cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Vitória valoriza unidades próprias de atendimento com campanha de comunicação

Imagem Destaque

2014
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico
2
2
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Comunicação
Diante da necessidade de valorizar suas unidades próprias de atendimento, a Unimed Vitória criou uma campanha de apresentação dos centros independentes. A partir de vídeos curtos publicados em diversas plataformas, a cooperativa compartilha experiências positivas dos cooperados e divulga sua estrutura.

Contexto e desafios

Além de focar na qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos clientes, a cooperativa capixaba Unimed Vitória também tem em vista investir na criação de recursos próprios para atendimento. A ideia da cooperativa é atuar em toda a cadeia de atendimento de modo independente.

Com esse desejo, em 2014, a Unimed Vitória criou uma campanha de apresentação dos centros independentes e dos benefícios gerados por eles. A ideia principal é apresentar suas unidades e explicar o impacto para os sócios, colaboradores, cooperados e clientes.

O objetivo da cooperativa também é mostrar a qualidade do serviço prestado pelos cooperados e colaboradores. Além disso, a Unimed Vitória visa oferecer uma gestão humanizada e profissional.

Desenvolvimento e metodologia

A campanha de apresentação consiste na produção de vídeos bimestrais sobre algum dos hospitais, unidades ambulatoriais e assistência domiciliar, dentre outros recursos próprios. Utilizando a técnica do storytelling - isto é, contar uma história de forma cativante - os responsáveis colhem relatos positivos dos cooperados de cada local e formulam um roteiro.

A proposta é associar a experiência do associado com informações relevantes sobre as unidades. Mas, esse não é o único papel dos depoimentos dos cooperados. Além de tornar os vídeos mais humanizados, os relatos dão mais credibilidade sobre o que está sendo falado, estabelecendo uma relação de confiança entre o médico cooperado e os clientes.

Para manter o conteúdo relevante e chamar a atenção dos internautas, a Unimed Vitória optou por produzir os vídeos da campanha com duração de até dois minutos. Com pouco tempo, a cooperativa mescla as imagens do atendimento do local e os depoimentos.

A cooperativa também definiu alguns métodos de compartilhamento da campanha de apresentação, sendo um para cooperados, outro para colaboradores, e um terceiro para os clientes.

  • Cooperados: veiculado na área restrita do portal Unimed Vitória e via WhatsApp para grupos de associados.
  • Colaboradores: fica disponível na intranet da cooperativa.
  • Clientes: postado na página do Facebook, no canal do YouTube e na TV Unimed, disponível em todas as unidades de atendimento da cooperativa.

Além do compartilhamento com os associados, trabalhadores e beneficiários, a Unimed Vitória também apresenta os vídeos da campanha de apresentação em eventos e ações envolvendo os cooperados e clientes. Já a assessoria de imprensa produz notas e releases sobre a produção do material para veículos de comunicação e para o Sistema Unimed.

Para manter o controle da produção e da demanda, a assessoria de comunicação desenvolve um calendário de captação e veiculação dos vídeos da campanha. A apresentação e aprovação do conteúdo são registradas por e-mail.

Resultados e aprendizados

Em 2014, com três meses de campanha e dois vídeos publicados, a Unimed Vitória acumulou bons números de engajamento nos materiais postados no Facebook e no YouTube. 

Mas não é só nos números que a iniciativa está fazendo sucesso. A cooperativa percebeu que o resultado positivo de visualizações e de interação com as postagens permitiu uma maior transparência na interação com os clientes. Os beneficiários têm a oportunidade de conhecer os serviços e as unidades de atendimento da Unimed Vitória de uma maneira mais intimista.

Os serviços e produtos oferecidos também são valorizados pelos próprios cooperados e colaboradores ao assistirem colegas de trabalho compartilhando memórias e experiências positivas. Dessa maneira, a Unimed Vitória fortalece a comunicação com os trabalhadores, associados e beneficiários.

CONTATO DA COOPERATIVA

Fabrícia Kirmse, coordenadora de Comunicação e Marketing - fcaldas@unimedvx.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A gestão do Clima Organizacional é realizada por meio de um levantamento das percepções dos colaboradores através de uma Pesquisa de Clima (anual), conduzida de maneira imparcial pela consultoria GPTW – Great Place to Work®. Após recebimento de Relatório completo dos dados, há a prática de acompanhamento da evolução dos planos de ação (presencial e online), para construção e implantação de ações, visando contribuir para o estabelecimento de um excelente ambiente para se trabalhar.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Ao identificar dificuldades para se aproximar dos cooperados por causa de suas agendas cheias, a Unimed Circuito das Águas iniciou um projeto para visitar os médicos associados, a fim de informá-los sobre as novidades da cooperativa e coletar feedbacks sobre gestão e remuneração.

Premiado
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Unimed Maringá instaurou o Conselho de Clientes Unimed para se aproximar dos beneficiários e coletar feedbacks em busca de melhorias nos serviços prestados. Os quatro encontros geram reclamações e sugestões, que se desdobram em planos de ação e aprendizados para a cooperativa.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Desde a fundação da cooperativa, o presidente do Sicoob Credialto almejava criar um museu. A ideia ganhou corpo em 2011 e o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo foi inaugurado no ano seguinte, contando a história da cooperativa e do cooperativismo.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.