cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Com indicação geográfica, Coopric fortalece produtores locais e valoriza região

Imagem Destaque

2018
Nordeste
Agropecuário
Não
Cooperativa Dos Produtores Rurais De Ibicoara E Chapada Diamantina (Coopric)
Certificação, Chapada Diamantina, IG
COP30
ODS 12 - Consumo e produção responsáveis , ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima , ODS 15 - Vida terrestre, ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico
Os produtores rurais da Chapada Diamantina enfrentavam uma baixa autoestima e falta de motivação por conta da desvalorização de produtos regionais. Para contornar essa situação, a Cooperativa Coopric apostou na certificação de Indicação Geográfica (IG), que fortaleceu a economia local e aumentou a competitividade desse mercado.

Contexto e desafios

A Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina (Coopric), localizada na Chapada Diamantina (BA), foi fundada em 2018 pela união de pequenos produtores de Ibicoara. A cooperativa atua no cultivo de café e hortifrúti.

Apesar do contínuo trabalho e esforço, os produtores rurais viviam em um estado de baixa autoestima, pois não sentiam que suas origens, seus produtos e sua história eram valorizados no mercado.

A cooperativa decidiu mudar essa situação apostando no registro de seus produtos com o selo de Indicação Geográfica (IG). O registro é conferido a produtos ou serviços que são característicos de uma região, trazendo reputação, valor e identidade, diferenciando-os dos demais concorrentes no mercado.

Objetivos

O objetivo do registro era valorizar o território e as práticas sustentáveis da cooperativa. A IG da Chapada Diamantina reconhece a origem geográfica como um diferencial de qualidade e identidade do café da Coopric.

A sustentabilidade também era uma meta ao obter o selo IG. Com seu uso, é possível proteger o território e os saberes locais, evitando a padronização industrial de produtos locais.

Outro propósito foi o fortalecimento da economia local e a inclusão social. A IG promove o desenvolvimento de comunidades rurais por meio da valorização do trabalho dos pequenos produtores, como foi com os membros da Coopric.

Tal ação gera impacto social positivo, reduzindo desigualdades e incentivando a permanência das famílias no campo. A sustentabilidade, nesse contexto, não é apenas ambiental, mas também social e econômica.

Desenvolvimento

A primeira estratégia usada para o sucesso do projeto foi a divulgação dos benefícios da IG. A cooperativa focou em comunicar as vantagens do selo para o desenvolvimento da atividade econômica local.

Além disso, houve a integração com regiões de Indicação Geográfica já reconhecidas. A Aliança, entidade gestora da IG na Chapada Diamantina, estabeleceu parcerias financeiras com instituições como o Sebrae, prefeituras da região e universidades, entre elas a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

A Indicação Geográfica alcançou, de forma direta, mais de 20 municípios da Chapada Diamantina. Foram muitos impactos positivos para os pequenos, médios e grandes produtores da região, em especial para os que pertencem a cooperativas associadas à Aliança dos Produtores Rurais.

Resultados e impacto

Como a certificação aconteceu em novembro de 2024, a implementação da IG continua em desenvolvimento. Já é possível, porém, identificar impactos econômicos positivos graças ao fortalecimento da Chapada Diamantina, o desenvolvimento de novas rotas turísticas e a valorização da cultura local.

Com a chegada do selo, os produtores locais e a própria Chapada Diamantina receberam inúmeros benefícios. Entre eles, o aumento da produtividade e da competitividade, o estímulo à economia local e a cobertura midiática.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Foi desenvolvido um projeto de estação móvel, com central de vendas, coleta de exames e feira de negócios, por meio de um contêiner que permitisse realizar diversas ações com qualidade e consequente aumento na percepção de valor de nosso produto. O Projeto conciliou durabilidade, possibilidades de adequação simples e reutilização duradoura.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A mineira Sicoob Credivag iniciou uma jornada para tornar a elaboração do planejamento estratégico em uma tarefa mais colaborativa e participativa. A construção da estratégia integrada ganhou vida em 2013, levando em conta o ponto de vista desde as bases operacionais até a alta direção.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Em 2011, a Viacredi sentiu a necessidade de qualificar possíveis líderes e criou o programa Liderança na Prática. Com o auxílio de outras ferramentas de gestão, a iniciativa visa preparar colaboradores para assumirem posições de liderança dentro da cooperativa. Assim, além de focar na educação de seus trabalhadores, a Viacredi diminui a taxa de rotatividade e melhora seus resultados.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Definição de um modelo de gestão, denominado MGC - Modelo de Gestão Castrolanda, simples e padronizado, que busca integrar os diferentes programas e projetos, alinhar continuamente os diferentes níveis de gestão (estratégico, tático e operacional) e direcionar esforços para o que é mais importante.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.