Unicred Valor Capital desenvolve desde 2006 diversas ações ambientais, sociais, educacionais e culturais contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.
Contexto e desafios
Em 2004, iniciou-se, timidamente, uma mobilização de colaboradores na arrecadação de itens diversos para suprir as necessidades de instituições da Grande Florianópolis/SC. Como as demandas foram aumentando e não havia uma estrutura organizada para tratar as solicitações, foi criado pelos colaboradores o Projeto Somar, onde o grupo de forma voluntária se mobiliza para atender as demandas das instituições.
Durante quase dezoito anos, o projeto vem cumprindo o 7º. princípio do Cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, ajudando a construir uma sociedade mais humana, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.

Desenvolvimento e metodologia
Com a criação do Projeto Somar, todas as atividades realizadas nas áreas Ambiental, Cultural, Educação, Social e Doações, são desenvolvidas, obtendo assim mais engajamento e mensuração dos resultados. Ações desenhadas e organizadas, geram impactos positivos e possibilitam a cooperativa entregar desenvolvimento e benefícios à sociedade.
Em 18 anos de atividade, o Projeto Somar, através dos seus voluntários já realizou reformas, doação de alimentos, agasalhos, doces, materiais escolares, limpezas nas praias, palestras de educação financeira & cooperativismo, doação de cadeiras de rodas e demais atividades que foram sendo incluídas nas ações anuais.
O Projeto conta com duas colaboradoras e voluntários para desenvolverem mensalmente as atividades executadas pelas agências da cooperativa, com destaque para a educação financeira, meio ambiente, saúde, arte, cultura e assistência social, e as campanhas anuais de Páscoa, Agasalho, Dia da Criança e Natal que demonstram sua evolução progressiva. Com o lema “Juntos somos mais fortes”, atende instituições e elevado número de pessoas.
Em reuniões mensais, os voluntários alinham com o grupo o desenvolvimento das atividades que serão realizadas, conforme calendário anual, promovendo reuniões frequentes para o planejamento de cada atividade, execução e mensuração do resultado.
As colaboradoras desenvolvem a parte de gestão e organização das atividades e os representantes de cada agência da Unicred Valor Capital, ajudam na divulgação e arrecadação.
A coordenação é realizada pela colaboradora, Suellen Oliveira, Gerente do Projeto, com apoio da colaboradora Giselle, Auxiliar Administrativo.
Resultados e aprendizados
Mais de 60 mil pessoas já foram assistidas pelo Projeto através do apoio a 100 instituições em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Criado com o objetivo de cumprir com o 7º Princípio Cooperativista, a cada dia o projeto busca implementar ações que desenvolvam as comunidades onde as agências da UNICRED VALOR CAPITAL estão inseridas.

Os resultados apresentados abaixo se referem às áreas de atuação do Projeto Somar de 2023:
Ambiental
- Reciclagem Solidária
- Ação Limpeza das Praias
Cultural
- Projeto Somar
- Programa ARTETERAPIA
Educação
- Programa UNI.EDUCA
- Parceria Junior Achievement
Social
- Grupo Mittos
- AVOS – Associação dos Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente
- Apoio a Associação Caveiras na Luta
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Região: Sudeste Categoria: Produção sustentável Ação: Criação do Protocolo Gerações, que busca melhorar continuamente a cafeicultura levando em conta a sustentabilidade ambiental e os preceitos éticos. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Protocolo Gerações foi desenvolvido em parceria com uma empresa internacional especializada em certificações ambientais, de sustentabilidade e qualidade de alimentos. Ao todo, 400 cooperados participam do projeto; a produção deles pode integrar a linha de cafés especiais da cooperativa. O Protocolo Gerações aumentou o engajamento e o interesse dos produtores nas certificações de sustentabilidade. A produção sustentável com base no protocolo já está ganhando mercado e até mesmo começou a ser exportada.
Objetivo: Promover e fortalecer as ações de cidadania em áreas ribeirinhas no interior do estado do Amazonas, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e para melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas. Resultados: Aumento da produtividade: 4 toneladas para 12 toneladas de cacau silvestre. Registro exato dos custos da safra produtiva do cacau silvestre. Melhoria da renda dos cooperados: crescimento de 8% pago às quebradoras, 11% pago aos cooperados comuns e 14% pago aos cooperados com certificação. Agregação de valor com a certificação da produção florestal. Apoio aos núcleos produtivos e associações de moradores e produtores agroextrativistas. Redução do êxodo rural.
A Cresol articulou um projeto que está transformando a realidade da comunidade quilombola Vargem do Sal (BA). A iniciativa valorizou o artesanato da palha de licuri, uma palmeira nativa da Caatinga, garantindo compra a preço justo, criando uma marca com identidade e gerando renda estável para 60 artesãos. O projeto fortalece a cultura local, promove o manejo sustentável da floresta e reduz a dependência de programas assistenciais.
É uma iniciativa de encontros periódicos para escutar e trocar experiências entre a Sede e todas as Agências da Sicredi Ouro Verde MT. Isso foi denominado de Rodadas nas Agências e Sede. Acontece em ciclo de dois anos. No 1º ano é de Escuta ativa e no 2º ano de construção do plano de ação e das entregas.