Sistema OCB participa da 5ª Plenária do Conselhão
Encontro debateu mudanças climáticas, economia verde e inovação
O Sistema OCB marcou presença na 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), realizada nesta terça-feira (5), no Palácio do Itamaraty. O colegiado reúne representantes do governo federal, do setor produtivo e da sociedade civil para debater temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país.
Durante o encontro, que contou com a participação do presidente da República e de diversos ministros, foram abordados temas como mudanças climáticas, investimentos verdes, inovação tecnológica e combate às desigualdades sociais. O evento foi estruturado em dois momentos: pela manhã, ocorreu o painel de entregas institucionais ao Presidente da República; à tarde, mesas temáticas reuniram especialistas e autoridades para aprofundar os debates em áreas estratégicas.
Representando o cooperativismo brasileiro, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou da programação e acompanhou de perto as discussões que reforçam a importância da sustentabilidade e da inovação como motores do desenvolvimento econômico e social.
Segundo ele, a participação do movimento cooperativista em espaços como o Conselhão é essencial para contribuir com soluções que integrem crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental.
“O cooperativismo brasileiro está diretamente conectado aos desafios discutidos, como a transição para uma economia de baixo carbono e a geração de oportunidades de trabalho mais justas. Somos um movimento que promove desenvolvimento local e inclusão social e, por isso, queremos contribuir com propostas concretas para que o país cresça de forma sustentável”, afirmou.
Ainda segundo o presidente, “as cooperativas são protagonistas em agendas como agricultura sustentável, energia limpa, crédito responsável e inclusão produtiva. Ao trazer nossa experiência para o Conselhão, reforçamos que é possível crescer gerando impacto positivo para as pessoas e para o planeta”.
Além do painel dedicado à COP30, o encontro contou com quatro mesas simultâneas que reuniram ministros e especialistas para aprofundar debates temáticos:
-
Assuntos Econômicos (CAE): investimentos verdes e financiamento para o Brasil sustentável;
-
Combate às Desigualdades (CCD): impactos das mudanças climáticas em populações vulneráveis;
-
Direitos e Democracia (CDD): efeitos da desinformação em tempos de emergência climática;
-
Tecnologia, Inovação e Transformação Digital (CTITD): inteligência artificial, impactos da mudança climática e futuro do trabalho.