Unimed Juiz de Fora cria jogo para preparar equipe para novo planejamento estratégico

Contexto e desafios
A cooperativa de saúde Unimed Juiz de Fora buscava uma maneira de disseminar entre seus colaboradores mais conhecimento sobre o planejamento estratégico. A ideia era encontrar uma forma didática de divulgar o tema por meio de um modelo lúdico e gameficado de comunicação, além de incentivar o engajamento dos colaboradores com o tema.
A solução foi a criação, em maio de 2019, do evento Play – Desafio da Estratégia, uma iniciativa de preparação para o novo planejamento estratégico. O evento resgata elementos importantes de estratégia em formato de gincanas recreativas, nas quais os colaboradores se dividiram em equipes para competir com seus conhecimentos sobre o tema. Após quatro desafios, a equipe com maior pontuação foi premiada.
O início se deu com o lançamento de um vídeo, organizado pela Gerência de Comunicação, falando sobre um desafio para busca de um tesouro, o que criou um clima de mistério. Dois dias depois, 10 caixas com cartões foram espalhadas pela cooperativa sem qualquer aviso prévio. Dentro, os cartões convidavam a pessoa que tivesse coragem de abrir a caixa a formar sua equipe para participar do Play.
Desenvolvimento e metodologia
Dez equipes foram formadas para iniciar uma sequência de desafios:
- DESAFIO 1 – QUIZ: disseminação de elementos da estratégia através de um jogo de perguntas e respostas online sobre o planejamento estratégico em vigor, em que cada resposta correta rendia pontos. Quanto mais respostas a equipe conseguisse acertar, maior a chance de pontuar. Indicadores, objetivos, projetos e metas faziam parte do quiz, que continha 7 perguntas simples.
- DESAFIO 2 - “A ESTRATÉGIA QUE EU VEJO...”: ao estilo “O Brasil que eu quero para o futuro”, campanha do Jornal Nacional durante as eleições presidenciais de 2018, o desafio consistiu na apresentação de vídeos, pelos colaboradores, relatando como entendem e percebem a estratégia em suas áreas de atuação. Cada vídeo encaminhado pontuava, podendo receber peso adicional (de 1 a 3) atribuído pela banca avaliadora se atendidos requisitos de (a) criatividade, (b) abrangência, (c) colaboradores impactados e (d) aderência à estratégia (boas práticas).
- DESAFIO 3 - CAÇA À ESTRATÉGIA: nesta gamificação proposta sem uso de tecnologia, a cooperativa resgatou a antiga brincadeira de caça ao tesouro. Para cumprir o desafio, as equipes deveriam apresentar um conjunto de dados estratégicos composto por indicador estratégico trimestral, projeto ou objetivo estratégico. A cada conjunto completo apresentado, a equipe ganhava pontos que se somavam ao saldo dos desafios anteriores.
- DESAFIO 4 - NAVEGANDO NA ESTRATÉGIA: o último desafio foi o único que ocorreu em um horário específico, para viabilizar a realização de um jogo de tabuleiro eletrônico. As equipes presencialmente avançavam em tabuleiro online projetado no auditório, à medida que somavam pontos por respostas corretas, podendo ainda perder pontos ou pagar prendas em caso de respostas erradas sobre o planejamento estratégico. A pontuação foi feita da seguinte forma: 1º lugar, 50 pontos; 2º lugar, 30 pontos; e 3º lugar, 20 pontos.
A pontuação dos desafios era registrada dia a dia em um quadro disposto na sala do Núcleo de Planejamento e Gestão, ficando visível para que todos os colaboradores pudessem consultar tanto suas próprias pontuações como as de seus adversários.
Ao final dos desafios, os pontos foram somados e o time vencedor foi premiado com livro e curso online, além de terem suas presenças garantidas na elaboração do planejamento estratégico seguinte.
Resultados e aprendizados
Através da disseminação da estratégia foi possível envolver todas as camadas da cooperativa (operacional, tática e gerencial) no tema, o que possibilitou maior alinhamento dos projetos em andamento.
O jogo contou com o engajamento direto de 103 funcionários, que formaram as equipes. Ao todo, 220 colaboradores foram envolvidos no evento ao longo das quatro etapas do desafio.
Um total de 75 vídeos foi coletado, com depoimentos sobre a visão estratégica de colaboradores. Por fim, dez funcionários de diferentes áreas foram escalados para participarem do próximo planejamento estratégico.
CONTATO DA COOPERATIVA
Assessoria de comunicação: ascom@unimedjf.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Luz no mercado internacional de carbono
-

Sicoob Cofal valoriza ideias dos colaboradores
Para lidar com o baixo grau de engajamento dos colaboradores, o Sicoob Cofal começou um movimento para valorizar as ideias propostas por seus funcionários. Por meio de uma estratégia de gestão integrada, os colaboradores começaram a se reunir para gerar e apresentar ideias para posterior avaliação da gestão. Algumas dessas ideias, como um projeto sobre consumo consciente de energia, foram implementados. Além disso, o Sicoob Cofal registrou melhoria nos dados de satisfação dos colaboradores na pesquisa anual de clima organizacional.

Unimed Vitória adota metodologias ágeis para gerenciar o desenvolvimento de sistemas
Aplicada em procurar melhorar o processo de desenvolvimento de software, a Unimed Vitória adotou metodologias ágeis para modernizar os processos da área de tecnologia. A metodologia adotada pela cooperativa abrange todo o processo de desenvolvimento de sistemas e possibilita uma gestão mais eficaz dos projetos que estão sendo tocados.

Sicredi investe em inteligência e tecnologia para apoiar iniciativas sustentáveis
Região: Brasil Categoria: Finanças Verdes Ação: Investimento do Sicredi em inteligência e tecnologia para levar crédito para pequenos produtores e desenvolvimento sustentável no Brasil. ODS: 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis 12 - Produção e Consumo sustentáveis Resultados: Preservação e recuperação de áreas ambientais. Melhoria nas condições de trabalho dos pequenos agricultores. Análises de crédito e de iniciativas mais assertivas por meio de tecnologia e equipe multidisciplinar.