Embaixada de Singapura discute oportunidades comerciais

O Sistema OCB recebeu na Casa do Cooperativismo o chefe da Missão de Singapura no Brasil, Desmond Ng, com o objetivo de apresentar ao diplomata o panorama do cooperativismo no Brasil, o potencial de exportações das cooperativas brasileiras e o relacionamento mantido com a Federação Nacional de Cooperativas de Singapura.

Na ocasião, a Coordenação de Relações Internacionais apresentou à equipe da embaixada a programação da Missão Prospecção de Oportunidades Comerciais das Cooperativas do Mercosul à Ásia. A iniciativa liderada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no âmbito da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), e apoiada pelo Sistema OCB, manterá reuniões de negócios na Índia, Singapura e Filipinas, entre o final do mês de outubro e a primeira semana de novembro.

A RECM é uma organização internacional vinculada à estrutura do bloco regional que tem como objetivo integrar os movimentos cooperativistas dos quatro países do Cone Sul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Brasil exerce a presidência rotativa do Mercosul no segundo semestre deste ano e liderará as discussões e atividades de integração da RECM neste período.

Durante a missão prospectiva, a delegação cooperativista do Mercosul terá a oportunidade de visitar a Federação de Cooperativas de Singapura para um intercâmbio técnico e discussão de oportunidades de cooperação comercial entre as cooperativas dos cinco países. Também está prevista uma reunião com a associação de importadores do país asiático, além de encontros com órgãos de logística e traders que importam produtos de países do Mercosul.

Localizado no sudeste asiático, a cidade-estado de Singapura é o quinto maior destino das exportações brasileiras. O país atua como um hub para distribuição dos produtos nacionais para o Sudeste Asiático e Oceania. Produtos alimentícios representam uma parte significativa da pauta exportadora brasileira. Singapura e o Mercosul discutem atualmente a implementação de um acordo de livre comércio que deverá potencializar o fluxo comercial bilateral.

Durante o encontro, também foram discutidas oportunidades de cooperação técnica e comercial com a embaixada de Singapura em Brasília.,Nelson de Andrade Jr. e a analista, Mônica Barbosa, da Coordenação-Geral de Cooperativismo do Ministério da Agricultura, estiveram presentes no encontro e apresentaram à embaixada os projetos desenvolvidos pelo governo federal para o fomento do cooperativismo agropecuário no Brasil.


 

 

 

 

Conteúdos Relacionados