cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Pioneira aposta em comunicação para alinhar diretrizes estratégicas

Imagem Destaque

2006
Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Pioneira RS
244
770
Comunicação, Estratégias, sicredi pioneira
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Comunicação
Em 2006, a Sicredi Pioneira observou a necessidade de alinhar as diretrizes estratégicas e da cultura organizacional e implementou a prática de comunicação das estratégias. A partir de reuniões com gestores e com os colaboradores, a cooperativa compartilha o mapa estratégico e evita ruídos que podem atrapalhar o crescimento da Sicredi Pioneira.

Contexto e desafios

A efetividade da comunicação entre todas as áreas e cargos da cooperativa é essencial para o trabalho ser realizado com qualidade. Pensando em melhorar sua comunicação, a Sicredi Pioneira implantou, em 2006, a prática de comunicação das estratégias.

O objetivo da iniciativa é alinhar as diretrizes estratégicas e da cultura organizacional dentro da cooperativa. Além disso, a Sicredi Pioneira também visa alinhar a prática das atividades e processos às suas estratégias.

A ideia é gerar credibilidade, segurança e transparência, proporcionando uma visão completa dos meios adotados para atingir os resultados propostos. Com isso, os comunicados se alinham às metas, minimizando ruídos que podem atrapalhar o crescimento da Sicredi Pioneira.

Desenvolvimento e metodologia

O responsável pela prática de comunicação das estratégias é o diretor executivo da cooperativa. Ele está encarregado de formular e compartilhar todas as diretrizes que serão seguidas durante a execução dos projetos e atividades.

Ao finalizar o planejamento, os diretores executivos se reúnem com todos os gerentes da superintendência e das unidades de atendimento. Durante a reunião, os executivos apresentam categorias do mapa estratégico anual:

  • Causa;
  • Missão;
  • Valores;
  • Princípios de gestão;
  • Visão;
  • Fator crítico de sucesso;
  • Público-alvo;
  • Objetivos estratégicos.

Após o encontro, os gestores ficam responsáveis por apresentarem o mapa estratégico às equipes. Esse alinhamento deve acontecer em um dia e horário definidos para fazer a informação chegar em conjunto a todos os colaboradores.

Após o alinhamento das diretrizes e práticas, a Sicredi Pioneira fixa uma imagem do mapa nas áreas e unidades de atendimento. Apenas comunicados condizentes com a estratégia da cooperativa podem ser emitidos.

Resultados e aprendizados

Desde 2006, a prática de comunicação das estratégias passou por melhorias. Em 2012, a cooperativa começou a fazer a reunião específica de alinhamento estratégico para os gestores da cooperativa. No mesmo ano, a Sicredi Pioneira criou a cartilha do plano estratégico anual.

Já em 2013, os gestores passaram a ser preparados, após a reunião de alinhamento estratégico, para comunicar os colaboradores. A comunicação das equipes começou a ter uma data específica e o mapa estratégico em forma de mosaico foi adotado.

Em 2014, os gestores receberam mais um treinamento. Nesse caso, a cooperativa observou a necessidade de prepará-los para compartilhar detalhes do mapa estratégico nas unidades de atendimento durante a reunião de alinhamento. 

Assim sendo, a iniciativa promove o desenvolvimento dos colaboradores. Dessa forma, os trabalhadores podem contribuir efetivamente para a evolução da cooperativa.

Prova disso é que, em 2014, a comunicação direta impactou o trabalho de 501 colaboradores. Com a prática integrada ao trabalho diário dos trabalhadores, eles estão mais preparados para executar tarefas conforme as estratégias da cooperativa. 

Ao alinhar a cultura organizacional e as estratégias propostas com todos da cooperativa, a cooperativa acelera seu desenvolvimento. Diante disso, a Sicredi Pioneira mantém o ambiente de trabalho organizado e próspero.

CONTATO DA COOPERATIVA

cooperativa@sicredipioneira.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Troca de saberes na floresta
ESGCOOP

Troca de saberes na floresta

Objetivo: Promover a viabilidade socioeconômica e ambiental da comunidade por meio da geração de renda e da produção de alimentos em sistemas agroflorestais. Resultados: Renda contínua para os cooperados no curto, médio e longo prazos. Garantia de venda dos produtos produzidos. Aumento da sustentabilidade da produção, já que não há necessidade de desmatamento. Recuperação da biodiversidade, fauna e flora, pelo reflorestamento da região. Melhoria no microclima da região. Fim do uso do fogo nos sistemas produtivos. Geração de emprego e qualificação, pois o sistema agroflorestal necessita de mão de obra especializada nos tratos culturais. Adoção de tecnologia que possibilita acesso a instrumentos econômicos, como o pagamento por serviços ambientais e crédito de carbono. Proximidade com a economia circular, com a busca de eficiência na cadeia produtiva e no aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos para a produção de fertilizantes.

Sicoob Cofal promove inclusão social com programa para formar profissionais jovens
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Cofal promove inclusão social com programa para formar profissionais jovens

Com o propósito de dar oportunidade a jovens de baixa renda, o Sicoob Cofal desenvolveu um programa de formação e qualificação profissional. Com o apoio da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), a cooperativa contrata jovens e oferece oportunidades de crescimento profissional.

Cuidar para não faltar
ESGCOOP

Cuidar para não faltar

Objetivo: Recuperação de nascentes para a promoção de programas de sustentabilidade socioambientais, buscando disseminar esta prática nos municípios da área de atuação da cooperativa. Resultados: Nascentes recuperadas: 30 (antes do projeto), 90 (após o projeto). Conscientização ambiental de produtores. Plantio de mudas nativas: 4.500 (antes do projeto), 230 mil (após o projeto).

Produção sustentável para crescer
ESGCOOP

Produção sustentável para crescer

Objetivo: Promoção da producão sustentável da soja por meio da certificação de pequenos agricultores em critérios de sustentabilidade. Resultados: Repasse de R$ 889 mil em prêmios pela certificão RTRS (Round Table on Responsible Soy). Incremento médio anual de R$ 13.443,27 na renda das famílias cooperadas. 29.111 toneladas de soja certificada 100% nos padrões RTRS, com base nos critérios de sustentabilidade do bioma cerrado. 24 famílias certificadas e comprometidas, em uma área produtiva total de 9.758,10 hectares. Aumento de 24,5% nas operacões de crédito e promocão de assistência técnica e extensão rural para 259 famílias na área de atuacão da Cresol Goiás.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.