Dia C 2016 mobiliza cooperados e população no interior do Tocantins
Pedro Afonso (13/6/16) – Um grupo de voluntários, responsável pela realização das ações do Dia C 2016 na cidade de Pedro Afonso, se reuniu no final da tarde de sexta-feira, 10/6, na Praça Ecológica IFTO, para discutir o andamento das iniciativas. No encontro, representantes da Usina Pedro Afonso (Bunge) entregaram 150 mudas de árvores de espécies nativas. As plantas serão usadas na ação ambiental que ocorrerá no próximo dia 18 de junho, no setor Antônio Joaquim Pires Martins Filho, mais conhecido como Portelinha.
Estiveram presentes integrantes da Coapa, Sicredi, Prefeitura de Pedro Afonso, Amigos do Meio Ambiente (AMA) e Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins (NJC). O encontro chamou a para a necessidade de a comunidade ajudar a zelar da Praça Ecológica IFTO, já que, recentemente, o espaço construído no Dia C 2015, foi alvo da ação de vândalos que depredaram parte das instalações.
PROGRAMAÇÃO – No dia 18 de junho, a partir das 8h, voluntários realizarão a limpeza de uma área na lateral do Setor Portelinha, com aproximadamente um quilômetro de extensão, que serve como lixão. Também serão plantadas cerca de 250 mudas de espécies nativas e feito um trabalho de conscientização ambiental com moradores do bairro e visitantes.
Quem desejar contribuir pode doar mudas de árvores, sementes e sombrites (tela de cobertura) que serão utilizados pelos moradores para produzir mudas em seus quintais. No mesmo dia, os voluntários pretendem atender a 300 crianças do setor Portelinha e de uma área vizinha conhecida como Canadá, com brincadeiras, pinturas e lanche.
Além das cooperativas Coapa, Coed e Sicredi, o Dia C 2016, em Pedro Afonso, já conta com o apoio da Prefeitura de Pedro Afonso, projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA), Associação dos Moradores da Portelinha, Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins), além de empresários da cidade. A ação de voluntariado é aberta para qualquer entidade (pública ou privada) ou pessoa que queira colaborar. (Fonte: Assimp da cooperativa)