Programa da Unimed Circuito das Águas incentiva atualização profissional e participação na gestão
Contexto e desafios
A Unimed Circuito das Águas, cooperativa de saúde fundada em 1988 na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, identificou a necessidade de se aproximar dos médicos cooperados e de incentivar a participação e o interesse deles pela cooperativa, aproximando-os da gestão.
Para isso, foi criado o Programa de Integração Cooperativista (PIC), um sistema que premia os médicos com maior taxa de participação tanto nos eventos da cooperativa, quanto em eventos externos ligados à sua área de atuação.
O objetivo é incentivar a educação continuada dos associados e permitir que eles compreendam melhor os benefícios da cooperação e contribuam para o crescimento da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
Dentro do PIC, os cooperados recebem uma pontuação para cada participação em eventos da cooperativa e em eventos de educação continuada relacionados à especialização dos participantes. A pontuação qualifica os cooperados de acordo com o seu nível de envolvimento, oferecendo-lhes benefícios progressivos que os estimulam a frequentar os eventos sempre que ofertados.
Os eventos realizados pela cooperativa, por exemplo, as assembleias, são os de maior importância e recebem uma pontuação maior que os demais. A adesão aos projetos de responsabilidade social da cooperativa, assim como a participação em eventos recreativos, culturais e sociais promovidos pela Unimed Circuito das Águas também é pontuada, excetuando-se as reuniões ordinárias/extraordinárias da diretoria e dos conselhos.
A participação em congressos e cursos de aperfeiçoamento não promovidos pela cooperativa também é valorizada, desde que os eventos sejam reconhecidos pelas sociedades das especialidades.
O conselho de administração da Unimed Circuito das Águas define, por meio de reuniões ordinárias ou extraordinárias, o elenco de eventos a serem pontuáveis e o valor da pontuação. Quando ocorrem, as mudanças são válidas apenas para as avaliações do ano subsequente.
Os eventos relacionados ao programa são divulgados com antecedência aos cooperados. A presença é registrada por assinatura, em livro de eventos vinculado ao programa. Em relação à participação em eventos científicos de medicina, os cooperados devem apresentar os certificados de participação até um prazo pré-estabelecido anualmente.
A pontuação é computada no período de um ano, de janeiro a dezembro, sendo divulgada durante a assembleia geral ordinária. A partir do ranking de pontuação, os cinco cooperados com melhor classificação são bonificados com auxílio financeiro para participação em congressos de medicina e os 50 melhores classificados, com o pagamento da anuidade do Conselho Regional de Medicina (CRM).
O ranking do PIC também beneficia os candidatos com bolsas de estudo, oferecidas anualmente pela cooperativa, com limite de quatro por ano. As bolsas são voltadas para a capacitação em gestão empresarial ou de cooperativas em áreas da medicina.
Melhorias
O PIC permitiu à Unimed Circuito das Águas encontrar novas formas de se aproximar dos cooperados e atender melhor às suas demandas nos eventos realizados. Ao longo dos anos, melhorias foram implementadas no programa, como a limitação do número de congressos médicos pontuados por ano, de forma que prevaleça a maior pontuação para o cooperado que participa em eventos realizados pela própria cooperativa.
Desde sua inauguração o PIC foi também ampliado, com a inclusão da oferta de bolsas de estudo, e periodicamente as premiações são revisadas pelo conselho de administração, que realiza ajustes para beneficiar mais cooperados e oferecer valores financeiros reajustados. No ano de 2022 o valor total investido no PIC foi de R$ 79.245,09.
Resultados e aprendizados
Por meio do PIC, a Unimed Circuito das Águas toma conhecimento do número de médicos cooperados que participam de eventos de medicina e, portanto, que se atualizam em suas áreas. O programa incentiva os demais a fazerem o mesmo.
Segundo a cooperativa, a participação no programa tem aumentado desde a implementação e, à medida que os cooperados participam mais da cooperativa, observa-se também uma melhora no nível de discussão dos temas de interesse, bem como a proposição de novos temas, trazidos por eles, o que agiliza o processo de tomada de decisão.
Outro benefício citado pela Unimed Circuito das Águas é o maior comprometimento com as decisões e objetivos estratégicos delineados. O PIC está alinhado aos objetivos estratégicos da cooperativa, que incluem a valorização contínua do médico cooperado, às boas práticas de governança e às práticas de sustentabilidade cooperativa da Unimed do Brasil.
Por fim, a prática está alinhada aos princípios cooperativistas de “Gestão democrática”, por incentivar a participação do cooperado na gestão; de “Educação, formação e informação”; e de “Interesse pela comunidade”, pelo incentivo à participação em eventos e projetos sociais.
CONTATO DA COOPERATIVA
Márcio Dias Vieira, superintendente executivo - diretoria@unimedcircuito.coop.br - (35) 3695-8522
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: A Ação de Cooperação para o Meio Ambiente promoveu uma série de iniciativas de conscientização e promoção da sustentabilidade em municípios de Santa Catarina e Minas Gerais. ODSs: 4 - Educação de qualidade 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Resultados: Diversas atividades foram propostas para que as comunidades onde a Cresol Transformação atua se engajassem em ações sustentáveis. Nove municípios estiveram no escopo da ação, com iniciativas que levaram em conta as necessidades de cada comunidade. A Cresol Transformação estima que mais de 1000 pessoas foram diretamente impactadas pelas atividades realizadas durante a Ação de Cooperação para o Meio Ambiente. Mais de 200 árvores foram plantadas e muitas outras entregues para associados e a comunidade escolar participou das atividades de conscientização.
Com o foco em expandir os negócios, a Coopmetro decidiu investir no transporte de amostras de qualidade do leite e torná-lo ainda melhor. A cooperativa contou com a ajuda de uma Central de Cooperativas Agropecuárias e parcerias com laboratórios credenciados à Rede Brasileira de Qualidade do Leite para desenvolver a logística do transporte e capacitar cooperados.
O Sicoob Credialto implementou o projeto IntenseFIC - Intensificando a Felicidade Cooperativa visando melhorar a satisfação e felicidade dos colaboradores. Reconhecendo a importância do bem-estar dos colaboradores para os resultados organizacionais, a cooperativa investiu nesse programa para fortalecer o ambiente de trabalho, impactar a performance pessoal e promover uma cultura baseada na felicidade. Utilizando a ferramenta de diagnóstico FIC (Felicidade Interna do Cooperativismo) em parceria com o Sistema Ocemg, a cooperativa identificou áreas de melhoria e oportunidades de ação. O processo incluiu quatro etapas principais: diagnóstico, análise e planejamento, intervenção, acompanhamento e melhoria contínua. Ações como palestras, atividades físicas, contato com arte e cultura, e acompanhamento psicológico foram implementadas com sucesso, resultando em um aumento significativo na satisfação dos colaboradores. Os resultados mostraram que a maioria dos colaboradores estão satisfeitos com as mudanças, destacando uma melhoria significativa nas áreas de saúde, bem-estar psicológico, cultura organizacional e resultado nos negócios. O IntenseFIC demonstrou ser um investimento assertivo e eficiente no capital humano, se mostrando essencial para o sucesso e a sustentabilidade da cooperativa.
A CCPR, uma das maiores cooperativas leiteiras do país, estruturou o projeto Enxergando Sentido Global e a vertente Cooperando com o Planeta, focada na agenda climática. Por meio de inventários de GEE e parcerias estratégicas, o projeto visa reduzir as emissões corporativas em 28% até 2028 e converter 100% da frota flex para o etanol,diminuindo em 90% as emissões dos veículos.