Coopatos estimula o senso de pertencimento e trabalha a perspectiva de adesão futura de crianças e adolescentes ao quadro de cooperados.

Contexto e desafios
A evasão dos jovens para a cidade é um obstáculo a ser superado, pois, geralmente, eles deixam o meio rural para estudar e buscar outro meio de trabalho. Muitas vezes, após o período de estudos, não retornam para o meio rural deixando de perpetuar o negócio da família.
O evento Clube da Bezerra foi pensado com o objetivo de incentivar e engajar essas crianças e adolescentes na perpetuação do negócio leiteiro.
O desafio foi propiciar maior adesão dos cooperados e seus familiares à Cooperativa. Crianças e adolescentes são incentivados a cuidar das bezerras desde o nascimento, fomentando a sucessão familiar, incentivando a continuidade da atividade com a Cooperativa.
Por meio do Clube da Bezerra, consegue-se inspirar a sucessão familiar cooperativista, incentivando às crianças e adolescentes com técnicas de manejo para que estes continuem na atividade da pecuária de leite, com isso garantindo a perpetuação do negócio familiar, de modo que contribua para a fidelização do Cooperado.
Desenvolvimento e metodologia
Antes da criação do programa a Cooperativa não possuía nenhum evento específico com foco na perpetuação e fidelização dos Cooperados. Surgiu a necessidade de criar um evento dentro da programação da Semana da Cooperativa voltado para a criança, pois não havia nenhum evento que evidenciasse a Sucessão Familiar com foco em crianças filhos ou netos de cooperados.
Foi então que, na Semana Coopatos, na sua terceira edição do Clube da Bezerra, no ano de 2007, a cooperativa percebeu que faltava um evento voltado para crianças e adolescentes e que as incentivasse a permanecerem no negócio familiar e a continuar na atividade leiteira. Essa ideia foi acolhida pela Diretoria Coopatos, juntamente com o Conselho de Administração e toda a comissão organizadora da Semana Coopatos.
Nesse trabalho é realizado o acompanhamento técnico nas fazendas, por meio da comissão avaliadora de campo, avaliando as bezerras e sua respectiva interação com as crianças e adolescentes. Os tópicos de avaliação são:
-Manejo da bezerra e alojamento;
-Cuidados na prevenção e tratamento de doenças;
-Relacionamento da criança/adolescente com a bezerra:
- Docilidade da bezerra com a criança/adolescente;
- Apresentação;
- Interação criança/adolescente/bezerra.
Como forma de incentivo e gratificação, todos os participantes ganham medalhas. Os participantes são divididos duas categorias de acordo com a idade da criança e apenas três são premiadas.
Como essas crianças vivem em fazendas ou estão em convivência com a atividade da família, é possível observar os pais no trabalho diário na produção leiteira da cooperativa. Trazendo as crianças e adolescentes para integrarem o aprendizado sobre as bezerras, é possível contribuir para o trabalho da cooperativa, que tem como foco a sucessão familiar.
Neste sentido, está sendo possível influenciar e assegurar, em vários casos, a sucessão familiar do negócio de cada Cooperado e sua continuidade no futuro da Cooperativa. O projeto estimula o senso de pertencimento e trabalha a perspectiva de adesão futura destas crianças e adolescentes ao quadro de cooperados.
Estas ações se refletem nas estatísticas nacionais, Patos de Minas é o segundo maior produtor de leite do Brasil (Fonte: IBGE), produz em média 195,8 milhões de litros de leite ano. Com certeza, os 67 anos de tradição leiteira da Cooperativa, em especial ações como o Clube da Bezerra, contribuem para estes números e para esta vocação.
Resultados e aprendizados
Com a realização do programa, ano após ano, está sendo possível despertar o senso de pertencimento e melhorado o engajamento dos Cooperados com a Cooperativa e das crianças e adolescentes com a atividade da família.
Em média participam 30 crianças anualmente e até o momento já foram contempladas em torno de 500 crianças e adolescentes.
Paulo Elias Caixeta - Cooperado
“Tomás é a quarta geração de uma família que sempre trabalhou com leite e sempre esteve associada à Coopatos. Tudo começou com meu avô, passou pro meu pai, depois pra mim e acho que o Tomás vai seguir a tradição, porque ele gosta muito dos animais. Por conta da pandemia, ele nasceu na roça e nós dois estamos o tempo todo lá".
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sustentabilidade e rentabilidade de mãos dadas
Estado: Rio Grande do Sul Ação: Estímulo a práticas de sustentabilidade e rentabilidade para sistemas de produção agrícola Principais resultados: Maior produtividade com uso de práticas sustentáveis Reconhecimento por meio de prêmios Conservação do solo

Cooperação ambiental entre lavoura, pecuária e floresta
Nome do projeto: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Objetivo: auxiliar o cooperado a utilizar de maneira sustentável a propriedade. Resultados: melhora o solo degradado aumento do faturamento da propriedade rural em até 10 vezes por hectare

Produção sustentável para crescer
Objetivo: Promoção da producão sustentável da soja por meio da certificação de pequenos agricultores em critérios de sustentabilidade. Resultados: Repasse de R$ 889 mil em prêmios pela certificão RTRS (Round Table on Responsible Soy). Incremento médio anual de R$ 13.443,27 na renda das famílias cooperadas. 29.111 toneladas de soja certificada 100% nos padrões RTRS, com base nos critérios de sustentabilidade do bioma cerrado. 24 famílias certificadas e comprometidas, em uma área produtiva total de 9.758,10 hectares. Aumento de 24,5% nas operacões de crédito e promocão de assistência técnica e extensão rural para 259 famílias na área de atuacão da Cresol Goiás.

Projeto da Unimed Circuito das Águas estimula convivência entre cooperados e colaboradores
Visando aproximar a cooperativa e colaboradores aos cooperados, a Unimed Circuito das Águas desenvolveu o Projeto Conviva. A iniciativa realiza encontros e atividades sociais e educativas envolvendo cooperados e colaboradores.