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Notícias negócios

CPLA aposta em modernização, resultados e apoio ao produtor

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Por meio da visita técnica à Cooperativa de Laticínios Selita, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, durante os dias 27, 28 e 29 de agosto, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) pretende agregar melhorias ao projeto de retomada à fábrica de laticínios Camila. O intercâmbio entre as duas cooperativas vai garantir fortalecimento do cooperativismo.

Reunindo uma comitiva formada pelo presidente, Aldemar Monteiro, o diretor-secretário, Fernando Medeiros, e do cooperado Adário Monteiro, a proposta da CPLA foi visitar a planta industrial de leite em pó, com capacidade de secagem de 200 mil litros por dia, uma das mais modernas do Brasil. O leite em pó promete ser a grande aposta com a retomada da fábrica da Camila, cooperativa de laticínios do município de Batalha, fechada desde 2009 e adquirida pela CPLA este ano.

Mas a missão ampliou os horizontes da CPLA sobre o catálogo de produtos a serem fabricados na Camila. “A Selita possui um leque de produção diversificado, o que pode viabilizar uma grande cooperativa como essa em Alagoas com o conhecimento adquirido nessa visita”, avalia Fernando Medeiros. A possibilidade a médio e longo prazo da produção do leite UHT (longa vida) também está nos planos da cooperativa.

As ações no âmbito da responsabilidade social também impressionaram a diretoria da CPLA. “O projeto deles agrega a participação da família do agricultor. O núcleo de mulheres que trabalha em prol da produção garante sustentabilidade, impulsiona a renda da família dos associados e evita o êxodo rural”, destaca Aldemar Monteiro.

Outro ponto que a CPLA vai levar como bagagem são as transferências tecnológicas e melhorias no manejo dos rebanhos de seus cooperados. A implantação de unidades demonstrativas na cooperativa capixaba, utilizando o sistema de pasto rotativo garante ao produtor melhoramento genético do gado leiteiro. O método consiste em dividir a área de pastagem em piquetes e a cada dia o gado pasta em um piquete, gerando um ciclo.
 
Fidelização dos cooperados e aprimoramento da produção

O resultado do modelo de gestão agregado à Selita a fez se tornar uma das melhores e mais tradicionais do Brasil. Há 75 anos em atividade, ela processa até 500 mil litros de leite por dia e conta com dois mil cooperados. Na sua indústria, a marca disponibiliza uma variedade de 100 produtos como leite em pó, leite UHT, iogurte, queijos e doce de leite.

Garantindo fidelização e permanência dos seus cooperados, ela desenvolve alguns planos, como acréscimo de até R$ 0,03 no preço do litro de leite comprado, a título de bônus de fidelidade. Outra iniciativa que os produtores capixabas já tomaram gosto foi o Projeto 120 Mais Leite da Selita, em parceria com o SEBRAE e Incaper, o qual garante assistência técnica e melhorias na nutrição animal para impulsionar a atividade. (Assimp CPLA)

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Intercalu Agro promoverá “arrastão” com palestras gratuitas para o produtor rural

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O produtor rural já sabe que período de entressafra exige economia. Afinal, a seca prejudica as pastagens, aumenta o custo da alimentação dos animais e, consequentemente, afeta a produção de leite. Pensando nisso, a Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – CALU prepara mais uma grande oportunidade: o Intercalu Agro que será realizado entre os dias 02 e 06 de setembro, em Uberlândia e nas filiais localizadas nas cidades de Monte Alegre de Minas, Gurinhatã, Ituiutaba e Tupaciguara.
 
A Cooperativa reservou uma semana, na qual praticará a comercialização de adubos e sementes com condições especiais e, para aproveitar o evento, realizará um “arrastão” com palestras gratuitas para o produtor.
 
“Nós fechamos parcerias com alguns fornecedores e negociamos produtos com preço bem em conta, podendo repassar o benefício para os clientes das Lojas Calu.”, informa o diretor de operações e coordenador do Intercalu Agro, Celívio de Freitas.
 
O evento tem como objetivo trazer benefícios para o produtor, no momento em que ele se prepara para plantar. “Sabemos que a qualidade do leite e a produtividade começam na alimentação adequada do rebanho. Para isso, é preciso atentar-se às pastagens e à lavoura ideal para produzir ótima silagem. Nesse sentido, focamos na comercialização de insumos para a lavoura, com intuito de amenizar os altos investimentos feitos na entressafra, além disso, vamos trazer informações técnicas para enriquecer o conhecimento dos produtores”, reforça Celívio.
 
Palestras
 
Uma caravana composta por representantes da Cooperativa e alguns técnicos passará pelas filiais levando muita informação. “Nós fizemos uma programação para contemplar todas as cidades atendidas pela CALU. As palestras focarão produção de pastagens e silagem para nutrição animal. As informações serão passadas por especialistas e garantirão a atualização de todos os participantes. Por isso convidamos os produtores da região para participarem dos arrastões, conforme o agenda divulgada”, convoca o diretor presidente da CALU, Cenyldes Moura Vieira. (Assimp Intercalu Agro)
 
 
CONFIRA A AGENDA DO ARRASTÃO INTERCALU AGRO
 
Gurinhatã
SEGUNDA-FEIRA, 02/09.
 
10h – Abertura;
10h15 – Espaço Comercial;
10h30 – Palestra: “Produção de silagem com qualidade”.
Palestrante: Professor Luiz Eduardo Zampar
Médico Veterinário pela UDESC (Lages-SC). Especialização em Produção de Ruminantes pela UFLA (Lavras-MG). Consultor em Nutrição de Gado de Corte e Leite com Atuação no Brasil e Exterior;
11h30 – Almoço;
12h30 – Palestra: “Formação e Manejo de Pastagens”.
Palestrante: Afonso Aguiar Netto
Zootecnista pela Universidade de Alfenas (Alfenas-MG). Atua como Promotor Técnico na Marangatu Sementes.
14h – Espaço Comercial;
14h30 – Encerramento.
 
Ituiutaba
TERÇA-FEIRA, 03/09.
10h – Abertura;
10h15 – Espaço Comercial;
10h30 – Palestra: “Produção de silagem com qualidade”.
Palestrante: Marcio Pelegrini
Engenheiro Agrônomo. Ms. Tecnologia de Sementes
Já foi pesquisador na EPAMIG, ZENECA e SANTA HELENA SEMENTES;
11h30 – Almoço;
12h30 – Palestra: “Correção de solo e adubação de pastagens”.
Palestrante: Julio Cesar Diehl
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ (Piracicaba-SP – 1967). Milita no setor de fertilizantes desde 1968, tendo trabalhado na Ultrafértil e Fosfértil. Atualmente é coordenador técnico e de marketing da Fertigran Fertilizantes;
14h – Espaço Comercial;
14h30 – Encerramento.
 
Monte Alegre
QUARTA-FEIRA, 04/09.
10h – Abertura;
10h15 – Espaço Comercial;
10h30 – Palestra: “Produção de silagem com qualidade”.
Palestrante: Professor Luiz Eduardo Zampar
Médico Veterinário pela UDESC (Lages-SC). Especialização em Produção de Ruminantes pela UFLA (Lavras-MG). Consultor em Nutrição de Gado de Corte e Leite com Atuação no Brasil e Exterior;
11h30 – Almoço;
12h30 – Palestra: “Correção de solo e adubação de pastagens”.
Palestrante: Julio Cesar Diehl
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ (Piracicaba-SP – 1967). Milita no setor de fertilizantes desde 1968, tendo trabalhado na Ultrafértil e Fosfértil. Atualmente é coordenador técnico e de marketing da Fertigran Fertilizantes;
14h – Espaço Comercial;
14h30 – Encerramento.
 
 
Tupaciguara
QUINTA-FEIRA, 05/09.
10h – Abertura;
10h15 – Espaço Comercial;
10h30 – Palestra: “Produção de silagem com qualidade”.
Palestrante: Marcio Pelegrini
Engenheiro Agrônomo. Ms. Tecnologia de Sementes
Já foi pesquisador na EPAMIG, ZENECA e SANTA HELENA SEMENTES;
11h30 – Almoço;
12h30 – Palestra: “Correção de solo e adubação de pastagens”.
Palestrante: Julio Cesar Diehl
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ (Piracicaba-SP – 1967). Milita no setor de fertilizantes desde 1968, tendo trabalhado na Ultrafértil e Fosfértil. Atualmente é coordenador técnico e de marketing da Fertigran Fertilizantes;
14h – Espaço Comercial;
14h30 – Encerramento.
 
 
Uberlândia
QUINTA-FEIRA, 06/09.
 
19h – Abertura;
19h15 – Espaço Comercial;
19h30 – Palestra: “Formação e Manejo de Pastagens”.
Palestrante: Afonso Aguiar Netto
Zootecnista pela Universidade de Alfenas (Alfenas-MG). Atua como Promotor Técnico na Marangatu Sementes.
21h – Encerramento da Plaestra
21h – Espaço Comercial;
21h30 – Happy Hour.
 
Mais informações:
Assessoria de Comunicação CALU
Érica Magalhães
MF Comunicação
(34) 9199-9944
www.mfcomunica.com.br

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Café Coamo Premium em embalagem de 250g torrado e moído

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Os Alimentos Coamo detentor das marcas Coamo, Primê, Anniela e Sollus lançam neste mês mais uma versão do Café Coamo Premium. O produto que já contava com embalagens de 1kg e 250 gramas em grãos torrados e de 500 gramas torrado e moído à vácuo, agora conta com uma versão de 250 gramas torrado e moído, também à vácuo. A linha especial de cafés Coamo, lançada em agosto de 2011 tem crescido a cada ano, oferecendo novas opções para o consumidor. Esta é uma nova embalagem para uma família com consumo menor e para o público single.

DEMANDA – O gerente Comercial de Alimentos, Domingos Marzulli, avalia o aumento do portifólio como uma tendência de mercado, pois com o crescimento do número de famílias menores e de pessoas que moram sozinhas, a demanda de produtos específicos para esse consumidor aumentou. “O objetivo é atender as necessidades do nosso consumidor e, assim trazemos a ele o Café Coamo Premium com a mesma qualidade, mas em uma embalagem personalizada”, explica.

CRESCIMENTO – De acordo com Alcir José Goldoni outro aspecto que permitiu tal investimento é a resposta positiva por parte do público consumidor. “O sabor e o aroma do Café Coamo Premium têm sido destaque, o que nos dá segurança de que este produto está sendo bem referenciado pelos consumidores e que merece investimentos para atender o consumidor que demanda uma embalagem com menor formato", destaca.

PRODUTO - O Café Coamo Premium foi desenvolvimento dentro dos mais rígidos padrões de qualidade para que a combinação de grãos de café de bebida dura e com torra média, resultassem numa bebida equilibrada, de sabor suave e marcante e com classificação de qualidade superior. "Este produto veio atender aqueles consumidores que apreciam um café diferenciado, de qualidade superior, e que leva a qualidade das marcas dos Alimentos Coamo", ressalta o superintendente Comercial, Alcir José Goldoni.
 
QUALIDADE - Quanto as qualificações mencionadas são respaldadas pelo selo de qualidade e de pureza emitidos pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).  O Café Coamo Premium, em grãos torrado e em embalagens torrado e moído à vácuo, é aplicado para o uso doméstico, culinário e industrial. (Assimp Coamo)

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Parceiros definem estratégias para realização do Dia C na região de Pedro Afonso

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É intenso o trabalho de mobilização para realização do Dia de Cooperar (Dia C), evento de voluntariado que será realizado no próximo dia 14 de setembro, em cinco estados brasileiros, inclusive o Tocantins. A intenção é promover as ações voluntárias das cooperativas num grande movimento de solidariedade que vai envolver toda a sociedade.

Em Pedro Afonso, a iniciativa é coordenada pela Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso e pelo Sicredi.

Na noite desta terça-feira, 27 de agosto, na sede da Coapa, 30 representantes de várias instituições debateram estratégias para realização do Dia C, que prevê três ações: campanha de arrecadação de materiais de construção e de mão-de-obra para construção do espaço multiuso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso; implantação de um viveiro de mudas do Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), projeto ambiental pedroafonsino que atende crianças e adolescentes também em Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Rio Sono e Santa Maria do Tocantins, e a doação brinquedos pedagógico e livros infantis para a Creche Municipal Mundo da Criança, em Bom Jesus do Tocantins. 

Na ocasião foi formada uma comissão para organizar a campanha de doação de materiais de construção e buscar voluntários para a construção do espaço multiuso da APAE. O grupo conta com representantes da Coapa, Lions Clube Encontro das Águas, Bunge, Bloco Furacão Elétrico, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Assistência Social, APAE, Tiro de Guerra e Diretoria Regional de Gestão e Formação. A equipe visitará empresas, órgãos públicos e os bairros em busca de doações.

Andamento - A diretora pedagógica da COED, Liliana Cristofari, informou que a campanha em prol da Creche Municipal Mundo da Criança está a pleno vapor e já conta com pontos de arrecadação na sede da escola, na JN Informática e no Sicredi. “Nesta semana vamos ampliar este número. Todos os nossos cooperados estão empenhados não só neste ação, mas também nas demais que serão realizadas em nossa região”, disse Liliana.

Representando a Diretoria Regional de Gestão e Formação, Patricia Tavares informou que vai articular para que pontos de coletas sejam colocados nas escolas estaduais. Além disso, afirmou que a Educação pretende ser parceira das ações do projeto Amigos do Meio Ambiente.

Presente ao encontro o coordenador geral do projeto Amigos do Meio Ambiente, professor Fabricio Rocha, relatou ter visitado o local onde funcionará o viveiro de mudas, que fica na área do armazém da Coapa. Segundo ele, as instalações estão em boas condições de funcionamento e já no dia 14 de setembro, durante o Dia C, será realizado o plantio de mudas de espécies nativas de árvores nativas em Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama.

“A iniciativa é excelente. Vamos discutir de que maneira será nossa participação nesta ação”, avaliou José Guilherme Paggiaro, presidente do Lions Clube Encontro das Águas, instituição que já realiza várias ações voluntárias.

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, comemorou a adesão das instituições ao projeto. “Estamos felizes em perceber que a sociedade atendeu ao nosso chamamento. Certamente as três ações do Dia C em Pedro Afonso e região terão êxito”, comentou Khouri.

Dia C - No dia 14 de setembro a Coapa, Coed e o Sicredi irão realizar o Dia de Cooperar em Pedro Afonso e Bom Jesus. A intenção é promover o voluntariado. Para participar, a comunidade deve procurar alguma cooperativa da cidade e deixar sua doação ou mesmo se candidatar para atuar como voluntário. Mais informações nos telefones (63) 3466-2003 e 3466-2263.

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Hoerlle receberá o Prêmio Mérito em Administração

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O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) vai laurear, no dia 7 de setembro, às 20h, no Clube Sociedade Germânica, em Porto Alegre, três personalidades gaúchas com o Prêmio Mérito em Administração. Entre os agraciados, estão o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Marcelo Perin; e o presidente da Certel e da Certel Energia, Egon Édio Hoerlle, respectivamente, nos setores Público, Educacional e Privado.

A notícia foi dada pelo conselheiro e assessor de marketing do CRA-RS, Volnei Corrêa, e pelo conselheiro e presidente da Câmara de Fiscalização do Conselho, Marco Aurélio Kiss, acompanhados pelo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, Ivandro Carlos Rosa.

Competência - Corrêa salienta que a indicação de Hoerlle ao setor Privado partiu da CIC Teutônia e da CIC Vale do Taquari. “O que avaliamos é a competência gerencial. É algo realmente muito importante para nós, pois valoriza um empresário da região e, principalmente, um administrador registrado e que tem todo o prestígio”, afirmou.


Já Kiss ressalta que é um reconhecimento a um administrador que, ao longo dos anos, colocou seu conhecimento na gestão de duas cooperativas diversificadas e de suma importância para o Estado. “É um orgulho termos um profissional desse nível sendo agraciado. É um reconhecimento, mas, acima de tudo, uma gratificação”, frisou.

Habilidade - Para o presidente da CIC Teutônia, a condecoração coroa a brilhante atuação de Egon Hoerlle. “Com toda a complexidade que é o sistema cooperativo, que disputa mercado com empresas privadas, Hoerlle consegue conduzir a Certel e a Certel Energia com muita habilidade, sendo uma referência para nós, da CIC, por estar sempre presente e ajudando”, avaliou.

Missão - Formado em Administração de Empresas pela Unisinos, de São Leopoldo, em 1984, Hoerlle sente-se feliz com o prêmio. “É uma honraria que muito me orgulha, e divido-a com todos os colaboradores, gerentes e demais diretores, que labutam honrosamente para que Certel e Certel Energia cumpram a sua missão de estimular a qualidade de vida dos nossos mais de 60 mil associados, em 47 municípios gaúchos”, exclamou.

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Ocesc e Sescoop discutem o fortalecimento do cooperativismo

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O Conselho de Administração da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estiveram reunidos, nesta semana, na sede da Coopercentral Aurora Alimentos para avaliar as atividades realizadas até o momento e planejar as ações que serão desenvolvidas até dezembro. O encontro foi coordenado pelo presidente da Ocesc/Sescoop, Marcos Antonio Zordan, pelo superintendente da Ocesc, Neivo Panho e pelo superintendente do Sescoop, Geci Pungan.
 
As ações de educação e promoção social do Sescoop estiveram entre os principais assuntos discutidos. Segundo Pungan, as cooperativas têm, neste ano, 6,2 milhões para investimentos em cursos, treinamentos e promoção social e outros 3,6 milhões para bolsas de graduação e pós.

Os recursos do Sescoop/SC neste ano contabilizam mais de 17 milhões. Além dos investimentos em educação e promoção social, serão destinados cerca de 2 milhões em ações para divulgar o cooperativismo. “A intenção é que a sociedade conheça um pouco melhor a filosofia cooperativista. Representamos uma sociedade de pessoas e não de capitais e, precisamos disseminar nossas particularidades para que a população compreenda e participe deste sistema”, ressaltou Pungan.

No ano passado, o Sescoop/SC investiu cerca de 13 milhões de reais em ações que beneficiaram 97.492 catarinenses de todas as regiões. “A maior parte dos recursos, o que corresponde a aproximadamente 78% do orçamento, foi destinada para a educação e formação profissional, atendendo a todas as cooperativas do Estado”, salientou o presidente Zordan.

O superintendente da Ocesc, Neivo Panho, reforçou que o sistema cooperativista catarinense é referência nacional. “O segmento continua investindo na base produtiva, na diversificação de produtos e serviços e na qualificação de funcionários, dirigentes e associados”.

Em 2012, as 263 associadas da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) expandiram em 12,72% as receitas totais que atingiram 17 bilhões 337,3 milhões de reais. Foi o quarto ano consecutivo de crescimento, após a crise financeira internacional de 2008/2009 que atingiu todos os continentes.

O quadro social teve uma expansão de 16,29%, alcançando 1 milhão 464 mil pessoas. Consideradas as famílias cooperadas, isso significa que metade da população estadual está vinculada ao cooperativismo barriga-verde. (MB Comunicação Empresarial/Organizacional)

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Mais Singulares aderem ao Call Center e à Ouvidoria da Unimed Cerrado

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Criados em abril para atender às necessidades da Federação e prestar serviços às federadas, a Ouvidoria e o Call Center/SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor da Unimed Cerrado já atendem aos clientes de quase metade das Unimeds goianas e estão prontos para estender esse atendimento a outras Singulares. O diretor Administrativo-Financeiro da Unimed Cerrado, Danúbio Antonio de Oliveira, explicou que o Call Center pode ampliar sua capacidade de atendimento, que atualmente é de 78 mil vidas, para 120 mil vidas.

Além da Federação, as primeiras Singulares a usarem esses serviços foram as Unimeds Goianésia, Porangatu, Norte Goiano (Uruaçu) e Vale do São Patrício (Ceres). Ainda em abril, logo após a implantação destes canais de atendimento, foi a vez da Unimed Catalão aderir ao serviço e, em junho, a Unimed Anápolis passou a utilizar o Call Center criado pela Federação. No dia 23 de agosto, a Unimed Caldas Novas também aderiu aos serviços.

O diretor Médico da Unimed Anápolis, Mauro Osório Monteiro de Paiva, disse que a adesão ao Call Center da Unimed Cerrado otimiza, garante maior agilidade e agrega qualidade aos serviços prestados pela Singular. A escolha da forma de implantação deste canal de atendimento tem uma explicação simples: “nada mais justo e viável do que prestigiar nossa Federação, que vem proporcionando serviços de qualidade às filiadas e com preços mais justos”, disse.

As Singulares interessadas devem entrar em contato com a Unimed Cerrado para conhecer as vantagens destes canais de atendimento e fazer sua adesão aos serviços, que seguem todas as exigências legais para seu funcionamento, contam com modernos equipamentos e com profissionais capacitados para bem atender os beneficiários.

Para o diretor Administrativo-Financeiro da Unimed Cerrado, o oferecimento de canais de atendimento aos clientes, além de cumprir as exigências legais, é de fundamental importância para o bom relacionamento entre as operadoras e seus beneficiários. Para mais informações e contratação dos serviços de atendimento prestados pela Unimed Cerrado, entre em contato com a Federação pelo e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (62) 3221-5100.

Call Center/SAC – atende sugestões, elogios, reclamações e consultas solicitadas pelo público. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e, obrigatoriamente, é um canal de acesso gratuito (0800). As solicitações devem ser solucionadas, no máximo, em cinco dias úteis a contar de seu registro. O Call Center/SAC da Unimed Cerrado conta com uma ampla e moderna estrutura e 13 funcionários qualificados para o atendimento ao público, que trabalham em turno de revezamento 24 horas por dia.

Ouvidoria - também recebe elogios, sugestões, reclamações e consultas, de modo a tentar resolver conflitos que surjam no atendimento ao público. Por ser um canal de segunda instância, está diretamente ligada ao Call Center/SAC podendo até mesmo solicitar o número do protocolo do atendimento registrado anteriormente por este. A Ouvidoria da Unimed Cerrado atende a todos os requisitos legais exigidos, possui ouvidora certificada pela Associação Brasileira de Ouvidores, diversos canais de atendimento e é um canal de comunicação direto com a sociedade, o que é fundamental para uma gestão transparente, democrática e para o bom atendimento aos usuários.
 

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Gestão sistêmica e participativa: unindo forças e somando resultados

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O fortalecimento de uma gestão cada vez mais sistêmica e participativa é a grande meta do Sistema OCB. O objetivo é trabalhar em conjunto – unidades nacional e estaduais, em sintonia com as cooperativas – todos comprometidos para que o cooperativismo brasileiro continue crescendo e conquistando seu espaço. Com essa mensagem, o presidente Márcio Lopes de Freitas deu as boas-vindas aos participantes do III Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, ressaltando a importância do papel de cada um, nos seus estados e regiões.

Alinhamento - “Este é o nosso primeiro encontro após as últimas mudanças que compõem o novo modelo de gestão e governança adotado pelo Sistema. Estamos aqui hoje, reunidos, para pensar um pouco mais na operacionalização do nosso planejamento estratégico. Só terá sentido se for realmente sistêmico, com a participação determinante de vocês. Precisamos estar totalmente alinhados, ter “liga”, para que consigamos atender ao que pede a nossa base”, destacou Márcio Freitas.

Novo direcionamento – Sobre as últimas alterações, o dirigente fez referência à composição de uma diretoria executiva, com participação ativa em todos os processos – acompanhando de perto as demandas e evoluções de cada ramo do cooperativismo. Ele também citou a unificação das superintendências das três entidades componentes do Sistema OCB – OCB, Sescoop e CNCoop – e a criação de duas gerências gerais (OCB e Sescoop) como estratégias para o sucesso do novo modelo adotado.      

Valores essenciais – O presidente chamou a atenção dos superintendentes para valores que são fundamentais e orientarão essa gestão sistêmica e participativa. “Nossa atuação deve ser pautada, constantemente, por sete pilares principais: austeridade, objetividade, tempestividade, comunicação, transparência, foco em resultados e mensuração. Esses valores devem ser perseguidos por todos nós, na Casa do Cooperativismo e em todo o Sistema. Afinal, nossas ações e decisões terão impacto direto na vida dos cooperados. É para isso que trabalhamos, para levar mais qualidade de vida e felicidade a nossa base”. 

Programação – O III Encontro de Superintendentes do Sistema OCB, que ocorre no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília (DF), se estenderá até esta quarta-feira (28/8). O objetivo da reunião nacional é fortalecer a atuação e o desenvolvimento do grupo de superintendentes, bem como direcionar as ações e avaliar resultados dos trabalhos desenvolvidos.

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MG registra 221 cooperativas no PDGC e 162 no Prêmio Nacional de Excelência em Gestão

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Minas Gerais registrou o maior número de inscrições no Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC) do país, fato que se repetiu no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. As iniciativas são do Sistema OCB com foco no aprimoramento do setor e no reconhecimento ao trabalho realizado pelas instituições em todo o Brasil. Das 613 cooperativas inscritas no PDGC, 221 são mineiras. No que se refere ao Prêmio, foram 316 inscrições, sendo 162 do Estado.

De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, os números refletem a dedicação da unidade estadual às propostas da OCB e ao trabalho comprometido das cooperativas mineiras com o acompanhamento da entidade. “O PDGC é um programa muito importante, com um grande potencial para o desenvolvimento das cooperativas. Minas Gerais está atenta a todos os projetos que fomentem a profissionalização do segmento cooperativista. Cumprimos exatamente a afirmação de Dame Pauline Green, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que, enfaticamente, afirmou que o sucesso futuro do cooperativismo se alicerça e reside na gestão”, disse.

Além do reconhecimento público conferido às cooperativas que obtiverem melhor desempenho, as 150 primeiras colocadas no prêmio serão convidadas para participar de um workshop para construção de planos de melhorias, orientadas por profissionais da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entidade que colaborou na elaboração do Prêmio.

Para concorrer ao Prêmio, é necessário que as cooperativas sejam registradas no Sistema OCB e façam parte do PDGC. A avaliação é feita com base nos questionários Diagnóstico e Autoavaliação do Programa.

“De acordo com os resultados obtidos, as cooperativas são classificadas nas faixas bronze, prata e ouro. Existe ainda a categoria Destaque Governança, que reconhece boas práticas de relacionamento com os cooperados”, explica a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela. Ela complementa que serão avaliados, durante o processo, indicadores importantes de gestão, tais como relacionamento com os cooperados, formação de lideranças, serviços oferecidos aos clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade, processos e resultados.

Cadastro - Susan ressalta outro ponto positivo alcançado pelo Sistema OCB com a implantação do PDGC e a criação do Prêmio. “O PDGC foi lançado oficialmente em fevereiro deste ano e, durante estes cinco meses, além de estimularmos as cooperativas para uma reflexão sobre a importância da gestão, conseguimos atualizar o cadastro de 613 cooperativas, com seus respectivos contatos”. (Ascom Sistema OCEMG)

Mais informações sobre o PDGC no endereço: www.pdgc.brasilcooperativo.coop.br e, sobre o Prêmio, no www.premiogestao.brasilcooperativo.coop.br.

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Sicoob firma parceria com o Sebrae

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O Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) firma convênio na próxima segunda-feira, (26) com o Sebrae. O objetivo é oferecer capacitação técnica e gerencial para as cooperativas de crédito do Sistema, além de promover intercâmbio de informações entre as instituições. A parceria visa, ainda, ampliar a capacidade competitiva dos pequenos negócios por meio do acesso aos serviços financeiros disponíveis na Rede de Cooperativas de Crédito do Sicoob.

Estarão presentes na assinatura do termo representantes do Sebrae, entre eles, o presidente Luiz Barreto, o diretor-técnico Carlos Alberto dos Santos, o Gerente da Unidade de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros (UAMSF), Paulo Cesar Rezende Carvalho Alvim, a Gerente Adjunta da UAMSF, Patrícia Mayanna, a Gerente da Unidade de Assessoria Institucional, Renata Costa Ziller, e dirigentes do Sicoob Confederação e Bancoob.

Com a parceria, o Sebrae pretende medir a evolução da qualidade dos serviços prestados pelas cooperativas do Sicoob aos pequenos negócios, um dos objetivos do Projeto de Fomento de Boas Práticas de Cooperativas de Crédito, no qual as Cooperativas do Sicoob aderiram em 2011.

Os associados PJ (pessoa jurídica) das Cooperativas de Crédito do Sicoob, qualificados como empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, serão beneficiados tanto na melhoria do atendimento como no aumento da oferta de novos produtos e serviços financeiros.
 
Sobre o Sicoob - O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,5 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica.

Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios. Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao Sistema e garante a proteção dos recursos dos seus associados.

A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis. (Press Comunicação Empresarial)

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Coamo investe em torrefação de café

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A Coamo acaba de investir na ampliação da estocagem e em tecnologia de automação na indústria de torrefação de café. De acordo com o gerente Comercial de Alimentos, Domingos Marzulli, o investimento aconteceu por conta da crescente demanda dos três cafés da cooperativa – Coamo Premium, Coamo Tradicional e Sollus Extra forte.

CRESCIMENTO
- Marzulli esclarece que o mercado de cafés está em ascensão. “Devido ao crescimento do mercado de produtos de alto valor agregado, facultou à cooperativa ter uma atuação mais forte nos outros segmentos que já atuava. O último levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) - entre novembro de 2011 e outubro de 2012 -  aponta que o mercado de cafés torrado e moído no Brasil registrou o consumo de 20,33 milhões de sacas, um acréscimo de 3,09% em relação ao período anterior, e a Coamo tem conseguido acompanhar e sustentar essa evolução, sendo que no último ano crescemos 21%”, comemora.

TECNOLOGIA - Segundo o gerente Industrial de Alimentos, Leonardo Marcello Lucas, essa ampliação permitirá que a capacidade de resposta em produção seja mais rápida. “Todo aparato eletrônico instalado nesses silos, nas roscas de alimentação e nas máquinas, permitirão que de forma ágil e eficaz, consigamos fazer todos os direcionamentos e produções que desejarmos”, explica.

CAFÉS COAMO
-  A Coamo conta com três marcas de café, Coamo Premium – torrado na versão de 1kg e 250 gramas e torrado e moído à vácuo em pacotes de 500 gramas e 250 gramas, Coamo Tradicional e Sollus – torrado e moído em embalagens à vácuo e almofada de 250 e 500 gramas. Toda a linha é originada da combinação de grãos selecionados, resultando em cafés equilibrados em cada categoria, de sabor marcante e aroma intenso. Esses produtos preservam o verdadeiro sabor do café, agradando a todos os paladares.

EVOLUÇÃO – O superintendente Comercial da Coamo, Alcir José Goldoni, lembra que desde que a torrefação de café Coamo foi construída, em 2009, o crescimento da demanda dos cafés Coamo levou a investir anualmente na ampliação industrial com melhorias constantes na performance dos cafés. “Contamos com profissionais especializados em blends e na torrefação de café e investimos em equipamentos de alta tecnologia. Nosso objetivo é oferecer produtos que atendam a expectativa de cada tipo de consumidor e com o trabalho focado neste objetivo, temos obtido êxito e queremos agradecer a confiança que o consumidor tem depositado nos Alimentos Coamo retribuindo, da melhor forma possível, com o desenvolvimento e a produção de alimentos com qualidade e sabor e que respeitam o consumidor em primeiro lugar”, garante Goldoni. (Assimp Coamo)

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Sescoop convoca candidata do Processo Seletivo nº 01/2013

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca candidata aprovada no Processo Seletivo nº 01/2013 para a função analista de Promoção Social à realização do exame adimissional. O início de suas atividades na instituição está previsto para o dia 2 de setembro. A seleção é coordenada pela Gerência de Pessoas do Sescoop. Mais informações no comunicado oficial.   
 

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Superintendentes do Sistema OCB farão encontro nacional em Brasília

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Brasília (26/08) – Representantes de todos os estados brasileiros estarão na capital federal, participando do III Encontro de Superintendentes do Sistema OCB. O objetivo da reunião nacional é fortalecer a atuação e o desenvolvimento do grupo de superintendentes, bem como direcionar as ações e avaliar resultados dos trabalhos desenvolvidos. O encontro ocorrerá de amanhã até quarta-feira, no Centro de Eventos do CNTC. O endereço é SGAS Quadra 902, conjunto C.

A programação do evento é a seguinte:

TERÇA-FEIRA (27/08)

  • 8h30: Abertura – presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas;
  • 9h: Histórico e prestação de contas dos últimos fóruns;
  • 10h15: Apresentação GDA e GDH – Sescoop Nacional e Sescoop/PR;
  • 14h: Agenda administrativa;
  • 18h: Encerramento do primeiro dia.


QUARTA-FEIRA (28/08)

  • 8h30: Palestra – “Atuação Sistêmica e Profissionalização da Gestão”;
  • 10h15: Apresentação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários;
  • 11h15: Debates/diálogos/estratégias;
  • 14h: Debates/diálogos/estratégias;
  • 16h: Construção da Etapa Regional do Fórum e Programa de Capacitação de Líderes e Executivos, etapas nacional e internacional;
  • 17h: Proposição do programa “Cooperativa vai a Brasília” integrado com cada unidade estadual;
  • 18h: Encerramento.
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Projeto que cria Anater será deliberado no Plenário da Câmara

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Brasília (23/08) - O Projeto de Lei nº 5.740/13, que autoriza o Poder Executivo a criar Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), foi aprovado pelas três comissões técnicas responsáveis por analisá-lo, na Câmara dos Deputados. A matéria segue agora para deliberação do Plenário antes de seguir para votação no Senado Federal.
 
A proposta de autoria do Poder Executivo chegou para análise dos deputados no mês de junho e recebeu 42 emendas. Em regime de urgência constitucional, o projeto tranca a pauta de votações do Plenário da Casa Legislativa.
 
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), única comissão de mérito, fez modificações ao texto original, incluindo temas como a promoção social no meio rural e a prioridade na articulação entre órgãos públicos estaduais de extensão rural e a nova Agência.

Para o relator, essa articulação poderá compatibilizar a atuação em cada Unidade da Federação e ampliar a cobertura da prestação de serviços aos beneficiários. O texto aprovado na CADAPR também explicita que a agricultura familiar e os médios produtores rurais serão o público-alvo da Anater.        

As Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) deliberaram sobre as implicações financeiras e orçamentárias, além da constitucionalidade e juridicidade da matéria, respectivamente.

Após aprovação na Câmara dos Deputados, o Senado Federal tem o prazo de 45 dias para analisar o projeto, de acordo com a tramitação em regime de urgência constitucional.

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Luverdense leva a melhor em jogo contra o Corinthians

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Em um jogo emocionante, Luverdense – time de Lucas do Rio Verde (MT) – com apenas nove anos de existência, venceu o gigante Corinthians. O placar ficou em 1 x 0. O jogo aconteceu nesta quarta-feira (21/08), pela Copa do Brasil, e contou com a presença de mais de 9 mil torcedores no Estádio Municipal Passo das Emas.

O time de Lucas do Rio Verde tem se destacado no esporte matogrossense e nacional, disputando atualmente a série C e as oitavas de final da Copa do Brasil. Desde o seu início teve o apoio da cooperativa de crédito Sicredi Ouro Verde MT, com sede também em Lucas do Rio Verde, sendo o principal patrocinador da equipe.

Além do patrocínio, a cooperativa e o time Luverdense desenvolvem o projeto social Time Verde, que tem por objetivo compensar a emissão de gás carbônico emitido a cada jogo, por meio do plantio de árvores.

Para a o gerente regional de desenvolvimento da cooperativa, Jocelir Pelicioli, a conquista do Luverdense representa um grande orgulho e satisfação. “Desde a fundação deste time o Sicredi foi um verdadeiro parceiro, assim como é em outros esportes e ações desenvolvidas nas comunidades onde está presente”, explica. (Ascom Sicredi)

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Vinte e cinco famílias são beneficiadas com o projeto “Banho de Energia”

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Programa desenvolvido em parceria entre as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a Epagri e o Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) está sendo implementado para 25 famílias de agricultores no município de Capão Alto, por meio das instalações do kit de trocador de calor.

A tecnologia criada pelo inventor catarinense José Alcino Alano é de baixo custo, fácil instalação e ambientalmente correta. Possibilita o aquecimento da água do chuveiro e da pia da cozinha utilizando o calor desperdiçado pelo cano do fogão à lenha que é muito utilizado nas residências, pelo frio rigoroso no inverno e, também, por uma questão de hábito no meio rural catarinense onde o fogo é feito desde a manhã e vai até o anoitecer.

Com 80% de seu custo subsidiado pelo programa de responsabilidade social da Celesc e 20% financiado pelo FDR, para pagamento sem juros e parcelado em 5 anos, o kit contendo um trocador de calor (peça de inox encaixada no cano do fogão), um boiler (reservatório de água em PVC revestido de isopor), chuveiro e encanamentos, foi adquirido seguindo critérios sociais, para que chegasse às famílias que mais precisam.

A Epagri difundiu a tecnologia através de palestras, oficinas explicativas e acompanhamento das instalações. Em Capão Alto, uma das famílias de agricultores beneficiadas é a de Noredi Jordão, morador do Reassentamento Laranjeira, onde reside com a esposa Margarete Jordão e três filhos. Segundo o casal já é possível avaliar os benefícios que vão desde a economia no gasto de energia elétrica até o conforto de em uma manhã de geada ou até mesmo neve poder lavar a louça com a água aquecida. Mais informações: Epagri/Capão Alto: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Boletim Informativo – OCESC)

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Senar e Cooperitaipu abrem Centro de Inseminação artificial de bovinos

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Resultado de ação conjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e da Cooperativa Regional Itaipu (Cooperitaipu), será inaugurado às 10 horas da manhã desta sexta-feira (dia 23), em Pinhalzinho, o Centro de Inseminação de Bovinos.

O CIA, como é conhecido o Centro, localiza-se próximo à rodovia federal BR-282, tem 420 m² de área construída e sua estrutura é constituída de um auditório para aulas teóricas, duas salas para aulas práticas, vestiários, almoxarifado e laboratório.

O ato inaugural terá a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo, do superintendente do Senar Gilmar Antonio Zanluchi e do presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, além de produtores rurais e técnicos.

O Senar/SC e a cooperativa firmaram em janeiro deste ano convênio para desenvolvimento de um vasto programa de formação profissional rural na área de inseminação artificial de bovinos, destinado a produtores e trabalhadores rurais.

Coube ao Senar/SC elaborar o programa de qualificação e formação técnica, didático-pedagógico, reembolsar as despesas referentes à prestação de serviço de instrutoria, alimentação, material instrucional e emitir os certificados aos concluintes do treinamento.

Os cursos terão 40 horas de duração e, em média, serão realizados dois por mês, com doze participantes cada. Nesse aspecto, o investimento em formação profissional rural do Senar será da ordem de 120 mil reais por ano para formar cerca de 300 produtores.

A Cooperitaipu, por outro lado, disponibilizou a infraestrutura adequada, estruturando um centro de inseminação de bovinos com, instalações, equipamentos e 40 bovinos fêmeas para a realização da prática profissional. O investimento da cooperativa não foi revelado.

Os treinamentos iniciaram no último dia 19 de agosto. A inauguração do Centro de Inseminação está programada para o dia 23 de agosto às 10 horas, juntamente com a formatura da primeira turma. Para este ano de 2013 estão previstos oito treinamentos para a formação de 96 novos inseminadores.

GRATUITO - O superintendente Gilmar Zanluchi destacou que, neste ano, o Senar/SC oferecerá 76 cursos de inseminação artificial em todas as regiões catarinenses. Serão 56 cursos de inseminação em bovinos com duração de 40 horas e 20 cursos de inseminação em suínos, com duração de oito horas. As turmas terão formação de 12 produtores, o que significará 912 pessoas qualificadas em 2013.  O curso em suínos tem menor carga horária porque é considerado um aperfeiçoamento. A participação nos cursos é totalmente gratuita. (MB COMUNICAÇÃO)

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Repasse da metodologia do Programa Cooperjovem será em Brasília

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Brasília (21/08) – Técnicos e instrutores dos 13 estados que desenvolvem o Programa Cooperjovem estarão em Brasília, entre os dias 17 e 19 de setembro, para o repasse da nova metodologia referente ao programa e à formação de professores e educadores da ação. O repasse das informações é uma realização da Gerência de Promoção Social do Sistema OCB.
 
Nesta terça-feira, dia 20/08, analistas da Gerência de Promoção juntamente com as representantes do comitê do Programa Cooperjovem, Ilana Maciel, do Sistema OCB/CE, e Adriana Sandre, do Sescoop/SP, revisaram o conteúdo de formação dos instrutores e propuseram algumas adaptações ao material que, agora passa a ter características que atendam às mais diversas realidades dos estados brasileiros.

De acordo com a representante do estado do Ceará, Ilana Maciel, o impacto desta mudança na prática pedagógica poderá ser percebido a partir dos processos de planejamento, execução, avaliação e gestão das atividades escolares. “O grande diferencial da Metodologia de Formação dos Educadores é o desenvolvimento dos Projetos Educacionais Cooperativos (PEC) que, construídos coletivamente, permitem a avaliação do contexto escolar, identificação das situações-problema, definição das prioridades e proposição de soluções com foco na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, do ambiente escolar e porque não dizer da sua comunidade”, afirma a gerente de Formação do Sistema OCB/CE.

Já a paulistana Adriana Sandre afirma que a nova proposta unificada conferirá mais força ao Programa, perante as cooperativas e às secretarias de educação e diretorias de ensino dos 13 estados. “O programa tem agora uma metodologia unificada o que reforça a necessidade de uma implementação única em cada unidade federativa, pois sua aplicação é a mesma de Norte a Sul do País. Além disso, o Cooperjovem ganha a marca de um sistema importantíssimo: o Sistema OCB que é quem cuida do cooperativismo brasileiro”, avalia Adriana.

Para a gerente de Promoção Social do Sistema OCB, Maria Eugênia Ruiz, a formação de educadores na referida metodologia é uma importante etapa do Programa Cooperjovem, que busca assegurar a construção de conhecimentos, além do desenvolvimento de habilidades e atitudes voltadas à prática pedagógica, pautada na cultura da cooperação e sustentada nos valores e princípios do cooperativismo.

“Estamos otimistas com os impactos de resultados que esta nova metodologia viabilizará para o Sistema Educacional e, também para o Sistema Cooperativista visto que, mais uma vez, se apresenta como instrumento de organização que viabiliza a transformação social e desenvolvimento humano”, avalia Maria Eugênia.

Saiba mais
– O Cooperjovem é desenvolvido pelo Sescoop desde o ano 2000, com o objetivo de fortalecer os princípios do cooperativismo e estimular a cultura da cooperação entre os alunos de cooperativas educacionais e escolas públicas dos ensinos fundamental e médio. Atualmente, 13 estados executam o programa (AL, GO, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RN, RO, SC, SP e TO). O ano de 2012 foi encerrado com números impressionantes: mais de 72 mil alunos participantes; mais de 3,1 mil professores capacitados; mais de 160 municípios brasileiros atendidos.

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Aurora inicia primeiros embarques para o Japão

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Rumou nesta terça-feira (20/08) para o porto de Itajaí o primeiro contêiner com carne suína expedido pela Coopercentral Aurora Alimentos ao Japão. São 24 toneladas de cortes especiais congelados de lombo, sobrepaleta e barriga. Esse é o primeiro de uma série de embarques já contratados - cujos volumes e valores totais não foram revelados por questões comerciais.

Um pequeno ato reuniu nesta terça-feira à tarde diretores, jornalistas e lideranças do setor na unidade industrial FACH1 (Frigorífico Aurora Chapecó). Na ocasião, o presidente Mário Lanznaster manifestou grande otimismo com o relacionamento comercial que se inicia com o Japão. “Criamos uma linha industrial para produzir com esmero os cortes especiais que o mercado japonês exige”.

O gerente geral de exportação Dilvo Casagranda destacou que os negócios efetivamente fechados com importantes importadores – como os grupos IBC Corporation e Sumitomo Corporation, ambos de Tóquio – confirmam o grande potencial de consumo do Japão.

O representante do grupo IBC no Brasil (Mário Kaneco), o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (Losivânio De Lorenzi) e o prefeito de Chapecó (José Caramori) participaram do ato.

Casagranda realçou que a equipe de exportação da Aurora trabalha em conjunto com as áreas de qualidade, planejamento da produção e indústria, sob orientação dos clientes, na definição correta dos padrões dos cortes e das embalagens de acondicionamento do produto. “Estamos tratando de uma produção específica, detalhista com muitas exigências no processo até alcançar o produto demandado pelo mercado Japonês”, esclareceu.

Observou que o Japão não aumentará o volume de suas importações apenas porque abriu o mercado para o produto brasileiro. O Brasil terá que disputar o fornecimento para o mercado japonês, hoje abastecido por Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, México e Chile. Essa competição será definida pelos aspectos técnicos de atendimento aos padrões exigidos, o cumprimento de prazos e demais condições estabelecidas nas negociações.

– “Estamos otimistas porque temos potencial capacidade e credibilidade para atender uma boa fatia deste mercado, consolidando o longo trabalho de muitas pessoas e instituições. Acredito que podemos atender no longo prazo até 20% da demanda Japonesa de carne suína”.

O mercado japonês importa cerca de 1,2 milhão de toneladas de carne suína por ano, mas, o  Brasil  participará da disputa apenas da fatia de carne congelada, atualmente em torno de 500 mil toneladas/ano. A parcela da carne cozida (em torno de 400 mil toneladas anuais) ainda é muito incipiente no conceito produtivo brasileiro.

Por outro lado, as 300 mil toneladas de carne resfriada, é uma demanda que o Brasil não está apto a atender por questões de logística de entrega: especialmente pela distância Brasil-Japão.

O presidente Mário Lanznaster sublinhou que o Brasil tem poder competitivo lastrado em sanidade, estrutura de plantas industriais modernas, preço, qualidade e tradição de pontualidade, comprovada no fornecimento de carne de frango há mais de 30 anos. A unidade FACH1 da Aurora, em Chapecó, habilitada para exportação para o Japão, ajustou o processo industrial, para atender os requisitos do mercado. Desenvolve cortes específicos de acordo com os clientes, alguns dos quais são os mesmos importadores de carne de frango, o que aproveita uma relação comercial consolidada.

AURORA - A Coopercentral Aurora é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 12 cooperativas agropecuárias, sustenta mais de 20.000 empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 14,5 mil suínos/dia, 700 mil aves/dia e um processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia.

Mantém, no campo, plantéis permanentes de 960 mil suínos e 24 milhões de frangos. A sua base produtiva é formada por 8.700 produtores de leite, 4.040 criadores de suínos e 2.600 criadores de aves.

Possui sete unidades industriais para processamento de suínos, cinco plantas para processamento de aves, quatro fábricas de rações, uma indústria de lácteos, dez unidades de ativos biológicos (granjas de reprodutores suínos e matrizes de aves, incubatórios e silos), uma unidade de disseminação de genes (UDG), nove unidades comerciais e 100 mil pontos de vendas no País.

A Coopercentral Aurora Alimentos abateu e processou 3,6 milhões de suínos em 2012. Em todas as linhas de negócios – aves, suínos, leite, massas etc - obteve uma receita operacional bruta de 4,606 bilhões de reais.  As vendas no mercado interno representaram 84,23% das receitas e, no mercado externo, 15,77%.

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ENTREVISTA: Vergílio Perius, presidente do Sistema Ocergs

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Graduado em Direito, Filosofia e Pedagogia, o presidente da Ocergs Vergilio Perius, é um intelectual. Pós-graduado em Cooperativismo pela Unisinos e pela Universidade de Münster (Alemanha), atuou foi professor em diversas universidades e escreveu nove publicações sobre o cooperativismo. Representante da região Sul no Conselho Nacional do Sescoop, Perius esteve hoje, em Brasília, para a reunião ordinária do órgão. Entre uma pauta e outra, ele falou com exclusividade ao Informativo sobre o futuro do cooperativismo e sobre os desafios à consolidação de uma visão 100% sistêmica. Confira!

Visão sistêmica
Nó Fórum de presidentes e superintendentes, realizado pelo Sistema OCB há algumas semanas, a necessidade da visão sistêmica ficou bem marcada. Acho fundamental termos um sistema e a OCB está construindo isso. Não é fácil. O País é completamente diferente em suas regiões, nas suas culturas, nas suas etnias, no conhecimento e na prática cooperativista. Enquanto, no Sul, estamos discutindo como a agroindústria pode crescer mais, no Norte e Nordeste, discute-se como organizar o produtor em cooperativas.

Marketing
O Sistema Raiffeisen, alemão, representa o cooperativismo europeu. É como se fosse a nossa OCB, aqui no Brasil. E não há um sócio, um colaborador sequer, que não saiba o que é o sistema Raiffeisen. O Sistema OCB ainda não conseguiu chegar lá. O marketing nos ajudaria. Seria necessário investir mais recursos nessa área para que o Sistema OCB possa divulgar o cooperativismo em todo o Brasil, falando a mesma linguagem dos brasileiros de todos os estados, mostrando as riquezas do cooperativismo – não do Sistema OCB em si –, mas as experiências exitosas. Isto vai criar uma marca, um conceito.

Congressos
O segundo ponto necessário ao fortalecimento da visão sistêmica é lançar grandes congressos para os 13 ramos. O Sicredi, por exemplo, faz isso todos os anos. O Sistema OCB teria que negociar essa proposta, eminentemente, com as forças do cooperativismo. Também seria preciso fazer um congresso nacional de agronegócio, só para discutir as questões agrícolas, de crédito voltado para o setor e à capitalização dessas cooperativas. Distribuição, logísticas, armazenagem, os entraves que nos amarram; o papel do estado em relação aos incentivos à agricultura. Esses são temas que carecem um debate nacional.

Formação
O terceiro aspecto que eu acho fundamental ao fortalecimento da visão sistêmica é reforçar – e muito – o modelo da profissionalização e da educação cooperativista. Nós precisamos muito de ensino. No Rio Grande do Sul, por exemplo, nós temos uma escola. Terceirizamos, também, cursos cooperativistas. Seria interessante termos quatro ou cinco faculdades de cooperativismo espalhadas pelo Brasil. Isto daria uma marca de gestão. Teríamos profissionais saídos de faculdades cooperativistas. Todos os anos nós soltamos no mercado 35 gestores. Eles carregam a marca do Sistema. Por onde eles forem, saberão que passaram por uma escola cooperativada. Eles levam a marca da gestão cooperativista.

Futuro
Eu só imagino o melhor para o Sescoop. Sabe o porque? Porque nós resolvemos o problema da formação profissional. Principalmente o Sescoop, um dos últimos membros dos “S”. Ele foi criado especificamente para, em primeiro lugar, formar e capacitar pessoas em gestão cooperativa. Ele tem esta função e está exercendo isso em todo o País. O Sescoop, com absoluta certeza, veio pra ficar. E deve ficar mesmo porque ele faz o diferencial no ensino. Para o ensino cooperativo é necessário algo diferenciado. Nós não temos na cooperativa o cliente ao qual você vende ou de quem você compra algum produto. Na cooperativa, todos são sócios, que são donos do empreendimento. E esse sócio é usuário e beneficiário da cooperativa. E isso totalmente diferente do conceito de cliente. Cliente eu posso atender bem, hoje. Amanhã, eu atendo mal e ele não volta. Na cooperativa isso não dá, porque o dono vai reclamar, e vai chiar na assembleia.

Cooperativismo
A cooperativa é, essencialmente, uma organização vinculada às famílias. Fundamentalmente, o enraizamento das cooperativas se dá na comunidade. O que não acontece com o comérciotradicional, que está onde tem riqueza. Quando a riqueza acaba, ele vai embora, levando a riqueza consigo. Agora, as cooperativas – quando há sobras ou resultados – tudo é distribuído na comunidade. Não há evasão de recursos, nem para os grandes centros brasileiros, nem fora do Brasil, e muito menos para as multinacionais. Tudo fica na comunidade. Além disso, os gestores precisam ser da comunidade e nós precisamos qualificar esse gestor.

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