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Carimbo SomosCoop inspira engajamento e escolha consciente

  • Artigo Secundário 3

Ações durante a Semana de Competitividade mostram a força da identidade cooperativista 

Durante a Semana de Competitividade 2025, realizada pelo Sistema OCB entre os dias 9 e 11 de junho, o protagonismo da marca cooperativista esteve em destaque. Por Carimbo SomosCoop inspira engajamento e escolha consciente meio de ações imersivas e interativas, os mais de 800 participantes, responsáveis pela comunicação das cooperativas e Organizações Estaduais (OCEs), puderam entender melhor a importância do carimbo SomosCoop, que identifica produtos e serviços de cooperativas comprometidas com os valores do movimento. Além disso, o evento marcou o lançamento do teaser da Campanha Nacional de Comunicação de 2026, que trará como mote um convite direto à sociedade: Escolha o Coop

Presente em produtos do cotidiano, como os frios da AuroraCoop (SC), ou os queijos e iogurtes da Coopatos (MG), o carimbo SomosCoop vai muito além de uma identidade visual. Ele representa a força de um modelo de negócios que promove inclusão, equidade, desenvolvimento local e sustentabilidade. “O carimbo é uma forma de mostrar, com orgulho, que aquele produto ou serviço faz parte de algo maior: o cooperativismo. Ele conecta propósito, qualidade e impacto social”, resume Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB. 

Para apresentar o carimbo de forma lúdica e engajadora, o estande Espaço Cooperação ofereceu aos participantes da Semana de Competitividade uma experiência interativa com uma vitrine de produtos do cooperativismo. Entre os destaques estavam os cafés da Copama, Cocapec e Cafesul, entre outras; doces da Coopfam; leite e iogurtes da Cooperrita; queijos, manteiga e outros derivados do leite da Santa Clara; arroz, feijão e outros grãos da Coagro; e muitos outros produtos, todos com o carimbo  SomosCoop estampado em suas embalagens. 

Já a ativação  SomosCoop testou os conhecimentos dos participantes sobre o uso do carimbo por meio de um quiz interativo. Ao mesmo tempo em que eles respondiam oCarimbo SomosCoop inspira engajamento e escolha consciente quanto o carimbo é utilizado em suas cooperativas, a ativação os incentivou a levar para as suas bases a importância de mostrar à sociedade o diferencial dos produtos oferecidos por organizações com propósito, um dos princípios do cooperativismo. 

Além disso, os participantes puderam produzir fotos a partir de um carimbo instagramável e postar em suas redes sociais (para garantir o selo da ativação). Estruturas representativas dos Ramos Saúde, com posto de hidratação, e Crédito, com um caixa eletrônico e um jogo de memória interativo também fizeram parte do espaço reservado ao SomosCoop. Um mercadinho expôs produtos de cooperativas que utilizam o carimbo SomosCoop e os demais ramos foram representados em displays, mobiliários e totens. Para completar, quem passou pelo local também pode levar mockups dos seus respectivos espaços de interesse para implantar na comunicação de suas cooperativas.   

A websérie SomosCoop na Estrada que também divulga a marca do cooperativismo contou com uma ativação exclusiva. O veículo utilizado pela apresentadora Glenda Koslowski estacionou próximo ao plenário do evento e atraiu os participantes para acompanhar uma de suas viagens com a ajuda de óculos de realidade virtual. O primeiro episódio da quarta temporada da websérie foi lançado na abertura da Semana de Competitividade e já está disponível no canal oficial e no Youtube do SomosCoop.  

A SomosCoop Pop-up Store, por sua vez, foi uma das ativações mais movimentadas. O espaço funcionou como ponto de troca para quem participou da experiência gamificada da Semana de Competitividade com ativações que garantiram selos para a escolha de brindes especiais como bonés, camisetas, chaveiros, meias, toalhas de praia, fones de ouvido e outros produtos.  

Escolha o Coop 

Outro ponto alto foi a exibição do teaser da nova campanha nacional de comunicação 2026, durante a plenária apresentada pela gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta,  que fez um apanhado geral sobre a trajetória da estratégia de comunicação do movimento SomosCoop. A nova campanha trará uma abordagem ainda mais direta ao público consumidor.  

Com o mote Escolha o Coop, a ideia é incentivar a sociedade a optar, de forma consciente, pelos produtos e serviços de cooperativas. A proposta reforça o papel das coops como agentes de transformação positiva nos territórios em que atuam. “A nova campanha vai dar um passo adiante ao posicionar o cooperativismo como uma escolha viável, ética e desejável. Queremos que as pessoas saibam que, ao escolher o Coop, estão escolhendo um Brasil mais justo e colaborativo”, afirmou Fabíola. 

Com essas ações, o Sistema OCB reforça seu compromisso em valorizar e dar visibilidade à identidade cooperativista, fortalecendo a marca do movimento e incentivando que cada vez mais cooperativas adotem o carimbo SomosCoop em seus produtos, embalagens, serviços e comunicações institucionais. 

 

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