Viacredi inova gestão através de avaliação de competências e registro detalhado de atividades
Contexto e desafios
Maior cooperativa de crédito do Brasil em número de cooperados, a Viacredi visa oferecer as melhores oportunidades de produtos e serviços. E para manter a qualidade do trabalho, a cooperativa desenvolve as equipes por meio de diversos programas.
Nesse cenário, a Viacredi implementou, em 2007, o processo de avaliação das competências de cada colaborador. A ideia é desenvolver um plano de ação que auxilie no desenvolvimento profissional de cada um a partir dos conhecimentos e habilidades, assim como do cenário de negócios da cooperativa.
Em 2010, a Viacredi criou outra ferramenta para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhadores: o passaporte profissional. A ideia surgiu após alguns trabalhadores evidenciarem a falta de acompanhamento dos gestores.
O objetivo da proposta é registrar todas as informações sobre o trabalho do colaborador na cooperativa e facilitar a mudança de equipes e as transferências de cargo. Além disso, a comunicação entre os líderes e os trabalhadores também melhora.
Desenvolvimento e metodologia
A Viacredi desenvolveu uma metodologia detalhada para a gestão por competências. Tudo começa quando os líderes solicitam a avaliação de seus colaboradores, feita por meio de um sistema on-line. Com o pedido liberado pela área de gestão de pessoas, o trabalhador tem 60 dias para concluir a avaliação, dividida em três etapas.
A primeira etapa consiste na autoavaliação de cada colaborador. Nesse passo, ele analisa o próprio desempenho durante o ano e o plano de desenvolvimento traçado. Após a análise, o trabalhador atribui uma nota conforme os critérios estabelecidos.
A segunda etapa é a avaliação do superior imediato. Nela, o líder analisa as realizações e o plano de desenvolvimento do colaborador, também preenchendo a avaliação segundo os critérios de nota estabelecidos.
Por fim, acontece o feedback e o plano de desenvolvimento para o ano seguinte. O superior imediato faz uma reunião com o colaborador, destacando os pontos fortes e os que precisam ser melhorados. A partir dessa conversa, o líder e o trabalhador formulam o novo plano de desenvolvimento e novas metas.
Esse processo reforça três competências importantes para a evolução da Viacredi:
- Ser cooperativo de fato;
- Organização sistêmica e singular;
- Relacionamento sustentável.
Além das competências essenciais para a cooperativa, a avaliação também conta com dois tipos de habilidades: as essenciais e as funcionais. A primeira está relacionada à cultura e os valores organizacionais. Já a segunda analisa o grau de responsabilidade dos colaboradores e a complexidade das atividades realizadas por eles.
Os critérios de nota de cada competência seguem uma grade de pontuação de 1 a 4:
- Nota 1: nível insuficiente, colaborador não apresenta o comportamento avaliado;
- Nota 2: nível parcial;
- Nota 3: nível completo;
- Nota 4: nível superior.
Após as avaliações, é hora do passaporte profissional entrar em jogo. Nele, ficam registrados a última avaliação de competências, o plano de desenvolvimento, os feedbacks, e o currículo atualizado do colaborador. Os passaportes são desenvolvidos eletronicamente e atualizados pelos líderes.
Resultados e aprendizados
Buscando oferecer uma avaliação de qualidade aos colaboradores, a Viacredi implementou melhorias na gestão por competências. No início, a avaliação era feita manualmente, com o líder encaminhando os planos de desenvolvimento de seus trabalhadores para a área de gestão de pessoas.
A cooperativa sistematizou as avaliações, permitindo mais agilidade no processo e maior disponibilidade para consulta dos envolvidos. Além disso, o login e a senha de acesso, que antes eram dados pela área de gestão de pessoas, são os mesmos do acesso à intranet.
As competências também evoluíram, visto que os supervisores começaram a participar das avaliações de competências. Com essa mudança e a adição de mais quatro habilidades, as competências analisadas foram estruturadas como essenciais e funcionais.
A Viacredi obteve resultados positivos com a implementação de ambas as práticas. Além da evolução dos cooperados, a cooperativa observou a diminuição da taxa de rotatividade de seus colaboradores.
Essa mudança evidencia que a cooperativa estimula o crescimento interno de seus colaboradores. Ao se engajarem, eles têm mais chances de serem promovidos e conseguem se tornar peças essenciais para o crescimento da cooperativa no mercado.
CONTATO DA COOPERATIVA
Micheli Fernanda Kraemer do Nascimento, coordenadora de Gestão de Projetos e Melhoria Contínua - micheli@viacredi.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicoob Divicred cria Espaço de Inovação aberto para colaboradores e comunidade
Batizado de Embryo, o espaço recebe eventos, workshops, reuniões e bate-papos, visando a estimular a criatividade e fomentar uma cultura de inovação dentro e fora da cooperativa. Iniciativa aproximou o Sicoob Divicred do público jovem e renovou a base de associados.

Cresol Minas Gerais protege nascentes e o ecossistema de Espera Feliz
Região: Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: Projeto de Recuperação e Revitalização de Nascentes na zona rural do município de Espera Feliz, em Minas Gerais. ODS: 6 - Água potável e saneamento Resultados: Executado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Espera Feliz, em Minas Gerais, o projeto contemplou nascentes de 21 propriedades rurais. A iniciativa impactou diretamente mais de 100 famílias, proporcionando a elas um acesso mais seguro e confiável à água potável. As nascentes cumprem uma função ambiental muito importante, fornecendo água para o consumo local, abastecimento de rios e lagos e ainda são a fonte de vida para uma série de organismos. O ecossistema ambiental saudável melhora as condições para a produção agropecuária familiar sustentável, beneficiando os produtores locais.

Sicredi UniEstados alavanca resultados com Planejamento Estratégico e Financeiro
Para alinhar os objetivos de crescimento e desenvolvimento, o Sicredi UniEstados desenvolveu um Planejamento Estratégico e Financeiro. A iniciativa foi dividida em inúmeras etapas, que focaram na organização dos processos e nas oportunidades do mercado.

Viacredi faz seu planejamento 2022-2025 engajando seus cooperados, colaboradores, parceiros e fornecedores
O planejamento estratégico é um processo colaborativo que envolve a participação ativa de todos os colaboradores e cooperados. É reconhecida a importância de considerar as necessidades e expectativas desses públicos, além de garantir a sustentabilidade da cooperativa. Estabelecer rituais e estruturar o planejamento estratégico de maneira eficaz é fundamental para se aproximar ao máximo dos objetivos estratégicos definidos pela cooperativa no ciclo de 2022 a 2025