cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Com indicação geográfica, Coopric fortalece produtores locais e valoriza região

Imagem Destaque

2018
Nordeste
Agropecuário
Não
Cooperativa Dos Produtores Rurais De Ibicoara E Chapada Diamantina (Coopric)
Certificação, Chapada Diamantina, IG
COP30
ODS 12 - Consumo e produção responsáveis , ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima , ODS 15 - Vida terrestre, ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico
Os produtores rurais da Chapada Diamantina enfrentavam uma baixa autoestima e falta de motivação por conta da desvalorização de produtos regionais. Para contornar essa situação, a Cooperativa Coopric apostou na certificação de Indicação Geográfica (IG), que fortaleceu a economia local e aumentou a competitividade desse mercado.

Contexto e desafios

A Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina (Coopric), localizada na Chapada Diamantina (BA), foi fundada em 2018 pela união de pequenos produtores de Ibicoara. A cooperativa atua no cultivo de café e hortifrúti.

Apesar do contínuo trabalho e esforço, os produtores rurais viviam em um estado de baixa autoestima, pois não sentiam que suas origens, seus produtos e sua história eram valorizados no mercado.

A cooperativa decidiu mudar essa situação apostando no registro de seus produtos com o selo de Indicação Geográfica (IG). O registro é conferido a produtos ou serviços que são característicos de uma região, trazendo reputação, valor e identidade, diferenciando-os dos demais concorrentes no mercado.

Objetivos

O objetivo do registro era valorizar o território e as práticas sustentáveis da cooperativa. A IG da Chapada Diamantina reconhece a origem geográfica como um diferencial de qualidade e identidade do café da Coopric.

A sustentabilidade também era uma meta ao obter o selo IG. Com seu uso, é possível proteger o território e os saberes locais, evitando a padronização industrial de produtos locais.

Outro propósito foi o fortalecimento da economia local e a inclusão social. A IG promove o desenvolvimento de comunidades rurais por meio da valorização do trabalho dos pequenos produtores, como foi com os membros da Coopric.

Tal ação gera impacto social positivo, reduzindo desigualdades e incentivando a permanência das famílias no campo. A sustentabilidade, nesse contexto, não é apenas ambiental, mas também social e econômica.

Desenvolvimento

A primeira estratégia usada para o sucesso do projeto foi a divulgação dos benefícios da IG. A cooperativa focou em comunicar as vantagens do selo para o desenvolvimento da atividade econômica local.

Além disso, houve a integração com regiões de Indicação Geográfica já reconhecidas. A Aliança, entidade gestora da IG na Chapada Diamantina, estabeleceu parcerias financeiras com instituições como o Sebrae, prefeituras da região e universidades, entre elas a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

A Indicação Geográfica alcançou, de forma direta, mais de 20 municípios da Chapada Diamantina. Foram muitos impactos positivos para os pequenos, médios e grandes produtores da região, em especial para os que pertencem a cooperativas associadas à Aliança dos Produtores Rurais.

Resultados e impacto

Como a certificação aconteceu em novembro de 2024, a implementação da IG continua em desenvolvimento. Já é possível, porém, identificar impactos econômicos positivos graças ao fortalecimento da Chapada Diamantina, o desenvolvimento de novas rotas turísticas e a valorização da cultura local.

Com a chegada do selo, os produtores locais e a própria Chapada Diamantina receberam inúmeros benefícios. Entre eles, o aumento da produtividade e da competitividade, o estímulo à economia local e a cobertura midiática.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Projeto Valor em Saúde é uma solução que garante a entrega de sustentabilidade para o sistema de saúde. Por meio dela é possível entregar mais segurança e qualidade assistencial para o paciente durante sua jornada hospitalar, dar maior acesso a população aos serviços de saúde, bem como reduzir os desperdícios. Consiste no que é mais importante para os pacientes: o estado de saúde que alcançam (resultados) e o preço pago por isso (custos). Portanto, prestadores, incluindo hospitais e médicos, e operadores do sistema de saúde devem se concentrar na geração de valor máximo para seus pacientes, ajudando-os a obter os melhores resultados possíveis e de maneira econômica; avaliando/ monitorando indicadores assistenciais de valor e mérito, entregando “Valor” ao paciente e remunerando a Boa Medicina.

ESGCOOP

Projeto: MinasCoop Energia Objetivo: Incentivo às cooperativas mineiras na construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas de saúde dos municípios em que estão presentes Resultados: Número total de cooperativas participantes até setembro/2021: 12 (doze) cooperativas Número de municípios atendidos até setembro/2021: 17 (dezessete) Número de Instituições de saúde atendidas até setembro/2021: 4 (quatro) Público beneficiado diretamente – mês - até setembro/2021: 8.373 (oito mil, trezentos e setenta e três pessoas) entre empregados diretos das cooperativas e pacientes das instituições de saúde

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Dinâmica do “Anjo Secreto” prevê que colaboradores do Sicoob Copermec cuidem de um colega com ações semanais, sem serem descobertos. Iniciativa visa a melhorar o clima organizacional e chamar atenção para os cuidados com a saúde mental dos trabalhadores.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Tendo em vista um mercado financeiro competitivo onde o segmento cooperativista busca expandir sua influência, fortalecer seu propósito e valores, o Sicoob Copermec capacita anualmente seu quadro social na qual apresenta os diferenciais de uma cooperativa de crédito e incentiva seu protagonismo com participação no órgão máximo, a Assembleia. O “Curso de Formação de Conselheiros” tem o objetivo de disseminar a educação cooperativista e identificar potenciais lideranças para a candidatura para o cargo de conselheiro, contribuindo assim para o planejamento sucessório do Sicoob Copermec, para a maturidade de sua gestão e transparência em sua atuação com todas as partes relacionadas.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.