e não pensar só em si. Daí, quando começaram as aulas, fui me interessando cada vez mais pelo assunto, que era novo pra mim”, relembra.
Assim como os demais alunos, o adolescente tem a oportunidade de vivenciar os conceitos cooperativistas desde a educação infantil. “Pra falar a verdade, as aulas de cooperativismo são as de que eu mais gosto”, resume. “E eu percebo que os meus colegas também ficam interessados, porque a gente apreende coisas diferentes, novas.”
A experiência do jovem estudante o faz recomendar o estudo sobre o cooperativismo a todos, a partir da comunidade em que vive. O aprendizado, defende, é uma motivação para continuar a explorar o tema. Leandro diz que, quando se tornar adulto, pretende continuar a colocar em prática tudo que o projeto lhe ensinou. “Quero usar isso como exemplo sempre, a fim de ter um mundo melhor não só pra mim, mas para todos”, filosofa.
PARCERIA
A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas (Sicoob Saromcredi) acompanha a Cooperativa Educacional desde sua fundação, em 1999. Além de apoiar o funcionamento da instituição por meio do repasse do Fundo de Assistência Técnico Educacional e Social (Fates), a Saromcredi atua com colaboradores que participam de trabalhos voluntários.
A importância da introdução do cooperativismo nas escolas é destacada pelo presidente da Saromcredi, João Carlos Leite: “Entendo como uma oportunidade especial para a construção de nossas futuras gerações, a partir da formação de líderes e sucessores que atuarão nas comunidades de forma consciente, solidária e empreendedora, especialmente na formação do ser humano, através de reflexões e vivências dos valores e princípios cooperativistas. Por isso, nossa preocupação é oferecer a filosofia cooperativista às crianças desde os três anos de idade, pois sabemos que durante a fase infantil é que se forma a base do caráter humano”.
Este ano, o Programa Cultura Empreendedora e Cooperativista será expandido para os demais municípios da área de atuação do Sicoob Saromcredi. Cássia, Delfinópolis, Medeiros, Pratinha, São João Batista do Glória e Vargem Bonita já são cidades que prosperam a partir desse projeto.
AULA DE CONSCIENTIZAÇÃO
Na casa de Leandro Ferreira, aprendizagem é uma atividade bilateral: os pais educam os filhos, que, muitas vezes, retribuem e levam a eles novos conhecimentos. A prática cooperativista, por exemplo, passou a fazer parte do cotidiano da família por meio de Leandro Ferreira e de seu irmão Rafael Henrique Ferreira, de 5 anos, quando eles começaram a aprender sobre o tema dentro da sala de aula.
Em pouco tempo, os pais dos meninos perceberam as mudanças de postura dos dois. Segundo a mãe, Natália Vanessa Ferreira, as atitudes deles se voltaram para a coletividade. “Meus filhos mudaram para melhor, por isso considero as aulas sobre o cooperativismo extremamente importantes para a formação educacional de qualquer criança”, exalta. “Acredito que esse aprendizado faz e fará toda a diferença na vida deles, como estudantes, profissionais e seres humanos.”
O pai, Edvander Ferreira, fazendeiro e comerciante, conta que sempre estimulou a prática de atividades paralelas à escola, a fim de buscar o desenvolvimento do lado social dos garotos. Diz que passou a se interessar pelo cooperativismo a partir das experiências relatadas pelos filhos.
Assim funciona, na prática, a introdução dos fundamentos cooperativistas no ensino: os alunos atuam como agentes disse¬minadores, ao estimular os pais e a comunidade a participarem das palestras abertas promovidas pela escola. A iniciativa, segundo a mãe de Leandro, levou mudanças significativas a toda a região. A cidade começou a gerar mais renda, o que acarretou em melhorias na saúde, no lazer e na educação de toda a comunidade.
Brasília (8/4) – Cinco meses após o lançamento da marca Alegra Foods, as cooperativas Castrolanda, Batavo e Capal já têm muito a comemorar. Aliás, a união entre elas é o exemplo concreto de que a intercooperação dentro do movimento cooperativista é uma estratégia econômica de gestão que dá resultados bastante positivos. Em novembro do ano passado, as cooperativas lançaram a marca junto aos supermercados do Paraná.
Atualmente, a Alegra Foods busca, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sua habilitação para figurar na lista geral de exportadores, vislumbrando dentre outros países Hong Kong, África e os integrantes do Mercosul.
A expectativa das cooperativas é de que a habilitação da marca ocorra nas próximas semanas. A unidade industrial pretende dividir sua produção em três partes: exportar 30%, transformar 40% em produtos industrializados e destinar os outros 30% às indústrias processadoras aqui mesmo no Brasil.
VANTAGEM – Fruto do modelo de negócios aplicado pelas cooperativas Castrolanda, Batavo e Capal, a intercooperação que deu origem à unidade de carnes, garante alianças estratégicas em investimentos que oferecem ao cooperado uma alternativa rentável e estruturada no mercado. Além de promover um dos princípios do cooperativismo, operando juntas as cooperativas geram economia de escala e ganham força nos mercados regional, nacional e internacional.
INVESTIMENTO – As cooperativas investiram pesado na unidade. Do total de mais de R$ 200 milhões, 55% foram aportados pela Castrolanda, a Batavo colocou 25% e, a Capal, 20%. Neste modelo de investimento, os cooperados produtores de suínos investem na indústria do resultado na proporção de 40%.
INOVAÇÃO – O diretor da Castrolanda, Richard Hendrik Borg, disse que o sucesso da unidade deve-se à capacidade de inovação das três cooperativas. “Tivemos a coragem e a felicidade de chamar as cooperativas coirmãs Batavo e Capal para participar desse projeto inovador e as coisas deram certo. A partir da criação de unidades de negócio pudemos avançar com muito mais leveza nesse projeto. É uma alegria para nós que o projeto de carnes tenha sido o primeiro, realmente, que as três cooperativas abraçaram para começar juntas desde o zero. Desejo que esta, realmente, seja uma história de sucesso”, enfatiza Richard Borg.
EXPANSÃO – A unidade industrial de carnes da Alegra Foods tem 44 mil m2 de área construída, está localizada na cidade de Castro, interior paranaense, e já é responsável por gerar 400 empregos diretos e outros 1,8 mil, indiretos. Lá, os funcionários se encarregam de desossar e industrializar a carne de 2,3 mil suínos por dia.
De acordo com o superintendente da unidade, Ivonei Durigon, o processamento da carne suína deve demandar, até junho deste ano, a contratação de outros 200 funcionários. Além disso, segundo ele, há a expectativa de dobrar a capacidade de produção, em quatro anos. Quando estiver em pleno funcionamento, a indústria processará 600 mil suínos/ano, na primeira fase, podendo expandir sua produção para mais de dois milhões de suínos, anuais, de acordo com o aumento da capacidade produtiva dos cooperados.
O NOME – O significado da marca – Alegra Foods – foi pensado para que o consumidor associasse os produtos a coisas positivas, como alimentação saudável, bem estar e sabor. Para o grupo de cooperativas, o nome é de fixação fácil, que soa bem ao ouvido e que cativa o inconsciente do público. Além do mais, Alegra sugere alegria, felicidade, contentamento. A marca chegou a ser testada em mercados externos como Caribe, Rússia, Ucrânia, Dubai, China, Singapura, com a intenção de medir a aceitação. E o resultado foi muito positivo, segundo avaliam os executivos.
(Com informações da Ascom da Castrolanda)
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Chapecó (7/4) – Quais materiais podem ser reciclados? Qual é a maneira correta de separá-los? Como funciona uma cooperativa de material reciclado? Que benefícios a reciclagem traz à sociedade? Essas dúvidas foram esclarecidas de maneira lúdica e inovadora pelo projeto educativo Palco da Reciclagem – a arte de reciclar contando histórias, lançado hoje, na Sociedade Esportiva e Recreativa Aurora (SER Aurora), em Chapecó.
O espetáculo teatral, musical e educativo é voltado a estudantes, pais e educadores, e desenvolve a conscientização ambiental. A iniciativa é do Ministério da Cultura, Cooperativa Central Aurora Alimentos, STR Produção e Marketing Cultura e Tetra Pak. As apresentações prosseguem até o dia 17 de abril, no horário das 8 às 17 horas, e beneficiará 4.700 alunos de 27 escolas de Chapecó. Todas as escolas participantes estão agendas, mas aquelas que tiveram interesse devem entrar em contato com a Fundação Aury Luiz Bodanese pelo telefone (49) 3321-3131.
A história gira em torno de uma família que, ao tomar seu café da manhã, conversa sobre o que acontece com as embalagens e demais materiais recicláveis após o uso de seu conteúdo. Surge a oportunidade da visita a uma cooperativa de catadores de material reciclado. A família visita essa cooperativa e conhece todo o seu funcionamento. O público presente também é convidado a conhecê-la e separar os materiais. Tudo isso de uma forma lúdica, musical e totalmente interativa.
As crianças compreendem a importância de preservar o planeta, os benefícios do cooperativismo como geração de emprego e renda, o processo de reciclagem e os materiais produzidos a partir das caixas de leite. “Mostramos a partir do cotidiano a importância da reciclagem e maneiras simples de separação dos materiais que pode ser feita em casa. Acreditamos que plantamos sementes, porque as crianças são multiplicadores e se transformarão em cidadãos conscientes e engajados em proteger o planeta”, enfatizou o produtor do espetáculo Rafael Martins.
De acordo com a gerente de comunicação social da Cooperativa Central Aurora Alimentos e presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Cristina Machado, “as crianças são agentes transformadores e fazem com que os adultos mudem seus hábitos”. Isabel ressaltou que este trabalho de educação ambiental complementa o já realizado pela Aurora e pela Fundação com o programa “A Turminha da Reciclagem”, que já beneficiou 170 mil estudantes.
AVALIAÇÃO - “O projeto é ótimo porque apresenta como funciona a reciclagem, proporciona a compreensão de todo processo e possibilita a abertura de alternativas para continuidade das atividades”, observou a coordenadora da Linha Almeida, Ascendinha e Goio-Ên, Aline Zanella. Na área rural do município também é incentivado a separação dos materiais e solicitado para os moradores que evitem jogar resíduos no solo. De acordo com a coordenadora, nos próximos dias será iniciado o projeto “Mais Educação” com a implantação de oficinas, compostagem e horta com os materiais da escola e integração da disciplina de sustentabilidade.
A estudante da E.B.M. Goio-Ên, Bruna Zanini de Almeida, de 10 anos, aprovou a iniciativa. “Gostei de tudo, foi muito interessante, principalmente, o momento em que foi feito o papel reciclado, porque posso fazer isso em casa também. Outra coisa que me emocionou foi a união da família na mesa no café da manhã”, comentou.
A maneira correta de separar os resíduos encantou o estudante da E.B.M. Linha Almeida Jhonatân de Mello, de oito anos. “Já fazia a separação em casa, colocando o lixo orgânico em uma lixeira e o material seco em outro, mas a maneira que foi explicada é dinâmica e divertida”, complementou.
Para a estudante da E.B.M. Ascendina Brasinha Dias Natascha Vitória Mello, de 10 anos, a reciclagem e a separação dos materiais podem contribuir com a preservação ambiental. “Isso me chamou muito atenção no espetáculo, porque já fazia em casa, mas vou conversar com os meus pais sobre o que aprendi”, afirmou. A estudante relatou que ao assistir ao espetáculo lembrou-se dos materiais que via espalhado na comunidade. “Muitos não sabiam onde colocar os materiais e o caminhão passava poucas vezes no mês para recolher. Agora aprendemos alternativas para utilizá-los, que foram apresentadas de maneira bem alegre”, explicou Natascha.
PROJETO – A STR contabiliza duas décadas de experiências em projetos culturais e ingressa no quarto ano do projeto Palco da Reciclagem. Trata-se de um espetáculo de teatro municipal infantil itinerante, cujo roteiro versa sobre a importância da separação, da coleta seletiva e da reciclagem do lixo domiciliar.
O projeto foi totalmente viabilizado pela legislação de incentivos à cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio da Tetra Pak e o apoio local da Coopercentral Aurora Alimentos e da Prefeitura de Chapecó. Por isso, a iniciativa não tem custo algum para o Município, os educandários ou para os alunos participantes.
Integram o projeto os atores Luana Carvalho (Aninha), André Primão (Seu Jairo), Fernando Cortegipe (José), Diogo Boaventura (Pedrinho), Neusinha Pereira (D. Laura), Diomar Brandão (cooperado) e o cenotécnico Sérgio Mota. (Fonte: Assimp da Aurora)
Brasília (7/4) - Foi dada a largada para a 1ª edição do Concurso de Projetos Elas e Elos, promovido pelo Sistema OCDF. Cooperativas interessadas em participar já podem fazer sua inscrição. O concurso lançado em março, durante o 3° Encontro de Mulheres Cooperativistas do DF tem por objetivo proporcionar às mulheres cooperativistas do Distrito Federal a oportunidade de elaborar e executar projetos relacionados às suas cooperativas, nas seguintes áreas: Responsabilidade Social, Processos de Governança e Gestão Profissional. As inscrições vão até o dia 30 de junho. Clique aqui e saiba como participar. (Fonte: Assimp Sistema OCDF)
"Brasília (6/4) – Apontada como a região que mais cresce no Brasil, o Centro-Oeste entra para a rota internacional do agronegócio como a área de maior concentração da produção agrícola do país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 40% da produção agrícola brasileira se concentra na região, que tem, ainda, 9,3% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
E, pensando em promover o potencial do Centro-Oeste brasileiro, a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), com apoio dos Sistemas OCB e OCDF, realizará entre os dias 12 e 16 de maio a 8ª edição da AgroBrasília – a Feira Internacional dos Cerrados. O evento deverá reunir empreendedores rurais de diversos portes, regiões e nacionalidades, e tem se destacado como celeiro de inovações e realização de negócios junto às melhores empresas do setor e agricultores competentes e interessados em tecnologia.
Desde a primeira edição, a AgroBrasília não para de crescer. Em 2014, o evento recebeu mais de 95 mil pessoas e movimentou R$ 700 milhões em negócios. Para a organização, um dos fatores propiciadores desse desenvolvimento é o fato de a feira estar localizada na região mais próxima a um aeroporto internacional, permitindo acesso rápido, fácil e confortável aos interessados.
CENTRO-OESTE – Antes tida como sinônimo de desmatamento, atualmente, a agricultura do Centro-Oeste se tornou referência na utilização de práticas que agregam produtividade à sustentabilidade. O elevado índice de crescimento, aliado aos constantes investimentos em tecnologias de produção, tem atraído investimentos estrangeiros.
Em 2014, cerca de 50% das transações de Mergers & Acquisitions no agronegócio brasileiro contaram com o envolvimento de investidores estrangeiros, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Para Ronaldo Triacca, coordenador geral da AgroBrasília – a Feira Internacional dos Cerrados – a crescente participação de estrangeiros no agronegócio brasileiro reflete o sucesso na implementação de tecnologias aplicadas ao processo de produção agrícola.
"No caso da AgroBrasília, por exemplo, temos a presença cada vez maior de comitivas internacionais, principalmente, africanas e sul-americanas. Isso porque, a similaridade das condições edafo-climáticas do Cerrado brasileiro com as savanas africanas e com o Cerrado sul-americano, junto ao êxito na inserção de novas tecnologias na agricultura, alavancaram o agronegócio brasileiro no âmbito internacional", diz.
De olho no desenvolvimento da região, a equipe da AgroBrasília tem investido na área internacional como forma de prospectar novos mercados. O evento está em sua oitava edição e possui um pavilhão dedicado ao mercado internacional.
Segundo Ana Paula Cenci Vidal, coordenadora da Área Internacional da AgroBrasília, comitivas de mais de trinta países são esperados na Feira. "Teremos um espaço voltado para o mercado internacional e para as empresas internacionais interessadas no Brasil. A área será dinâmica, com até quinze expositores, e contará com um palco onde ocorrerão diversos debates com especialistas nacionais e internacionais sobre temas relevantes para o agronegócio", explica.
Presente na AgroBrasília desde 2013, a Colômbia estará em mais uma edição do evento. Uma comitiva de empresários e funcionários governamentais da região de Altillanura, os Cerrados Colombianos, é esperada no evento deste ano.
Para Nelson López, integrante da comitiva colombiana que vem à AgroBrasília, a crescente participação de estrangeiros na Feira é motivada pela aprendizagem de novas tecnologias, inovações em máquinas e equipamentos agrícolas. "Este ano esperamos uma maior intensificação das relações com a região brasileira, a fim de trocar informações, experiências e realizar negócios. Nossa expectativa é que também haja um crescimento na participação de outros países", completa.
ONDE – De acordo com estimativa da organização da Feira, também é esperada a participação de países da Europa e Ásia. A AgroBrasília será realizada de 12 a 16 de maio de 2015, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, junto à BR 251, Km 5. (Com informações da Assessoria de Imprensa do evento)
Curitiba (6/4) - O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) completou na última quinta-feira, dia 2/4, 44 anos de fundação. Baseado na doutrina e filosofia cooperativista internacional e agrupando 1 milhão e 94 mil associados, o cooperativismo paranaense tem suas raízes nos pioneiros esforços cooperativistas nas comunidades de imigrantes europeus, que procuraram organizar suas estruturas de compra e venda em comum, além de suprir suas necessidades de consumo, eletrificação rural e crédito através de sociedades cooperativistas.
Participando dos diversos ciclos econômicos do Estado do Paraná, as cooperativas expandiram as fronteiras agrícolas e passaram a desenvolver-se também no meio urbano nas áreas da saúde, trabalho, turismo, crédito, consumo, educação e habitação.
As 223 cooperativas registradas na Ocepar em 2014, integram mais de 30% da população paranaense que participa efetivamente, por sua força conjuntural, do desenvolvimento econômico e social do Paraná, com o qual estão comprometidas por sua própria filosofia de trabalho. Geram 2 milhões e 200 mil postos de trabalhos e reúnem os mais diversos segmentos econômicos, no campo e na cidade.
O Sistema Ocepar é formado por três sociedades distintas, sem fins lucrativos que em estreita parceria se dedicam à representação, fomento, desenvolvimento, capacitação e promoção social das cooperativas paranaenses: A Ocepar, o Sescoop/PR e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar). Clique aqui para continuar lendo.
São Paulo (1º/4) – O Sescoop/SP irá qualificar até outubro deste ano 120 Agentes de Desenvolvimento Humano (ADHs) com o objetivo de dar uma resposta mais rápida às demandas e necessidades das cooperativas paulistas. O ADH é um colaborador da cooperativa com visão estratégica e sistêmica. Além de olhar para o negócio, o agente precisa estar atento ao desenvolvimento profissional dos funcionários, cooperados e dirigentes e se preocupar também com o bem-estar da comunidade.
Geralmente funcionários de recursos humanos e do setor administrativo das cooperativas, eles são responsáveis pelo levantamento e encaminhamento das necessidades dos empreendimentos no Sescoop/SP, que planeja e executa ações para atender às demandas.
O Programa de Desenvolvimento Humano, criado em 2011 passou por uma grande reformulação agora em 2015, com a criação de uma grade específica de cursos para o desenvolvimento dos ADHs. “Anteriormente o foco era apresentar os produtos e serviços do Sescoop/SP por meio de cursos técnicos e palestras”, diz o gerente de Monitoramento do Sescoop/SP, Luis Antonio Schmidt.
O foco da capacitação em 2015 é identificar os gargalos e propor ações para melhorar os negócios das cooperativas. “Nosso objetivo é que o profissional seja qualificado para um olhar estratégico e, assim, contribua para o desenvolvimento da cooperativa”, comenta o gerente.
O programa do Sescoop/SP tem carga completa de 92 horas presenciais, dividida em cinco módulos de 16 horas: Gestão da Educação Corporativa, Planejamento Estratégico e Técnicas de Negociação, Trabalho em Equipe e Comunicação Interpessoal, Coaching e Gestão de Carreiras.
As aulas começam neste mês e serão ministradas por consultores técnicos contratados pelo Sescoop/SP na capital e em 12 cidades do interior: Santo Antonio da Posse, Limeira, Piracicaba, Americana, Campinas, Marília, Ribeirão Preto, Bebedouro, Sertãozinho, Lins, Assis e Bauru.
EXCELÊNCIA – O novo programa foi lançado oficialmente no dia 17/3 na sede do Sescoop-SP, em evento que reuniu cerca de 150 participantes de 110 cooperativas, com a realização de duas palestras – educação corporativa, projeto desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e motivação pessoal e profissional. O evento também marcou o lançamento do dia Dia C (Dia de Cooperar), que será comemorado na mesma data do Dia Internacional do Cooperativismo, ou seja, primeiro sábado de julho.
Na metodologia anterior, o Programa de Desenvolvimento Humano qualificou até o final do ano passado 281 agentes de 136 cooperativas, com ações de Formação Profissional (cursos técnicos e palestras), Promoção Social (ações de cultura, meio ambiente, lazer, esporte e saúde) e Monitoramento (acompanhamento de gestão e governança).
O presidente do Sescoop/SP, Edivaldo Del Grande, reforçou a importância de valorizar o agente dentro das cooperativas. “Queremos formar um profissional que possa, dentro da cooperativa, identificar as reais necessidades e, ao mesmo tempo, ser o elo com o Sescoop/SP, que se preparou para levar os serviços necessários para melhorar a gestão dos empreendimentos”, afirmou Del Grande. (Fonte: Assimp Sistema Ocesp)
Florianópolis (31/3) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) acaba de divulgar a agenda mensal dos cursos e eventos que serão realizados em 2015, das denominadas ações diretas. O objetivo da divulgação antecipada é oferecer às cooperativas catarinenses tempo necessário para planejamento, programação e disponibilização de pessoal para os cursos e treinamentos nas mais diversas áreas de interesse.
Foram programados cursos, eventos, workshops, seminários, fóruns e encontros para atender todos os setores, especialmente contábil e tributário, recursos humanos, tecnologia da informação, social e de comunicação. Os eventos abrangem também todo o público de interesse da cooperativa: dirigentes, conselheiros de Administração e Fiscal, funcionários e associados.
Além da programação anual, as inscrições para os eventos serão abertas com pelo menos um mês de antecedência e estarão disponíveis na área de Treinamento e Capacitação do Sescoop/SC, na página www.ocesc.org.br. Também já estão disponíveis para as inscrições os eventos referentes aos meses de abril e maio.
O Sescoop/SC informa também que, diferentemente dos anos anteriores, em 2015 não serão cobradas taxas de inscrição, às quais historicamente visava somente garantir a presença nos cursos. Com o amadurecimento do sistema cooperativo, a Diretoria entendeu ser desnecessária tal cobrança. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)
Brasília (30/3) – O cooperativismo brasileiro foi tema de um curso realizado por analistas do Sistema OCB, ao longo de toda a semana passada, em Botsuana, na África. A execução do curso faz parte de um acordo de cooperação bilateral celebrado entre os governos dos dois países. Ao todo, 43 pessoas entre representantes do governo botsuanês e produtores de frutas e legumes da região, foram capacitadas.
O grupo brasileiro repassou informações jurídicas, abordando o processo de constituição de uma cooperativa, bem como seu funcionamento e gestão. Do conteúdo oferecido pelo Brasil constou, ainda, informações relativas ao planejamento estratégico, análise de viabilidade econômica e acerca de planos de negócios.
Na sexta-feira (27/3), foi elaborado, de forma conjunta, o plano de ação para constituição da cooperativa. A ideia é de que o grupo consiga, até agosto deste ano, constituir a primeira cooperativa botsuanesa, baseada no acordo de cooperação.
O acordo de cooperação bilateral tem foi firmado com a intenção de capacitar lideranças cooperativistas e representantes de órgãos reguladores e promotores do cooperativismo em Botsuana na gestão específica de cooperativas de produtores de hortaliças. Todo o projeto é financiado pela Agência de Cooperação Brasileira.
Segundo os termos do acordo, outra visita técnica será feita até o fim deste ano, com o objetivo de comprovar os resultados do projeto.
NÚMEROS – A República da Botsuana está localizada na região sul da África e possui números impressionantes: dois milhões de habitantes, sendo que 39% ainda vivem na zona rural. Do total geral, 81% são alfabetizados e 30% da população estão contaminados com o vírus do HIV. O país tem o tamanho do estado da Bahia, mas 85% de seu território estão cobertos pelo deserto do Kalahari.
ECONOMIA – O país africano possui uma forte pecuária e produção de sorgo, milho, feijão, girassol e amendoim. Além disso, a economia também se baseia na extração de diamantes, cobre, níquel, sal, carbonato de potássio, carvão, ferro, prata e produção têxtil.
COOPERATIVISMO – Os ramos mais representativos são: Crédito, Produção e Consumo. Além disso, há dois outros ramos que o Brasil ainda não tem: Multi-porpose, responsável pelo suprimento de commodities e serviços agrícolas; e Marketing, cuja finalidade é realizar prospecção de mercados e liberação de crédito para produção.
O PDGC é o primeiro passo para que cooperativas participem do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão
Brasília (30/3) – Com a intenção de estimular a adoção de boas práticas de gestão e governança, com vistas à sustentabilidade das cooperativas e do movimento cooperativista, o Sistema OCB lançou nacionalmente, hoje, o terceiro ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Independentemente do ramo, porte ou localização, as interessadas poderão acessar a ferramenta, basta clicar aqui.
Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o PDGC é uma ferramenta baseada no Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “As cooperativas, ao aderirem, têm muito a ganhar, pois o programa oferece um valioso diagnóstico da gestão da organização, além de orientações para a promoção de melhorias, por meio de relatórios gerados automaticamente pelo sistema”, comenta o presidente.
PRÊMIO – Outra importante vantagem da adesão da cooperativa ao PDGC é sua participação na edição 2015 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão! Utilizando o mesmo instrumento de avaliação do PDGC, este prêmio bienal tem por objetivo reconhecer as cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo por meio do desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão e governança.
Em sua primeira edição, em 2013, foram reconhecidas 28 cooperativas, sendo 18 na Faixa Bronze, sete na Faixa Prata e três na Faixa Ouro. Dentre as três da Faixa Ouro, a Unimed Vitória (ES) foi declarada a Grande Vencedora, e a C.Vale (PR) recebeu o Destaque Governança.
INSCRIÇÕES – As inscrições para o ciclo 2015 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão já estão abertas e vão até o dia 5 de junho. Para obter mais informações sobre o prêmio, clique aqui.
VINCULAÇÃO – Estas duas iniciativas, PDGC e Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, estão vinculadas à promoção da profissionalização da gestão das cooperativas, colocada tanto como um dos sete desafios do cooperativismo para esta década quanto como um dos objetivos estratégicos do Sescoop.
Curitiba (30/3) – O Sistema Ocepar promoveu, na sexta-feira (27/3), em Curitiba, um treinamento sobre o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Participaram profissionais de cooperativas agropecuárias do Paraná que fazem parte do Fórum de Meio Ambiente da Ocepar. As atividades foram coordenadas pelo engenheiro agrônomo e assessor da área, Silvio Krinski.
O conteúdo foi repassado por Altamir Juliano Hacke, supervisor de Projetos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ele atua no departamento de Licenciamento de Atividades Potencialmente Poluidoras (DLP), vinculado à diretoria de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição.
O Sistema de Gestão Ambiental entrou em atividade no Paraná em setembro de 2014, inicialmente para licenciamento de atividades industriais. Trata-se de uma ferramenta informatizada para emissão de licenças ambientais e que disponibiliza também consultas e outras informações. Ela é integrada a uma base de dados georreferenciados que serve de apoio à tomada de decisão na emissão de pareceres e laudos técnicos, assim como na decisão administrativa, além de dar suporte aos módulos de monitoramento e fiscalização.
AVALIAÇÃO POSITIVA – De acordo com Altamir, a avaliação é positiva em relação à utilização do SGA. “De setembro do ano passado até agora, estamos observando que houve uma eficiência na emissão das licenças ambientais por meio do SGA, a padronização do processo e a facilidade do usuário ambiental com o requerimento de protocolo e com o recebimento da solicitação de complementações. Esse sistema facilitou o processo significativamente”, afirmou.
“E esse nosso encontro com os profissionais das cooperativas refletiu um pouco isso, ou seja, a facilidade que eles tiveram em lidar com o SGA. O treinamento também foi importante para levantar as dificuldades que eles encontraram, que já nos foram remetidas até como sugestões de melhorias. Por isso, iniciativas como essas são oportunas”, acrescentou.
OUTRAS MODALIDADES – De acordo com ele, em breve o SGA também será utilizado para emissão de licenças ambientais em outros setores. “Está para sair no SGA outras modalidades, como comercial e serviços. E nós vamos precisar do pessoal das cooperativas para justamente testar os sistemas de avicultura e suinocultura, pela experiência e capacidade técnica deles. O IAP vai contar com esses profissionais e vamos continuar trabalhando para melhorar a situação do licenciamento ambiental do Paraná”, finalizou. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)
Belo Horizonte (30/3) – Cooperativas interessadas em participar da 12ª edição do Coopsportes já podem fazer sua inscrição nas várias categorias da competição. A fim de contemplar aos mais variados estilos, haverá diversas modalidades esportivas como futebol, vôlei, futebol society, peteca, xadrez, truco e dama. O evento será realizado entre os dias 22 e 24 de maio, no Sesc Venda Nova, e a expectativa é que 400 atletas participem do torneio esportivo.
Sucesso entre os cooperativistas, o projeto vem cumprindo seu objetivo de ajudar a promover o desenvolvimento de valores, à prática de esportes e a integração entre cooperados de diferentes setores. A fim de aprimorar a habilidade de seus competidores e melhorar o desempenho durante os jogos, muitas cooperativas têm oferecido treinamento para suas equipes e o resultado surpreendente a cada ano.
O Coopsportes é um torneio esportivo realizado pelo Sistema Ocemg desde 2002 e tem por finalidade despertar o interesse pela prática da cooperação, estimulando a integração de dirigentes, cooperados e colaboradores cooperativas do estado de Minas Gerais, contribuindo assim para difusão e desenvolvimento da prática desportiva.
Para ficar por dentro de todos os detalhes dos Esportes Cooperativos de Minas Gerais, clique aqui e acesse o Hotsite do 12º Coopsportes. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)
O lucro líquido (sobras) do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) foi de R$ 536,4 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa variação de 31,6#$-$#em relação ao resultado registrado no mesmo período de 2014, com R$ 407,7 milhões.
Em depósitos, as cooperativas expandiram 19,3#$-$#no primeiro trimestre deste ano com R$ 31,5 bilhões. Nos depósitos à vista o crescimento foi 17,9#$-$#e a prazo o avanço foi de 19,6-, chegando a R$ 6 bilhões e 27,6 bilhões respectivamente.
As operações de crédito das cooperativas financeiras do Sistema também apresentaram evolução de 13,9#$-$#alcançando R$ 31,5 bilhões. Já no patrimônio líquido o avanço foi de 20,6#$-$#com 12,4 bilhões e em ativos totais chegou a 52,8 bilhões, que representou evolução de 18,6-.
O cenário político-econômico traz grandes desafios para as instituições financeiras e, consequentemente ao cooperativismo financeiro. Para o diretor operacional do Sicoob Confederação, Francisco Silvio Reposse Júnior, os bancos estão mais cautelosos nas concessões de crédito, aumentando suas receitas com prestação de serviços e tarifas, com redução de despesas, principalmente de pessoal.
Por outro lado, para enfrentar esse cenário, as cooperativas financeiras ampliam seu atendimento ofertando produtos e serviços com os diferencias oferecidos pelo setor, explica Reposse. “O Sicoob é uma instituição financeira que, como as demais, oferece produtos e serviços, mas com um grande diferencial, aqui o cliente (associado) é o dono, portanto, se beneficia com juros mais baixos, rendimentos maiores e melhor atendimento, mais humano e solidário”, completa.
Além disso, o Sicoob foi a instituição com maior número de inaugurações nos primeiros três meses deste ano. Ao todo, foram 31 novos pontos de atendimento em todo país, ou seja, um a cada três dias.
Sobre o Sicoob – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 3 milhões de cooperados em todo o país e está presente em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por cooperativas singulares, cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,3 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluçes financeiras. Ou seja, o Sistema dispõe de um amplo e moderno portfólio de produtos e serviços de natureza bancária.
Texto: Elisa Guimarães e Louise Rodrigues/Assessoria de imprensa do Sicoob Confederação