Com foco no trabalho, professora usa experiências de pais para ensinar
Pedro Afonso (5/5) – Já imaginou ensinar história brasileira a partir da sua profissão? A professora Ana Lúcia da Conceição Correia vem fazendo uma união bem interessante, que consiste em juntar as experiências profissionais dos pais e mães dos alunos com o conteúdo de história.
Para aprender sobre o trabalho no Brasil República séculos XIX, XX e XXI, os 17 alunos do 5º Ano, da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso – TO (Coed), estão contando com o auxílio dos pais na sala de aula. Na atividade, também utilizada para homenagear o Dia do Trabalho, os pais participam da aula e apresentam a sua profissão e experiências vividas por eles durante a carreira.
“O foco é a valorização e organização de todas as categorias de trabalho, enfatizando suas aspirações profissionais. Convidei os pais e mães dos alunos, para apresentar suas profissões. São médicos, advogados, cabeleireiras, doceiras”, explica a professora.
Além de trazer o debate sobre as profissões a atividade ainda busca abordar outras temáticas, entre elas, o trabalho na atualidade, luta dos trabalhadores e a mulher no mercado de trabalho.
Para além da sala de aula a atividade busca fomentar a integração da família com a escola, trazendo para dentro da unidade educacional a discussão das experiências vividas pelos profissionais, pais de alunos, no cotidiano familiar e social.
O zootecnista Mauro Minucci esteve com os alunos nesta semana e falou da sua profissional. Formado em 2007, há cinco trabalha na Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, com sede em Pedro Afonso, e atualmente é o gerente da Unidade Agroveterinária.
Minucci gostou do bate-papo e espera ter contribuído na formação dos alunos. “Foi gratificante, eles mostraram curiosidade sobre minha profissão e tiraram suas dúvidas”, disse. Na ocasião, dois alunos foram sorteados para passar um sábado na Unidade Agroveterinária da Coapa a fim de conhecer a rotina de trabalho.
Conforme a professora Ana Lúcia da Conceição Correia, na próxima semana mais quatro pais vão participar da aula que trata das relações do trabalho. As atividades seguem até 15 de maio. (Fonte: Assimp da cooperativa)